Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Aves

Você sabia que nem todas as aves podem voar? Visite esse texto e saiba mais sobre tais animais.

As aves são animais que apresentam o corpo coberto por penas. Além disso, possuem bico, um par de patas e um de asas.

As aves nascem a partir de ovos com casca e, por isso, são consideradas ovíparas. Os ovos são colocados em ninhos já prontos ou construídos pelas fêmeas ou pelos machos, sendo chocados por certo tempo até o nascimento das crias.

A fêmea, o macho ou os dois são responsáveis pela alimentação dos filhotes, colocando o alimento diretamente dentro de seus bicos.


As aves são encontradas nos mais diversos ambientes: florestas, desertos e até mesmo nas regiões mais frias e congeladas do planeta. A maioria delas consegue voar. A presença de asas, de ossos mais leves (chamados de ossos pneumáticos) e de estruturas chamada saco aéreos é que permitiram essa capacidade. Por outro lado, existem aves que não voam.

Os pinguins e as emas são alguns exemplos de animais que não são capazes de voar. Apesar disso, pinguins são excelentes nadadores e as emas correm com muita facilidade.


Aves capazes de nadar possuem uma membrana entre os dedos que ajuda na natação. Já aquelas que permanecem muito tempo em galhos, possuem os dedos bem separados e que se curvam bastante.

Quanto ao bico, o formato varia muito de acordo com o tipo de alimentação. O beija-flor, por exemplo, se alimenta de substâncias encontradas dentro das flores, chamadas néctar. Assim, apresenta bico comprido e fino. Já as araras, que se alimentam, dentre outras coisas, de coquinhos e sementes muito duras, possuem bico curvo e muito forte.


Ararajuba: ave brasileira. Ararajuba: ave brasileira.
Por Mariana Araguaia

Você pode se interessar também

Ciências

Arara-azul

Ciências

Vertebrados

Ciências

Canto das aves

Ciências

Ariranha

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.