Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Bebidas alcoólicas

Descubra os riscos do uso de bebidas alcoólicas e o motivo pelo qual não podemos dirigir embriagados.

Pessoas que dirigem embriagadas frequentemente são vítimas de acidentes Pessoas que dirigem embriagadas frequentemente são vítimas de acidentes

Com toda certeza você já conheceu uma pessoa que faz uso de cerveja, vinho ou cachaça, por exemplo. Essas bebidas possuem como principal característica a presença de álcool etílico em sua composição.

O álcool é uma droga muito comum nos dias atuais, uma vez que seu consumo é permitido pelas autoridades. Apesar de haver uma proibição sobre a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, constantemente vemos o descumprimento dessa lei.

O álcool atua no nosso cérebro, por isso é classificado como uma droga psicotrópica. Pouco tempo após ser ingerida, essa substância começa a causar euforia, diminuição da vergonha, mudanças de humor e falta de coordenação. Com o aumento da quantidade dessa substância no organismo, a pessoa passa a apresentar visão dupla, confusão mental e diminuição da sensibilidade.

Os sintomas da ingestão de álcool podem culminar em outros problemas graves. Uma pessoa com problemas de coordenação e visão dupla, por exemplo, pode facilmente se envolver em acidentes de trânsito. Variações de humor também podem desencadear brigas desnecessárias que, muitas vezes, acabam em morte.

Diversas pesquisas apontam que, entre as pessoas que fazem consumo do álcool, os homens são os maiores envolvidos em casos de violência e acidentes de trânsito. O consumo por mulheres, no entanto, vem crescendo bastante no nosso país.

Algumas vezes o uso de álcool torna-se tão constante que o indivíduo passa a ter dificuldades de controlar esse consumo. A pessoa passa a não realizar suas obrigações, pois se torna dependente das bebidas, não conseguindo mais ficar sem utilizá-la. São comuns casos de pessoas que perderam seu emprego e colocaram fim nos seus relacionamentos porque não conseguiram controlar o vício.

Os problemas que antes eram passageiros, quando o uso era esporádico, tornam-se frequentes e podem representar riscos ainda maiores. O uso constante de bebidas alcoólicas pode desencadear problemas graves de saúde, tais como cirrose, hipertensão, gastrites, problemas nutricionais e câncer. Para mulheres grávidas, o risco é ainda maior, pois pode ocasionar problemas como malformações no feto.


O número de homens que fazem uso de bebidas alcoólicas é normalmente maior do que o de mulheres

Fique ligado: O álcool também é uma droga e está bastante relacionado com o início de uso de outras substâncias. Lembre-se também de que altas doses do produto podem levar o usuário ao coma e à morte por insuficiência respiratória.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Fermentação

Ciências

Fígado

Ciências

Gravidez e os cuidados com o recém-nascido

Ciências

Malefícios do cigarro para a saúde

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.