Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

7 de abril - Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado, todos os anos, em 7 de abril. Tem o objetivo de conscientizar a população a respeito de diferentes temas relacionados a nossa saúde e também mostrar ao mundo questões importantes que nos afetam nesse sentido. Essa data é importante, pois dá visibilidade a temas essenciais para toda a sociedade, como a necessidade de garantir saúde para todas as pessoas, independentemente do local em que estejam.

Leia também: Riscos de uma alimentação inadequada

Quando foi criado o Dia Mundial da Saúde?

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, mesma data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada. Entretanto, suas comemorações iniciaram-se a partir do ano de 1950.

A cada ano um tema diferente é escolhido para ser abordado em diferentes eventos que marcam a data. Alguns dos lemas de campanhas anteriores são: "Saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares"; “Mil cidades, mil vidas”; "Salvar vidas - hospitais seguros em situações de emergência"; e “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros”.

O Dia Mundial da Saúde é importante por abordar temas relacionados à saúde que afetam toda a população.

Por que o Dia Mundial da Saúde é importante?

O Dia Mundial da Saúde aborda anualmente diferentes temas relacionados à saúde da população. A data é importante para conscientizar a todos a respeito de pontos importantes da manutenção de sua saúde, e também é um momento de sensibilizar os governantes a criarem estratégias que melhorem a saúde da população.

O que é saúde?

Quando falamos em saúde, normalmente referimo-nos à ausência de doenças. Um indivíduo sem nenhuma doença, portanto, teria saúde. Entretanto, quando estudamos mais afundo o que ela é, percebemos que sua definição é muito mais complexa do que imaginamos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, saúde não é apenas a ausência de doença, mas uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Fica claro, portanto, que, de acordo com essa definição, saúde é um estado difícil de ser alcançado, uma vez que envolve uma série de fatores socioeconômicos, ambientais e biológicos.

Todas as pessoas têm direito à saúde.

Vale destacar o papel do Estado na manutenção da saúde da população. De acordo com o Art.196 da nossa Constituição Federal:

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Sendo assim, é papel dos nossos governantes garantirem as condições mínimas para que a sua população atinja o bem-estar físico, mental e social.

Veja também: Higiene – o que é, hábitos e tipos

Como podemos ter saúde no dia a dia?

Como vimos, a definição de saúde vai muito além do que não ter doenças. Sendo assim, garantir a saúde no dia a dia não é tarefa fácil. Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar você a atingir bem-estar físico, mental e social:

  • Alimente-se bem. Opte sempre por refeições mais saudáveis, deixando de lado o excesso de gordura, açúcares e sais, por exemplo. Inclua verduras, legumes e frutas nas suas refeições.

  • Beba muita água. As recomendações de ingestão de água variam de uma pessoa para outra, entretanto, de maneira geral, recomenda-se a ingestão de, pelo menos, dois litros de água diariamente.

  • Não faça uso de drogas ilícitas, e evite o cigarro e o uso exagerado de bebidas alcoólicas.

  • Não faça a automedicação. Muitos medicamentos podem causar efeitos colaterais e intoxicações se não usados adequadamente.

  • Garanta-se boas noites de sono.

  • Reduza o estresse do dia a dia. Evite situações que te causem estresse e adicione à sua rotina atividades que te façam bem. A prática de atividades físicas pode ser também benéfica nesse ponto.

  • Seja educado com as pessoas e trate bem todos à sua volta.

  • Seja solidário e contribua para a sua comunidade.

  • Seja grato por suas conquistas.

  • Evite comparar sua vida com a de outras pessoas. Afastar-se um pouco das redes sociais é uma boa forma de evitar isso.

  • Tenha controle financeiro.

  • Procure ajuda caso não se sinta bem. Não tenha vergonha de pedir ajuda profissional.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Malefícios do cigarro para a saúde

Ciências

Importância da água para o nosso corpo

Ciências

Dicas para ter uma boa noite de sono

Ciências

O que é estresse?

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.