Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Aposematismo

Compreenda mais sobre o aposematismo, uma estratégia que permite a sobrevivência de muitas espécies.

É normal que todo animal seja alvo da predação de outro. Isso fez com que diversas estratégias surgissem a fim de diminuir a predação e aumentar a sobrevivência de alguns seres. Essas estratégias foram selecionadas através da seleção natural e é possível percebê-las nas mais variadas espécies. O aposematismo é um exemplo de artifício que favorece a sobrevivência de um grupo.

Ao observar a figura acima, provavelmente você notou as cores fortes nas asas da borboleta-monarca. Essas cores fortes, além de chamarem a atenção pela sua beleza, indicam um aviso.

O aposematismo é uma estratégia que se baseia na utilização de avisos através principalmente da coloração do corpo. Essa coloração diminui a probabilidade de um ataque de um predador. A monarca, portanto, está avisando através da sua coloração exuberante que possui defesas.

As defesas dos animais variam desde um gosto desagradável na boca do predador até a produção de substâncias venenosas. Sendo assim, quando algum pássaro, por exemplo, tenta comer a monarca, ele vai sentir um gosto ruim e aprenderá que não se deve mexer com aquele animal. Ele passa a associar o gosto à coloração. Além do gosto ruim, algumas substâncias produzidas por animais aposemáticos podem causar mal-estar, vômitos e até a morte nos predadores.

Além da monarca, outros animais possuem coloração de aviso, é o caso de alguns insetos e anfíbios. Algumas rãs secretam grande quantidade de substâncias tóxicas na sua pele, entretanto possuem coloração forte, indicando a presença de veneno.

A rã Phyllobates terribilis possui um veneno letal
A rã Phyllobates terribilis possui um veneno letal

É importante observar que enquanto alguns animais tentam se camuflar, fazendo-se confundir com o meio em que vivem, os animais aposemáticos querem ser vistos pelos predadores.

AVISO‼ Cores como vermelho, laranja, amarelo e preto são consideradas colorações de aviso. Portanto, ao ver animais com essa coloração, é melhor evitar o contato.

Conheça outras estratégias dos animais, acessando os links: mimetismo e camuflagem.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

As cores fortes na asa indicam que essa borboleta possui defesas As cores fortes na asa indicam que essa borboleta possui defesas
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Camuflagem nos animais

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.