Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Plasma sanguíneo

Venha saber qual é a função do plasma sanguíneo, a parte líquida do sangue!

O sangue é composto por plasma e elementos figurados. O sangue é composto por plasma e elementos figurados.

O sangue humano é um tipo de tecido conjuntivo formado por células e substância intercelular. As células são denominadas de elementos figurados e são compostas por eritrócitos (também chamados de hemácias), leucócitos e plaquetas, que, na realidade, são fragmentos de células. A substância intercelular é a substância que fica entre as células e configura-se como a parte líquida do sangue: o plasma sanguíneo.

O plasma sanguíneo é composto por diversas substâncias (água, em especial), que compõem cerca de 90% desse líquido. São elas:

  • Sais minerais;
  • Aminoácidos;
  • Glicose;
  • Vitaminas;
  • Hormônios;
  • Proteínas, etc.

Os sais minerais compõem cerca de 0,9% do plasma, e as proteínas correspondem a 7% do volume total desse componente sanguíneo. As proteínas mais comuns encontradas nessa porção do sangue são:

  • a albumina, que mantém a pressão osmótica e transporta substâncias;
  • as protrombinas e fibrinogênio, que estão relacionadas com a coagulação;
  • e os anticorpos, que são responsáveis pela defesa.

Plasma

Observe o plasma sanguíneo (líquido amarelado) após o processo de centrifugação

→ Qual é a função do plasma?

O plasma possui papel primordial no funcionamento do corpo, pois é ele que garante que todos os componentes do sangue sejam levados pelo organismo. Ele permite, por exemplo, que os eritrócitos consigam levar oxigênio para os diversos tecidos existentes e que os leucócitos sejam capazes de defender nosso organismo. Além disso, garante o transporte de hormônios, anticorpos, glicose, medicamentos e outras importantes substâncias.

O plasma sanguíneo também possibilita que resíduos provenientes do metabolismo sejam eliminados. O gás carbônico oriundo das atividades celulares, por exemplo, é transportado em grande parte dissolvido no plasma sanguíneo até os pulmões para que possa ser eliminado.

Curiosidade: Quando o plasma sanguíneo não apresenta fibrinogênio, ele passa a ser chamado de soro. A retirada do fibrinogênio facilita o armazenamento desse componente sanguíneo nos bancos de sangue, uma vez que não acontece o processo de coagulação.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Fator Rh

Ciências

Sangue

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.