Sangue

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sangue Componentes do sangue.
Por Mariana Araguaia
PUBLICIDADE

O sangue é constituído pelo plasma (um líquido rico em água, sais minerais e proteínas), algumas células e fragmentos celulares.

São eles:

- Glóbulos vermelhos: também são chamados de eritrócitos, ou hemácias. Como o nome sugere, eles são bem vermelhos, sendo graças a eles que o sangue apresenta a cor que tem. São os responsáveis pela oxigenação das células.

- Glóbulos brancos: também são chamados de leucócitos. Eles representam um conjunto de células responsáveis pela proteção do organismo à entrada de agentes estranhos, como micro-organismos que provocam doenças.

- Plaquetas: são fragmentos de células que também podem ser chamados de trombócitos. Graças às plaquetas, quando temos um machucado leve, rapidamente o sangramento para. Elas também ajudam no processo de cicatrização das feridas.


O plasma é o componente mais abundante no sangue, seguido pelas hemácias.
O plasma é o componente mais abundante no sangue, seguido pelas hemácias

O sangue circula pelo nosso corpo dentro de estruturas semelhantes a canudos longos, chamadas de vasos sanguíneos. A movimentação dele ocorre em razão das batidas do coração, que impulsionam o sangue para frente, saindo do lugar em que estava.

O trajeto do sangue é o seguinte:

- O sangue que estava circulando no corpo, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, vai para os pulmões;

- Nos pulmões, o sangue se oxigena;

- Depois de ser oxigenado, o sangue volta para o coração;

- Do coração, o sangue oxigenado passa pelo corpo, oxigenando as células e retirando delas o gás carbônico;

- Novamente, o sangue que estava circulando no corpo, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, vai para os pulmões... e assim continua, sempre.

A essa movimentação do sangue pelo corpo, damos o nome de circulação sanguínea.

Avaliação

-

    Escola Kids