Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Desnutrição

Aprenda mais sobre a desnutrição, um problema causado pela deficiência de nutrientes que leva várias crianças à morte todos os anos.

A desnutrição é um problema de saúde grave que afeta muitas pessoas ao redor do mundo, principalmente crianças de localidades pobres. Esse problema pode ser definido como a deficiência de algum nutriente do nosso corpo.

O que pode causar a desnutrição?

A desnutrição pode ter várias causas, que podem ser classificadas em primárias e secundárias. As causas primárias estão relacionadas a uma alimentação deficiente em calorias e nutrientes, ou seja, a pessoa apresenta uma alimentação pouco equilibrada ou não se alimenta suficientemente. A causa secundária, por sua vez, diz respeito a outros fatores que não a falta de uma alimentação de qualidade. Nesses casos, normalmente a desnutrição pode estar relacionada a doenças como verminoses, dificuldade de absorção, intolerância alimentar, alergias e anorexia.

Quais os grupos mais vulneráveis para desenvolver uma desnutrição?

A desnutrição surge, principalmente, em crianças mais novas, logo após os seis meses de vida. Esse período é especialmente crítico, pois é o momento em que a criança começa a receber uma complementação alimentar ao leite materno. Além desse grupo, mulheres grávidas ou em período de amamentação, idosos e pessoas com doenças crônicas também compõem o grupo de risco da desnutrição.

Quais as consequências da desnutrição?

  • Perda de massa muscular e de gordura;

  • Problemas no crescimento;

  • Problemas na pele e no cabelo;

  • Anemia;

  • Má-formação óssea;

  • Problemas no sistema nervoso;

  • Alterações psicológicas, como apatia e tristeza;

  • Problemas no sistema imunológico, que deixam o indivíduo mais sujeito a infecções.

Como é feito o diagnóstico de desnutrição e qual é seu tratamento?

A desnutrição é geralmente diagnosticada com a análise do peso e da altura de uma pessoa e a comparação desses dados com os do restante da população. Outra opção é medir a circunferência da parte superior do braço. Pode ser feita também a análise da alimentação do paciente.

O tratamento da desnutrição baseia-se em fornecer os nutrientes necessários para a pessoa desnutrida. Também é fundamental tratar a causa da desnutrição, como verminoses e problemas absortivos.

Curiosidade: Você sabia que, de acordo com o Médicos Sem Fronteiras, nove crianças morrem a cada minuto devido à deficiência de nutrientes essenciais à sua saúde? 

Por Ma. Vanessa dos Santos

A falta de alimento adequado pode levar à desnutrição A falta de alimento adequado pode levar à desnutrição
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Geografia

Fome no mundo

Ciências

Características do sistema imunitário

Ciências

Anemia

Ciências

Sistema nervoso

Últimos artigos

1º de abril – Dia da Mentira

O Dia da Mentira é celebrado aqui no Brasil em 1º de abril. Acredita-se que essa data tenha surgido por meio de uma mudança de datas que aconteceu na França do século XVI.

Combate ao coronavírus: vírus

Combate ao coronavírus: sintomas

Combate ao coronavírus: prevenção