Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Circulação dos vertebrados

Entenda como ocorre a circulação dos vertebrados e as diferenças existentes entre cada grupo!

Os cachorros são mamíferos e, portanto, apresentam circulação fechada, dupla e completa Os cachorros são mamíferos e, portanto, apresentam circulação fechada, dupla e completa

A circulação varia de um animal para outro. Em alguns, a circulação ocorre no interior de vasos; em outros, o sangue é lançado em lacunas. Em algumas espécies, o sangue rico em oxigênio não se mistura com o rico em gás carbônico; mas, em outros, ocorre essa mistura. Existem ainda casos em que o sangue, para completar o ciclo, passa uma ou duas vezes pelo coração.

Percebe-se, portanto, que existem diferentes tipos de circulação e que cada grupo de organismos apresenta sua peculiaridade. A seguir conheceremos melhor os tipos de circulação existentes e em que grupo de animais vertebrados esses tipos estão presentes.

Tipos de circulação

  • Circulação aberta: Nesse tipo de circulação, o sangue passa por um vaso principal e, posteriormente, é lançado em cavidades do corpo. Ocorre em moluscos e artrópodes;

  • Circulação fechada: o sangue corre apenas no interior dos vasos sanguíneos. Ocorre em anelídeos e vertebrados;

  • Circulação simples: o sangue passa apenas uma vez pelo coração a cada circuito;

  • Circulação dupla: o sangue passa duas vezes pelo coração a cada circuito;


Na circulação dupla, o sangue passa duas vezes pelo coração

  • Circulação incompleta: ocorre a mistura de sangue rico em oxigênio (arterial) e sangue rico em gás carbônico (venoso);

  • Circulação completa: não ocorre mistura de sangue rico em oxigênio e sangue rico em gás carbônico.

Tipos de circulação dos vertebrados

  • Peixes: A circulação dos peixes é fechada e simples. O sangue não oxigenado passa pelo coração, segue para as brânquias para ser oxigenado e é levado para o corpo. Como o sangue segue apenas um sentido, não há mistura entre sangue venoso e arterial.

  • Anfíbios: A circulação dos anfíbios é fechada, dupla e incompleta. O coração dos anfíbios apresenta três cavidades (dois átrios e um ventrículo), o que permite a mistura do sangue rico em oxigênio com o sangue rico em gás carbônico (circulação incompleta).

  • Répteis: A circulação dos répteis é fechada, dupla e incompleta. A circulação é incompleta tanto em animais não crocodilianos, que possuem coração com três cavidades, quanto em crocodilianos, que apresentam coração com quatro cavidades. Nesses últimos, a mistura de sangue ocorre em uma estrutura chamada de Forame de Panizza.

  • Aves: A circulação das aves é fechada, dupla e completa. O coração das aves apresenta quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos), o que impede que o sangue rico em oxigênio misture-se com o sangue rico em gás carbônico.

  • Mamíferos: A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa. Assim como as aves, os mamíferos possuem coração com quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos), o que impede o sangue rico em oxigênio de se misturar com sangue rico em gás carbônico.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Anfíbios

Ciências

Artérias, veias e capilares

Ciências

Aves

Ciências

Coração

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.