Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Anemia

Compreenda o que é anemia, seus sintomas e tratamento.

A hemácia contém hemoglobina que dá cor ao sangue A hemácia contém hemoglobina que dá cor ao sangue

O sangue é formado por diversos tipos celulares, entre eles as hemácias ou eritrócitos. Nas hemácias é encontrado um pigmento, rico em ferro, chamado hemoglobina. A hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio através do sangue para todas as partes do nosso corpo. Além disso, ela dá cor ao sangue.

Quando uma pessoa está com pouca quantidade de hemoglobina ou hemácias no sangue, dizemos que ela está anêmica. Isso faz com que o oxigênio não seja transportado de forma eficiente. Uma pessoa com anemia fica fraca, cansada, com falta de ar, pele pálida, entre outros sintomas. Algumas pesquisas indicam, inclusive, que pessoas com anemia estão mais propensas a contrair doenças.

Uma das principais anemias é aquela causada pela deficiência de ferro no organismo. Essa anemia é um dos maiores problemas nutricionais do mundo! Ela normalmente é causada por um consumo baixo de ferro. Para o tratamento desse tipo de anemia, basta repor o ferro através da alimentação e ingestão de sulfato ferroso.  Você sabia que feijão, folhas escuras, nozes e castanhas, carnes vermelhas (principalmente fígado) são ótimos no tratamento de anemia?

Além do baixo consumo de ferro, essa anemia pode ser causada em razão de uma grande perda de sangue. Essa perda de sangue pode ocorrer graças a sangramentos no sistema digestório e fluxo menstrual excessivo, por exemplo.

Uma criança com anemia por deficiência de ferro pode ter retardo no crescimento e ter sua capacidade de aprendizado afetada. Nas grávidas, a anemia pode acarretar baixo peso do bebê e até diminuição do tempo de gestação.

Existe, ainda, a anemia chamada de falciforme, em que a pessoa produz uma hemoglobina diferente que não consegue capturar o oxigênio da mesma maneira. Além disso, suas hemácias são diferentes das pessoas normais, em vez de ter formato arredondado, ela possui forma de foice. Neste caso, por ser uma doença genética, uma alimentação rica em ferro não vai corrigir o problema. A anemia falciforme é uma doença que tem grande relação com a malária. Pessoas com esse tipo de anemia são mais resistentes em relação à doença.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Ciências

Desnutrição

Ciências

Hemácias (eritrócitos)

Ciências

Sangue

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.