Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

15 de outubro - Dia do Professor

Dia do Professor é uma data comemorativa que homenageia a importância desse profissional. Essa data foi estabelecida aqui na década de 1960.

O Dia do Professor é celebrado no 15 de outubro. O Dia do Professor é celebrado no 15 de outubro.

O Dia do Professor é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 15 de outubro e tem como papal homenagear esse importante profissional. A data foi estabelecida em nosso país na década de 1960. Existe também um Dia Mundial do Professor, estabelecido pela Unesco no dia 5 de outubro.

Leia mais: 11 de agosto - Dia do Estudante

Resumo sobre Dia do Professor

  • É celebrado em 15 de outubro.

  • É considerado feriado escolar e marcado por homenagens aos professores.

  • Foi criado em 1963, durante o governo de João Goulart.

  • A Unesco comemora o Dia Mundial dos Professores em 5 de outubro.

Importância do Professor

O 15 de outubro é conhecido por ser o dia em que se homenageia um profissional muito importante: o professor. Sua importância está em praticamente todas as instâncias de nossas vidas, pois os professores nos acompanham desde a infância, com nossa alfabetização e trajetória durante o Ensino Fundamental, passando pela adolescência, acompanhando nosso desenvolvimento durante o Ensino Médio, até a transição para (e na) vida adulta no Ensino Superior, seja na graduação, seja nos cursos pós-graduação.

A importância do professor em nossa sociedade é marcante. Apesar disso, muitas vezes, não é o que se percebe no ambiente escolar e, até mesmo, na sociedade. Além das precárias condições em que muitos professores têm de lecionar, percebe-se também o ambiente hostil, com violência, agressividade e tentativas de censura ao professor, situações que têm se tornado comuns em sala de aula.

Neste texto, vamos conhecer um pouco sobre a história do Dia dos Professores, esses profissionais tão significativos para nossa sociedade.

Acesse também: 31 de janeiro - Dia do Mágico

Como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado anualmente em 15 de outubro por conta de uma lei decretada na época do Primeiro Reinado. Essa lei foi instituída, pelo imperador d. Pedro I, exatamente no dia 15 de outubro de 1827 e é conhecida como Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. É considerada um marco no Brasil por ter sido a primeira a regulamentar questões relacionadas ao sistema educacional brasileiro.

Com 17 artigos, essa lei abordava questões relativas à descentralização do ensino, isto é, determinava como responsabilidade das províncias (hoje correspondentes aos estados), cidades e vilas as questões relativas à educação. A lei também tratava sobre currículo, salário e obrigações dos professores.

Um dos pontos interessantes que essa lei abordava era sobre o trabalho exercido pelas mulheres na função de professoras. O artigo 13º estipulava que “as mestras vencerão os mesmos ordenados e gratificações concedidas aos mestres”.|1| Apesar de a lei abordar diversos temas e apresentar muitas questões inovadoras para época, pouca coisa de fato foi aplicada, e as escolas criadas a partir dessa data continuaram com funcionamento precário.

A criação do Dia do Professor no 15 de outubro, no entanto, só foi sugerida no século XX, mais precisamente em 1947. Essa data foi sugerida pelo professor Salomão Becker para que os profissionais da educação tivessem um dia de descanso no segundo semestre, já que esse período no calendário letivo escolar era extenso na época. Salomão Becker ficou bastante conhecido pelo seu amor à educação e ao ato de ensinar.

A partir desse momento, a comemoração do Dia do Professor em 15 de outubro se tornou popular e espalhou-se pelo país. O resultado disso foi que, em 1963, o então presidente João Goulart assinou o decreto nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, ratificando a criação do Dia do Professor e determinando-o como feriado escolar.

No decreto em questão, constam as seguintes informações:

Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.

Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.

Art. 3º Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.

Art. 4º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.|2|

Atualmente, o Dia do Professor segue como feriado escolar e é uma data em que os professores recebem homenagens pela função que exercem.

Acesse também: 8 de setembro - Dia Internacional da Alfabetização

Dia dos Professores em outros países

O Dia dos Professores é comemorado em 15 de outubro no Brasil, como vimos, mas ele acontece em datas diferentes em outros países. Cada país tem sua própria celebração em homenagem aos professores, embora atualmente dezenas deles tenham optado por celebrá-lo no dia 5 de outubro.

Isso acontece desde 1994, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decidiu criar o Dia Mundial do Professor. Essa é uma data simbólica para celebrar internacionalmente a importância do professor, mas também funciona como um momento importante para a formulação da educação em todo o planeta.

A data comemorativa foi atribuída ao dia 5 de outubro por conta de um documento da década de 1960. Esse documento era a “Recomendação da Unesco/OIT sobre o Estatuto dos Professores”, emitido em 5 de outubro de 1966. Ele tratava sobre questões relativas à melhoria da educação e do trabalho dos professores.

Todos esses debates realizados a nível internacional ocorrem pelo fato de que o direito à educação é um direito humano universal. Sendo assim, a ONU, por meio da Unesco, atua diretamente com essas discussões na educação mundial. A data comemorativa criada pela Unesco foi adotada por uma série de países, como:

  • Canadá;

  • Reino Unido;

  • Alemanha.

Outros países, como o Brasil, optaram por celebrar o Dia dos Professores em datas diversas, que não o 5 de outubro. Alguns casos são os seguintes:

  • Turquia: comemora no dia 24 de novembro.

  • Colômbia: comemora no dia 15 de maio.

  • China: comemora no dia 10 de setembro.

  • Somália: comemora no dia 21 de novembro.

Frases do Dia dos Professores

  • “Se não morre aquele que escreve um livro e planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeia vida e escreve na alma.” (Bertold Brecht)

  • “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.” (D. Pedro II)

  • “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.” (Malala Yousafzai)

  • “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” (Paulo Freire)

Videoaula sobre Paulo Freire e a pedagogia libertadora

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

11 de agosto – Dia do Estudante

Datas Comemorativas

15 de março - Dia da Escola

Datas Comemorativas

1º de janeiro – Dia Mundial da Paz

Datas Comemorativas

22 de abril – Dia da Terra

Últimos artigos

Cavalo

Cavalo é uma espécie de herbívoro não ruminante muito utilizada pelo homem. Sua domesticação foi muito importante para a nossa história.

Tucanos

Tucanos são animais que possuem bicos multicoloridos e bastante chamativos. Eles fazem parte da ordem Piciformes e família Ramphastidae.

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.