Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Camuflagem nos animais

Saiba mais sobre a camuflagem nos animais e como isso os beneficia.

O urutau é um animal que se beneficia da camuflagem O urutau é um animal que se beneficia da camuflagem

Em certas situações, o animal pode adotar a camuflagem como um modo de se proteger de seus predadores e de conseguir obter as suas presas.

Na camuflagem, o animal consegue se misturar ao ambiente, ou seja, suas cores se confundem com as cores do local, de forma que fica difícil saber onde ele está.

Veja se você consegue encontrar o leão na imagem abaixo:


O leão tem o pelo marrom, que o ajuda a se misturar ao ambiente

 

Conseguiu ver o leão?

O leão se torna quase imperceptível, pois a cor do seu pelo se confunde com a cor do ambiente em que ele vive, e ele tira muito proveito disso, afinal suas presas não conseguem vê-lo.

Vários outros animais também se camuflam. Veja as figuras abaixo:


Você consegue distinguir os animais nessas figuras?

 

Todos os animais que desenvolveram esse processo, o fizeram como forma de evitar serem vistos por outros animais, mas cada animal desenvolve um tipo diferente de camuflagem. Um animal que possui pelos terá uma camuflagem totalmente diferente de um animal que possui escamas.

Alguns animais, como o urso polar e a coruja-do-ártico têm cores brancas para serem confundidos com a neve; enquanto que tubarões, golfinhos e outros animais do mar têm cor cinza, para se misturarem à cor da água. Por isso podemos dizer que esses animais têm uma camuflagem básica, pois a cor de seus pelos, penas e escamas combinam com o meio ambiente em que vivem.

Alguns animais se beneficiam da cor do ambiente para se camuflar
Alguns animais se beneficiam da cor do ambiente para se camuflar

 

No entanto, existem outros animais que desenvolveram adaptações que permitem que eles mudem a sua cor de acordo com o ambiente em que estão. É o caso da raposa-do-ártico. No verão, a raposa apresenta uma pelagem marrom; enquanto que no inverno, ela apresenta pelagem branca.

 

Outros animais possuem células chamadas de cromatóforos que lhes conferem a capacidade de mudança de cor. É o caso do camaleão, alguns peixes, anfíbios e moluscos.

 

 

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Anfíbios

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Aposematismo

Ciências

Cobra

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.