Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Aposematismo

Compreenda mais sobre o aposematismo, uma estratégia que permite a sobrevivência de muitas espécies.

As cores fortes na asa indicam que essa borboleta possui defesas As cores fortes na asa indicam que essa borboleta possui defesas

É normal que todo animal seja alvo da predação de outro. Isso fez com que diversas estratégias surgissem a fim de diminuir a predação e aumentar a sobrevivência de alguns seres. Essas estratégias foram selecionadas através da seleção natural e é possível percebê-las nas mais variadas espécies. O aposematismo é um exemplo de artifício que favorece a sobrevivência de um grupo.

Ao observar a figura acima, provavelmente você notou as cores fortes nas asas da borboleta-monarca. Essas cores fortes, além de chamarem a atenção pela sua beleza, indicam um aviso.

O aposematismo é uma estratégia que se baseia na utilização de avisos através principalmente da coloração do corpo. Essa coloração diminui a probabilidade de um ataque de um predador. A monarca, portanto, está avisando através da sua coloração exuberante que possui defesas.

As defesas dos animais variam desde um gosto desagradável na boca do predador até a produção de substâncias venenosas. Sendo assim, quando algum pássaro, por exemplo, tenta comer a monarca, ele vai sentir um gosto ruim e aprenderá que não se deve mexer com aquele animal. Ele passa a associar o gosto à coloração. Além do gosto ruim, algumas substâncias produzidas por animais aposemáticos podem causar mal-estar, vômitos e até a morte nos predadores.

Além da monarca, outros animais possuem coloração de aviso, é o caso de alguns insetos e anfíbios. Algumas rãs secretam grande quantidade de substâncias tóxicas na sua pele, entretanto possuem coloração forte, indicando a presença de veneno.


A rã Phyllobates terribilis possui um veneno letal

É importante observar que enquanto alguns animais tentam se camuflar, fazendo-se confundir com o meio em que vivem, os animais aposemáticos querem ser vistos pelos predadores.

AVISO‼ Cores como vermelho, laranja, amarelo e preto são consideradas colorações de aviso. Portanto, ao ver animais com essa coloração, é melhor evitar o contato.

Conheça outras estratégias dos animais, acessando os links: mimetismo e camuflagem.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Camuflagem nos animais

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.