Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

22 de abril – Dia da Terra

No dia 22 de abril, comemoramos o Dia da Terra, o dia em que devemos mostrar todo o nosso amor pelo planeta em que vivemos. Essa data foi comemorada, pela primeira vez, no ano de 1970, nos Estados Unidos, e, posteriormente, diversos países, inclusive o Brasil, incluíram essa data em suas comemorações.

Apesar de o dia 22 de abril ser uma data marcante, não podemos nos esquecer de que todos os dias devemos cuidar do nosso planeta. Mesmo que grandes manifestações e ações conjuntas sejam necessárias para salvar a Terra das atividade nocivas do homem, podemos fazer a nossa parte de maneira individual. Para isso, devemos adotar hábitos como reciclar nosso lixo, não jogar lixo nas ruas e economizar água e energia.

Leia também: 10 maneiras de preservar o meio ambiente

Origem do Dia da Terra

O Dia da Terra surgiu em 1970, quando o então senador americano Gaylord Nelson convocou um grande protesto nos Estados Unidos para aumentar a visibilidade de problemas como a poluição ambiental. A ideia surgiu após o senador presenciar a grande devastação causada por um derramamento de petróleo na Califórnia, em 1969.

Em 2020, o Dia da Terra comemora 50 anos.
Em 2020, o Dia da Terra comemora 50 anos.

A data escolhida para o protesto foi 22 de abril, que era uma data entre as férias de primavera e os exames finais no país. No dia marcado, cerca de 20 milhões de americanos atenderam ao chamado e compareceram aos diversos eventos que aconteceram na data. Esse marco histórico foi essencial para que diversas leis relacionadas ao meio ambiente fossem aprovadas nos Estados Unidos.

Em 1990, o Dia da Terra passou a ocorrer em várias partes do mundo. Não se tratava mais de um evento local, mas, sim, uma data importante em todo o planeta. Naquele ano, o Dia da Terra foi comemorado em 141 países e cerca de 200 milhões de pessoas se mobilizaram no debate sobre questões ambientais importantes.

Leia também: 5 de junho – Dia do Meio Ambiente

Por que devemos cuidar do nosso planeta?

O planeta Terra é o lar dos seres humanos e de várias outras espécies. É da Terra que retiramos recursos essenciais para a nossa sobrevivência e que garantem diversas atividades econômicas. Cuidar do planeta é fundamental, portanto, para garantir a qualidade de vida da população e também um ambiente saudável para as várias espécies que nele vivem.

Hoje sabemos que, infelizmente, as ações humanas são responsáveis por uma série de processos que degradam o meio ambiente. Somos responsáveis, por exemplo, pela poluição de rios, mares, lagos, solo e ar, pela ocorrência de erosões, pela extinção de espécies e pela destruição de habitat de vários animais. Evidências sugerem que estamos contribuindo também para a ocorrência das mudanças climáticas por meio da liberação de gases que intensificam o chamado efeito estufa. Como consequência das mudanças climáticas, temos o aumento do nível dos mares, alterações no regime das chuvas, secas extremas em algumas regiões, além da morte de várias espécies.

Cuidar do planeta é tarefa de todos!

Diante desse quadro, fica clara a necessidade de ações de vários setores da sociedade a fim de se criar medidas para preservar o meio ambiente. Entretanto, nós também não podemos nos esquecer de fazer a nossa parte para cuidar da Terra. Algumas medidas individuais que podem e devem ser adotadas no dia a dia são:

  • Economizar água: Para economizar água, pode-se, por exemplo, reduzir o tempo de banho, molhar as plantas sempre no início da manhã ou no final do dia, reaproveitar a água da chuva e da máquina de lavar, nunca deixar a torneira ligada na hora de escovar os dentes e nunca lavar as calçadas usando mangueiras.

  • Economizar energia: Para economizar energia, algumas medidas que podem ser adotadas são nunca deixar lâmpadas acesas em locais onde não há pessoas, adquirir lâmpadas de LED, reduzir o tempo de banho, desligar eletroeletrônicos que não estão sendo utilizados e não deixar eletrônicos no modo standy-by.

  • Utilizar menos o carro: Como sabemos, o carro elimina gases poluentes devido à queima do combustível, sendo assim, medidas como utilizar bicicletas, andar a pé e usar o transporte público (que leva um maior número de pessoas) ajudam a evitar a poluição.

  • Reduzir o consumo de plástico: Como sabemos, o plástico é um grande poluente e demora anos para se decompor no meio ambiente.

  • Realizar a separação do lixo em orgânico e reciclável: Quando reciclamos nosso lixo, contribuímos para a redução do lixo lançado no meio ambiente e também para a proteção dos nossos recursos naturais.

  • Evitar o consumismo e comprar apenas aquilo que é necessário.

  • Ao comprar algum produto, escolher marcas que se preocupam com o meio ambiente.

  • Espalhar seu conhecimento sobre a importância de se cuidar do meio ambiente para outras pessoas.  

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Últimos artigos

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é qualquer objeto da cultura material e imaterial que é importante para a cultura de nossa sociedade e que, por isso, é preservado.

Embaixo ou em baixo: junto ou separado?

“Embaixo” é um advérbio de lugar e indica a localização de algo, enquanto “em baixo” é, na verdade, a junção de uma preposição com um adjetivo.

22 de abril – Dia da Terra

O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e é um momento para refletirmos sobre o modo como nos relacionamos com o nosso planeta e que atitudes devemos adotar.

Combustíveis fósseis

Combustíveis fósseis são fontes de energia originadas da decomposição de plantas e animais soterrados ao longo de milhares de anos. São úteis para a produção energética.