Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

15 de outubro – Dia do Professor

Acesse este link e saiba um pouco mais sobre a criação do Dia do Professor. Entenda a como foi criada essa data em homenagem a um dos mais importantes profissionais do país e saiba por que, especificamente, foi escolhida a data dessa comemoração em 15 de outubro.

Dia 15 de outubro é conhecido por ser o dia em que se homenageia um profissional muito importante: o professor. Sua importância está em praticamente todas as instâncias de nossas vidas, pois os professores acompanham-nos desde a infância, com nossa alfabetização e trajetória durante o ensino fundamental, passando pela adolescência, acompanhando nosso desenvolvimento durante o ensino médio, até a transição para (e na) vida adulta no ensino superior, seja na graduação ou nos cursos pós-graduação.

A importância do professor em nossa sociedade é marcante. Apesar disso, muitas vezes, não é o que se percebe no ambiente escolar e, até mesmo, na sociedade. Além das precárias condições em que muitos professores têm de lecionar, percebe-se também o ambiente hostil, com violência, agressividade e tentativas de censura ao professor, situações que têm-se tornado comuns em sala de aula. Apesar disso, vamos conhecer um pouco sobre a história do dia desse profissional tão significativo para nossa sociedade.

Acesse também: 31 de janeiro – Dia do Mágico


Como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado anualmente no dia 15 de outubro por conta de uma lei decretada na época do Primeiro Reinado. Essa lei foi instituída pelo imperador Dom Pedro I exatamente no dia 15 de outubro de 1827 e é conhecida comumente como Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. É considerada um marco no Brasil por ter sido a primeira a regulamentar questões relacionadas ao sistema educacional brasileiro.

Com dezessete artigos, essa lei abordava questões relativas à descentralização do ensino, isto é, determinava como responsabilidade das províncias (hoje correspondentes aos estados), cidades e vilas questões relativas à educação. A lei também tratava sobre currículo, salário e obrigações dos professores.

Um dos pontos interessantes que essa lei abordava era sobre o trabalho exercido pelas mulheres na função de professora. O artigo 13º estipulava que “as mestras vencerão os mesmos ordenados e gratificações concedidas aos mestres”1. Apesar de a lei abordar diversos temas e possuir muita questões inovadora para época, pouca coisa de fato foi aplicada, e as escolas criadas a partir dessa data continuaram com funcionamento precário.

A escolha do dia 15 de outubro para ser o Dia do Professor foi uma sugestão de um professor paulista chamado Salomão Becker.

A criação do Dia do Professor no dia 15, no entanto, só foi sugerida no século XX, mais precisamente em 1947. Essa data foi sugerida pelo professor Salomão Becker para que os profissionais da educação tivessem um dia de descanso no segundo semestre, já que esse período no calendário letivo escolar era extenso na época. Salomão Becker ficou bastante conhecido pelo seu amor à educação e ao ato de ensinar.

A partir desse momento, a comemoração do Dia do Professor em 15 de outubro tornou-se popular e espalhou-se pelo país. O resultado disso foi que, em 1963, o então presidente João Goulart assinou o decreto nº 52.682 de 14 de outubro de 1963, ratificando a criação do Dia do Professor e determinando esse dia como feriado escolar.

No decreto em questão, constam as seguintes informações:

Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.
Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.
Art. 3º Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.
Art. 4º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário2.

Atualmente, o Dia do Professor segue como feriado escolar e é uma data em que os professores recebem homenagens pela função que exercem.

____________________
1Lei de 15 de outubro de 1827. Para acessar, clique aqui.
2Decreto nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. Para acessar, clique aqui.

O Dia do Professor passou a ser considerado feriado escolar após o decreto de 1963, assinado por João Goulart. O Dia do Professor passou a ser considerado feriado escolar após o decreto de 1963, assinado por João Goulart.
Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

História

25 de setembro – Dia do Trânsito

História

Primeiro Reinado

Datas Comemorativas

31 de janeiro – Dia do Mágico

Datas Comemorativas

11 de agosto – Dia do Estudante

Últimos artigos

Hititas

Os hititas foram um povo indo-europeu que se estabeleceu na Anatólia e formou um reino a partir de 1650 a.C., sendo uma das maiores forças da Antiguidade oriental.

Idade Contemporânea

Idade Contemporânea é um dos períodos nos quais a História humana divide-se. Segundo os historiadores, essa idade iniciou-se com a queda da Bastilha, em 1789.

Guerra do Peloponeso

Guerra do Peloponeso foi um conflito travado entre Esparta e Atenas, cada uma apoiada por seus respectivos aliados, e o que estava em jogo era a hegemonia da Grécia.

Medidas de volume

Utilizamos o volume para calcular o espaço ocupado por uma determinada matéria. Assim, é necessário desenvolver unidades de medidas de volume, como o metro cúbico.