Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Coala

O coala é um animal australiano que pertence à ordem Diprotodontia, a mesma ordem em que estão presentes os wallabies e cangurus.

O coala (Phascolarctos cinereus) é um animal vertebrado, mamífero (classe Mammalia), marsupial (subclasse Metatheria), pertencente à ordem Diprotodontia (em que estão presentes também os wallabies e cangurus) e à família Phascolarctidae.

Leia também: Classificação dos mamíferos

Caraterísticas gerais

Os coalas medem entre 60 e 85 centímetros de comprimento, podem pesar até cerca de 13 quilos e vivem cerca de 15 anos na natureza. Assim, como os demais mamíferos, apresentam o corpo coberto por pelos, o que lhes fornece proteção, além da camuflagem contra potenciais predadores.

A sua coloração varia entre cinza e castanho. Outra característica apresentada, e também presente nos demais animais dessa classe, é a endotermia, ou seja, os coalas mantêm a temperatura de seus corpos relativamente constante, não variando de acordo com a temperatura do ambiente.

Os coalas pertencem à ordem Diprotodontia e, assim como os demais animais dessa ordem, apresentam sindactilia. A sindactilia é uma condição na qual ocorre a fusão de um ou mais dedos. Nesses animais, é observada a fusão de dois dedos de seus membros posteriores.

Como os demais animais da subclasse Metatheria, também conhecidos como marsupiais, os coalas apresentam o marsúpio, uma bolsa presente na parte frontal do corpo da fêmea, para onde os filhotes deslocam-se após o nascimento e lá completam seu desenvolvimento embrionário.

Habitat e alimentação


O coala apresenta baixa taxa metabólica e ingere cerca de dois quilos e meio de folhas por dia.

Os coalas são animais que habitam, principalmente, as regiões nordeste, central e sudeste de Queensland, na Austrália, podendo ser encontradas populações irregulares em outras regiões.

A área que esses animais habitam já foi bem maior, hoje há uma grande redução de seu habitat. Como esses animais são muito dependentes das florestas — acredita-se que cada animal necessite de cerca de 100 árvores para sobreviver —, a redução desses ambientes afeta diretamente o tamanho das populações.

Atualmente, os coalas encontram-se em situação vulnerável, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Leia também: Consequência da destruição de habitat

Como dito anteriormente, os coalas são animais herbívoros e têm sua alimentação constituída basicamente por folhas de eucalipto. Os coalas são animais seletivos e utilizam em sua alimentação apenas 5% das mais de 600 espécies de eucaliptos existentes.

O eucalipto é um alimento com baixo valor energético e apresenta ainda diversos metabólitos secundários, o que lhes confere certa toxicidade. Diante disso, os coalas apresentam algumas características que lhes permitem fazer uso desse alimento:

  • sistema digestório adaptado — possuem dentição capaz de cortar e mastigar, de forma eficiente, o eucalipto, que é constituído por muitas fibras;

  • baixa taxa metabólica;

  • alterações comportamentais durante a alimentação, de forma a evitar a intoxicação — alterações essas que são, geralmente, estimuladas por neurotransmissores, como a serotonina.


Os filhotes de coala vivem junto à mãe até um ano de idade, geralmente, sobre suas costas e barriga.

Reprodução

Como dito anteriormente, os coalas são animais marsupiais, ou seja, apresentam uma bolsa na região frontal do corpo da mãe, para onde os filhotes deslocam-se após o nascimento, a fim de completarem o seu desenvolvimento embrionário. Lá eles permanecem por cerca de seis meses, depois passam a viver junto à mãe, por cerca de um ano. Geralmente, ficam sobre as costas de suas mães, deslocando-se para a região da barriga para dormirem. A reprodução dos coalas é, geralmente, anual.

Curiosidades

  • Embora tenham a aparência de um ursinho de pelúcia e muitos chamam-lhes de ursos, os coalas não são ursos. Estes pertencem à ordem Carnivora e à família Ursidae, diferentes dos coalas.

  • Os coalas passam a maior parte do tempo em cima das árvores e dormem cerca de 18 horas por dia.

  • Os coalas alimentam-se de grande quantidade de folhas, cerca de dois quilos e meio por dia.

  • Há relatos de coalas que viveram até os 18 anos na natureza.

  • Os coalas não bebem água, eles retiram-na das folhas que ingerem. 

O coala é um mamífero pertencente à mesma ordem dos wallabies e cangurus. O coala é um mamífero pertencente à mesma ordem dos wallabies e cangurus.
Por Helivania Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais endotérmicos e animais ectotérmicos

Ciências

Animais herbívoros

Ciências

Classificação dos mamíferos

Ciências

Consequências da destruição de habitat

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.