Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Mimetismo

Clique aqui e conheça mais sobre o mimetismo, uma estratégia de defesa de alguns animais.

Na natureza, alguns animais que não são venenosos apresentam algumas características que se parecem com outros animais que são venenosos ou de gosto ruim. Quando isso acontece, dizemos que está acontecendo mimetismo, ou seja, há dois animais que possuem características semelhantes, porém um é venenoso e o outro não. Porém, não podemos confundir mimetismo com camuflagem um é totalmente diferente do outro, mas veremos sobre camuflagem em outro artigo.

Mas por que o mimetismo acontece?

Os animais que não são venenosos "copiam" as características dos animais que são venenosos porque assim eles são confundidos pelos predadores, que acham que não podem comer tais animais porque senão poderão morrer ou passar muito mal.

É o caso da cobra-coral-verdadeira e da cobra-coral-falsa. A cobra-coral-verdadeira se caracteriza por possuir as cores preta, vermelha e branca, formando anéis ao longo do corpo, e também por possuir um veneno muito forte capaz de provocar a morte de uma pessoa. Já a cobra-coral-falsa possui as mesmas cores da cobra-coral-verdadeira, porém é inofensiva e não possui veneno algum. A cobra-coral-falsa foi adquirindo as cores da cobra-coral-verdadeira ao longo de milhões de anos (durante a evolução da espécie), para sua defesa e proteção, afinal, quando o predador vê a cobra, ele não quer saber se ela é a cobra verdadeira ou a falsa.

Na imagem abaixo podemos ver que as duas cobras possuem poucas diferenças e podem ser facilmente confundidas pelos predadores.

Figura 1 e figura 3: cobra-coral-verdadeira; Figura 2 e figura 4: cobra-coral-falsa
Figura 1 e figura 3: cobra-coral-verdadeira; Figura 2 e figura 4: cobra-coral-falsa

 

Outro exemplo é a borboleta vice-rei que mimetiza a borboleta-monarca. A borboleta-monarca possui gosto ruim, e quando os pássaros a comem passam mal e vomitam, enquanto que a borboleta vice-rei é um animal de sabor agradável aos pássaros. Para não ser comida pelos pássaros, a borboleta vice-rei, ao longo de milhões de anos na evolução de sua espécie, foi adquirindo as mesmas cores da borboleta-monarca, com o intuito de não ser comida pelos pássaros, que a confundem com a borboleta-monarca.

Figura 1: Borboleta-monarca; Figura 2: borboleta vice-rei
Figura 1: Borboleta-monarca; Figura 2: borboleta vice-rei

 

Diversas espécies inofensivas de insetos mimetizam vespas, que são animais que possuem ferrão por onde inoculam veneno que utilizam para capturar suas presas e se defender de seus predadores. O veneno da vespa possui uma substância que dissolve os glóbulos vermelhos do sangue, podendo matar seus predadores. Por esse motivo, muitos insetos tentam imitar as características da vespa e se verem livre de predadores. Alguns insetos conseguem mimetizar bem as cores da vespa, enquanto outros nem tanto.

Figura 1: vespa; Figura 2: inseto
Figura 1: vespa; Figura 2: inseto

 

Há outras espécies de animais que também mimetizam, como é o caso de tritões e salamandras, da borboleta Papilio dardanus, e até de vegetais, como é o caso da orquídea Ophrys apifera, que imita uma abelha, liberando um cheiro para atrair os machos, que acabam ajudando em sua reprodução.


Até mesmo a orquídea encontra uma forma de se beneficiar do mimetismo


Paula Louredo
Graduada em Biologia

O mimetismo é uma forma que alguns animais têm de enganar os seus predadores O mimetismo é uma forma que alguns animais têm de enganar os seus predadores
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Camuflagem nos animais

Ciências

Cobra

Ciências

Descendência

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.