Qual matéria está procurando ?

História

História

Dom Pedro II

Conheça as características pessoais e políticas de Dom Pedro II, o segundo e último imperador do Brasil.

Dom Pedro II (1825-1891), nascido no Rio de Janeiro e morto em Paris, foi o segundo e último imperador do Brasil. Sucedeu o seu pai, D. Pedro I, após a abdicação deste em 1831. Pedro II teve um longo reinado e, a despeito dos inúmeros problemas que seu governo demonstrou, foi responsável por dar solidez ao Brasil enquanto nação, no sentido amplo do termo, isto é, ser um país institucionalmente bem ancorado, politicamente estável e com credibilidade internacional.

Sendo filho do português D. Pedro I e neto de D. João VI, de Portugal, Pedro II era herdeiro da casa aristocrática de Bragança, bem como da imperatriz e arquiduquesa da Áustria, Maria Leopoldina de Habsburgo-Lorena, sua mãe. Leopoldina faleceu ainda muito jovem, em 1826, quando Pedro II tinha apenas um ano de vida. A educação de Pedro II foi delegada a preceptores, tais como José Bonifácio Andrada e Silva, que foi também um dos grandes formuladores e regentes do Segundo Reinado.

Um dos pontos mais curiosos da trajetória política de Pedro II foi o chamado “Golpe da Maioridade”, que culminou na sua coroação antecipada, feita por seus regentes, em 18 de julho de 1841, quando ele tinha apenas 15 anos de idade. A partir de então, o jovem imperador, ainda que auxiliado por figuras decisivas, como o já citado José Bonifácio, assumiu com plenos poderes o cargo de imperador.

Em seu reinado, D. Pedro II teve de trabalhar pela sustentação da unidade territorial do Brasil. Desde a época do governo de seu pai e sobretudo no período da Regência, muitas regiões do Brasil desencadearam revoltas contra o poder centralizador do Império, procurando a separação e a independência política. Pedro II foi o responsável por consolidar as fronteiras do Império e garantir, tanto pela via diplomática quanto pela via bélica. a ordem no país.

Um dos episódios notáveis do Segundo Reinado foi a Guerra do Paraguai, na qual o exército brasileiro conseguiu afirmar-se enquanto instituição militar nacional. Além disso, a figura de Pedro II estava associada ao gosto pelas artes e pela tecnologia, como a fotografia.

De seu casamento com Teresa Cristina de Bourbon, nasceram quatro filhos, entre eles, Isabel, a princesa responsável pela assinatura da Lei Áurea, que selou o fim da escravidão no Brasil.


Por Me. Cláudio Fernandes

Dom Pedro II, em trajes imperiais Dom Pedro II, em trajes imperiais
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

Abolição da escravatura no Brasil

História

Tráfico negreiro

História

Assembleia Constituinte de 1823

História

Primeiro Reinado

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.