Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Fígado

Saiba mais sobre o fígado, um dos maiores órgãos do corpo humano e o responsável por secretar a bile e eliminar substâncias tóxicas.

O fígado é uma estrutura anexa ao sistema digestório O fígado é uma estrutura anexa ao sistema digestório

O fígado é uma estrutura anexa do sistema digestório e é um dos maiores órgãos do corpo humano, perdendo apenas para a pele. Esse órgão possui um peso aproximado de 1500 g e realiza diversas funções, sendo responsável por secretar a bile, neutralizar substâncias tóxicas, entre outras.

Características gerais do fígado

O fígado está localizado na cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma, e apresenta coloração marrom-avermelhada, superfície lisa e um formato de pirâmide. Esse órgão é revestido por tecido conjuntivo, o qual se torna mais espesso no local de entrada da veia porta e artéria hepática e saída dos ductos hepáticos e linfáticos (hilo).

Esse órgão recebe da veia porta sangue rico em gás carbônico e nutrientes, os quais são trazidos de outros órgãos abdominais, como intestino e pâncreas. Também recebe da artéria hepática sangue rico em oxigênio. Podemos concluir que o fígado apresenta suprimento sanguíneo duplo. Os ductos hepáticos que saem do fígado são responsáveis por retirar a bile desse órgão.

O fígado é composto por células que recebem o nome de hepatócitos e que se agrupam e formam placas. Cada hepatócito tem formado poliédrico, um núcleo central esférico e é rico em mitocôndrias, apresentando cerca de duas mil por célula. É possível perceber no fígado a presença de lóbulos hepáticos, que são formados por uma massa de tecido. Os hepatócitos no lóbulo dispõem-se como se fossem tijolos.

Principais funções do fígado

  • Processamento e armazenamento de nutrientes que foram absorvidos no intestino delgado;

  • Síntese de proteínas plasmáticas, como a albumina;

  • Síntese da bile, uma substância que funciona como detergente nas gorduras, facilitando a ação de enzimas que quebram essas moléculas;

  • Eliminação de substâncias tóxicas;

  • Metaboliza medicamentos;

  • Produção de fatores de coagulação.

O fígado é capaz de se regenerar!

O fígado apresenta uma incrível capacidade de regeneração. É comum que o tecido regenerado seja bem organizado e realize adequadamente sua função. Porém, em alguns casos, quando os hepatócitos são lesionados com frequência, observa-se a formação de nódulos, e o tecido regenerado não se apresenta bem organizado. Essa condição é chamada de cirrose, um processo que não pode ser revertido. A cirrose é causada, por exemplo, pelo consumo exagerado do álcool ou até mesmo por doenças como a hepatite.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Baço

Ciências

Bebidas alcoólicas

Ciências

Câncer

Ciências

Intestino delgado

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.