Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Câncer

Você sabe o que é o câncer? Clique aqui e saiba mais sobre esse grupo de doenças que se caracteriza pela multiplicação desordenada e incontrolável de células.

Você já ouviu falar em câncer? Com certeza você conhece uma pessoa ou a história de alguém que já foi afetado por esse problema, não é mesmo?

Denomina-se de câncer, ou neoplasia, o conjunto de mais de 100 doenças que apresentam em comum o crescimento desordenado, incontrolável e agressivo de células. Essas células são capazes de invadir tecidos e órgãos e espalhar-se por todo o corpo. Quando as células cancerosas espalham-se pelo corpo, dizemos que ocorreu metástase. O câncer leva à formação de tumores, que são acúmulos de células cancerosas.

Fatores que causam o câncer

O câncer pode ter causas variadas, podendo ocorrer por causa de fatores externos ou internos. Os fatores externos incluem nossos hábitos de vida e até mesmo substâncias que estão presentes no ambiente. Já as causas internas normalmente se referem a fatores hereditários, os quais são passados de uma geração para outra.

Entre esses fatores, os que se destacam são os externos, responsáveis por quase 80% de todos os tipos de câncer. Para exemplificar essa afirmação, podemos citar a exposição prolongada ao sol, que pode levar ao desenvolvimento de câncer de pele, ou ainda os alimentos que ingerimos que estão relacionados com vários tipos de câncer (Leia: Carnes processadas e o risco de câncer).

O câncer tem cura?

Alguns cânceres possuem cura, outros, no entanto, não. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Porém, isso não quer dizer que o diagnóstico da doença é uma sentença de morte. Os tratamentos atuais permitem, em alguns casos, que uma pessoa viva por anos e com a doença controlada.

Quais são os principais tratamentos para o câncer?

O tratamento para o câncer varia de acordo com o tipo e o estágio da doença. Os tratamentos mais comuns são a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia.

  • Cirurgia: consiste na retirada do tumor;

  • Quimioterapia: consiste na administração de medicamentos que atacam as células, inibindo ou controlando o crescimento das células cancerosas;

  • Radioterapia: consiste na destruição das células cancerosas pelo uso de radiações.

Curiosidade: A ciência que estuda o Câncer é chamada de Oncologia.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

O tratamento do câncer deve ser feito o mais cedo possível O tratamento do câncer deve ser feito o mais cedo possível
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Pâncreas

Ciências

Efeitos nocivos do Sol

Ciências

Malefícios do cigarro para a saúde

Ciências

Células

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.