Mamíferos são animais que apresentam duas características marcantes: as presenças de pelos no corpo e de glândulas mamárias, as quais produzem leite.
Mamíferos são animais vertebrados, pertencentes à classe Mammalia, que se destacam pela presença de pelos e pela produção de leite. Atualmente existem mais de 5.300 espécies de mamíferos conhecidas, sendo o ser humano uma dessas.
Existem mais de 5.300 espécies de mamíferos.
Mamíferos são animais que possuem pelos e glândulas mamárias.
Mamíferos possuem circulação fechada; coração com quatro cavidades; sistema urinário com rins e bexiga; sistema digestório formado por um canal alimentar e glândulas associadas; encéfalo desenvolvido; e respiram por pulmões.
Mamíferos são classificados em três grupos: monotremados, marsupiais e eutérios.
Ornitorrincos e equidna são exemplos de monotremados.
Gambás e cangurus são exemplos de marsupiais.
Ser humano, cachorro e cavalo são exemplos de eutérios.
Leia também: Alimentação dos animais
Os mamíferos apresentam duas características que os distinguem dos outros grupos de animais. Essas são:
Presença de pelos. Todos os mamíferos apresentam pelos em seu corpo, sendo essa uma característica importante, junto à camada de gordura abaixo da pele, para o aquecimento do organismo do animal. Entretanto, os pelos não apresentam apenas essa função, estando relacionados também com a camuflagem e a percepção de sensações.
Presença de glândulas mamárias, ou seja, de glândulas produtoras de leite, motivo de os mamíferos receberem essa denominação. Todas as fêmeas de todas as espécies de mamíferos possuem a capacidade de produzir leite e amamentar seus filhotes. Um fato curioso é que, apesar de possuírem glândulas mamárias, nem todos mamíferos possuem mamilos, sendo observada a ejeção de leite pela pele em algumas espécies.
Além dessas características, outras podem ser observadas nesse grupo, porém não se tratam de exclusividades da classe, tais como:
Circulação fechada, circulação dupla e coração com quatro cavidades
Respiração pulmonar, ou seja, todos os mamíferos apresentam pulmões. Essa característica é observada até mesmo em mamíferos aquáticos, como a baleia, que precisa ir até a superfície para conseguir oxigênio. Nos mamíferos aquáticos, observa-se uma capacidade relativamente grande de armazenar oxigênio.
Sistema urinário formado por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
Sistema nervoso com encéfalo bem desenvolvido.
Sistema digestório formado por um canal alimentar e várias glândulas acessórias. Um fato interessante é que os mamíferos possuem dentes adaptados para processar diferentes tipos de alimentos. Os mamíferos carnívoros, por exemplo, possuem caninos bem desenvolvidos para ajudar no corte da carne das presas. Nos outros vertebrados, a dentição, normalmente, é menos especializada.
Presença de sexos separados, ou seja, são observados machos e fêmeas de cada espécie.
Fertilização interna.
Endortermia. Mamíferos são animais endotérmicos, ou seja, mantêm a temperatura do corpo constante.
Leia também: Existem seres imortais?
Os mamíferos podem ser classificados em três grupos: monotremados, marsupiais e eutérios. Veja mais características de cada um:
Monotremados: são animais que têm como característica marcante a capacidade de botar ovos. Apesar dessa peculiaridade, eles também alimentam seus filhotes, inicialmente, com leite, o qual é sugado diretamente da pele da mãe, uma vez que esses animais não possuem mamilos. Os monotremados são encontrados na Austrália e Nova Guiné, sendo a equidna e o ornitorrinco seus representantes.
Marsupiais: são animais que se destacam pela forma como ocorre o desenvolvimento de seus filhotes. Nesse grupo de mamíferos, observa-se que o embrião desenvolve-se no interior do útero, porém nasce muito cedo e completa seu desenvolvimento dentro do marsúpio, uma espécie de bolsa. Os gambás e cangurus são exemplos de marsupiais.
Eutérios: são mamíferos que se destacam pela presença de placentas complexas. A placenta é um órgão que surge durante a gestação e possui, entre outras, a função de garantir a troca de nutrientes entre a mãe e o filhote. Diferentemente dos marsupiais, o desenvolvimento desses mamíferos é completado totalmente no interior do útero. Seres humanos, cachorros, gatos, macacos, baleias, bois, veados, zebras, tatus e elefantes são exemplos de eutérios.
Leia também: Diferenças entre os seres humanos e outros animais
Sabemos que existem mais de 5.300 espécies de mamíferos, e muitas dessas são conhecidas por nós. Veja alguns exemplos:
50 exemplos de mamíferos |
|