Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Malefícios do cigarro para a saúde

Clique aqui e conheça os malefícios do cigarro para quem fuma e para aqueles que convivem com o fumante.

Em quase todos os ambientes que frequentamos, vemos pessoas que possuem o terrível hábito de fumar. Muitas dessas pessoas conhecem os riscos do fumo para o organismo, mas insistem em continuar fazendo uso dessa substância.

O maior problema do uso do cigarro está no fato de que ele apresenta nicotina, uma substância que causa dependência química. Isso significa que fumantes possuem extrema dificuldade de largar o cigarro por estarem literalmente “viciadas”.

Estima-se que existam aproximadamente 50 tipos de doenças causadas pelo cigarro, sendo algumas mais brandas e algumas extremamente letais. Dados do Instituto Nacional de Câncer indicam que o cigarro é responsável por aproximadamente cinco milhões de mortes todos os anos no mundo.

Os danos causados pelo cigarro aparecem a curto e a longo prazo. Entre os problemas que ocorrem rapidamente no organismo como consequência do uso do cigarro, podemos citar a redução da capacidade pulmonar, obstrução das vias respiratórias e aumento do número de batimentos cardíacos por minuto.

Quando o uso do cigarro ocorre por vários anos, os prejuízos à saúde são ainda maiores, pois há um aumento considerável de vários tipos de doenças graves, tais como câncer, principalmente de pulmão, derrames, enfisema e infartos. Acredita-se que 90% das pessoas que morrem em decorrência de câncer de pulmão sejam fumantes. Além desses problemas, quem fuma pode desenvolver ou agravar problemas como pressão alta (hipertensão), diabetes, asma e desenvolver formas mais graves de tuberculose.

Vale destacar que, durante a gravidez, o cigarro também pode desencadear diversos danos, como aborto, aumento das chances de gravidez com desenvolvimento do embrião fora do útero, bebês com baixo peso e nascimento de crianças com retardo mental e problemas de desenvolvimento e aprendizagem.


Os fumantes passivos também sofrem danos à saúde

Os riscos do cigarro, apesar de muitos pensarem o contrário, não atingem apenas os fumantes. Os fumantes passivos, isto é, pessoas que convivem com fumantes, estão expostos também à fumaça gerada pelo cigarro e, consequentemente, às substâncias que fazem mal à saúde. Assim sendo, todas as doenças citadas podem ser adquiridas por aqueles que vivem expostos à fumaça.

Importante: A Lei nº 12.546/2011, também chamada de Lei Antifumo, proíbe que pessoas fumem em locais total ou parcialmente fechados. Com essa lei, garante-se um ambiente mais limpo para aqueles que não fazem uso dessa substância.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O cigarro causa sérios danos ao nosso organismo O cigarro causa sérios danos ao nosso organismo
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

7 de abril - Dia Mundial da Saúde

Ciências

Bebidas alcoólicas

Ciências

Carnes processadas e o risco de câncer

Ciências

Comer muito açúcar causa diabetes?

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.