Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Camaleões

Clique aqui e conheça algumas curiosidades sobre os cameleões, animais extremamente fascinantes.

Os camaleões são répteis da família Chamaeleonidae e incluem cerca de 195 espécies. Algumas são tão pequenas que medem apenas um centímetro, enquanto outras podem medir até 60 cm. Esses animais são encontrados na África, partes da Europa, Arábia, Índia e Sri Lanka. De acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), muitas espécies estão criticamente em perigo.

Os camaleões são seres diurnos que vivem em cima de árvores, indo ao solo somente para mudar de árvore, acasalar-se e pôr seus ovos. Alimentam-se principalmente de insetos voadores e, para capturá-los, ficam parados esperando que a presa apareça, o que muitos chamam de técnica sit-and-wait.

Na hora em que o inseto passa próximo a ele, o camaleão lança sua grande língua protrátil que pode atingir uma distância de quase um metro. A ponta desse órgão é recoberta por uma saliva extremamente pegajosa, que ajuda na captura de sua presa.

Além de sua grande língua, esses seres apresentam outra característica notável: seus olhos movem-se de maneira independente. Enquanto um olha para um local, o outro observa outra área. Eles são capazes de girar os olhos até impressionantes 180 graus.

São animais que vivem sozinhos, juntando-se a outro apenas na época de reprodução. Botam ovos, sendo que o período de incubação pode durar até mesmo um ano. Uma espécie de camaleão (Furcifer labordi) apresenta uma característica interessante a respeito da sua permanência no interior do ovo, ele demora nove meses para eclodir e, depois que nasce, só vive mais cinco meses.

O camaleão lança sua língua de forma bastante ágil para capturar seu alimento
O camaleão lança sua língua de forma bastante ágil para capturar seu alimento

São relativamente lentos e, por isso, são facilmente predados. Seus principais predadores são cobras, aves e outras espécies de lagartos. Entretanto, esses animais apresentam uma ótima estratégia para evitar o ataque de outros animais. Eles dispõem de uma capacidade impressionante de mudar sua coloração de acordo com o ambiente em que se encontram, seu estado emocional, idade, sexo e até época do ano. Com essa impressionante capacidade, movimentar-se lentamente se torna uma vantagem, pois assim passam despercebidos.

Vale destacar que eles não mudam de cor apenas para se camuflar, essa mudança também representa uma forma de comunicação e até mesmo uma maneira de controlar a temperatura do corpo. Algumas pesquisas sugerem que os camaleões utilizam a mudança de cor para afastar rivais, bem como atrair parceiros para a reprodução. Sendo assim, muitas vezes a mudança de cor está mais relacionada com tornar visível o animal, e não apenas o camuflar.

Eles conseguem mudar de cor graças a camadas de células com pigmentos coloridos chamadas de cromatóforos. Essas células podem ter tons variados que incluem o verde, o vermelho, o rosa, o marrom, o azul, o amarelo e o preto. Os cromatóforos são encontrados logo abaixo à epiderme, que nesses animais é transparente. A mudança de cor ocorre graças a hormônios que são liberados por uma região do encéfalo desse réptil.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

O camaleão apresenta diversas características interessantes, entre elas a capacidade de mover cada olho em uma direção O camaleão apresenta diversas características interessantes, entre elas a capacidade de mover cada olho em uma direção
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Répteis

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.