Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Meio ambiente

O meio ambiente influencia toda a vida do planeta, portanto protegê-lo é fundamental. Economizar água e separar o lixo são formas de preservá-lo.

Criança abraçando tronco de árvore em analogia à importância do meio ambiente. Proteger o meio ambiente é fundamental para a sobrevivência de diferentes espécies, inclusive a humana.

Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas, de acordo com a definição da Política Nacional do Meio Ambiente. Assim sendo, o meio ambiente inclui fatores com vida e sem vida que afetam todos os seres viventes em nosso planeta. Quando o meio ambiente é impactado de maneira negativa, pode comprometer a vida de diferentes espécies, incluindo-se os seres humanos. Assim sendo, preservar o meio ambiente é uma questão de sobrevivência.

Leia também: 5 de Junho — Dia do Meio Ambiente

Resumo sobre o meio ambiente

  • De acordo com a Lei Federal 6938/81, o meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

  • Proteger o meio ambiente é fundamental para a manutenção da vida no planeta.

  • De acordo com a Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

  • O Brasil sofre com uma série de problemas ambientais que prejudicam nosso meio ambiente, como a poluição e o desmatamento.

  • Todos nós, com atitudes simples no dia a dia, podemos ajudar na proteção do meio ambiente.

O que é meio ambiente?

Apesar de todos nós termos uma ideia do que é meio ambiente, defini-lo nem sempre é uma tarefa fácil. A Lei Federal 6938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências, define meio ambiente desta forma:

“Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.”

De uma maneira simplificada, podemos dizer que o meio ambiente são todas as condições e influências naturais que cercam e afetam diretamente todas as formas de vida do planeta. O meio ambiente engloba, desse modo, todos os elementos vivos e não vivos que se relacionam com as diferentes formas de vida no nosso planeta. Assim sendo, podemos concluir que as rochas, a atmosfera, a água, os fenômenos climáticos, as plantas, os animais e os micro-organismos, por exemplo, são componentes do meio ambiente.

Por que devemos preservar o meio ambiente?

O meio ambiente rege a vida em todas as suas formas, ou seja, tudo que é vivo sofre a influência do meio ambiente. Diante dessa simples afirmação, fica claro que a preservação do meio ambiente é fundamental para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos.

Imaginemos, por exemplo, que uma espécie de mamífero é encontrada apenas na região amazônica. Com o aumento crescente de queimadas e do desmatamento para a obtenção de madeira, esse mamífero vê, aos poucos, seu habitat sendo destruído e, consequentemente, todos os recursos necessários para a sua sobrevivência. A preservação do meio ambiente para esse animal representa, portanto, a sobrevivência de toda a sua espécie, uma vez que todos os indivíduos vivem apenas naquela região.

Vale destacar que nenhum ser vivo vive isolado em nosso planeta, estando todos interligados por diferentes relações. Além disso, dependemos também de fatores não vivos para a nossa sobrevivência, como, por exemplo, um ar puro e uma água limpa. Essas necessidades e relações fazem com que no planeta exista uma grande interligação, o que faz com que impactos negativos no meio ambiente não afetem apenas um grupo de indivíduos, podendo comprometer direta ou indiretamente diferentes espécies.

O desmatamento na Amazônia provoca impactos em diferentes partes do país.

Quando poluímos e desmatamos, por exemplo, não estamos afetando apenas espécies daquele local, podendo ocorrer impactos em diferentes regiões. Esse é o caso do desmatamento da Amazônia, que pode comprometer o regime de chuvas em todo o nosso país.

Diante do exposto, fica claro que devemos proteger o meio que está em nossa volta, pois impactos negativos no meio ambiente comprometem toda a vida no planeta. Além disso, não devemos deixar de citar que, de acordo com a nossa Constituição Federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.”

Leia também: Consequências da destruição de habitat

Meio ambiente no Brasil

O Brasil destaca-se por ser um país cheio de belezas e biodiversidade. Infelizmente, toda essa riqueza faz com que o nosso meio ambiente sofra constantemente com a exploração. Desmatamento, extração desenfreada de minérios, tráfico de animais e poluição ambiental são alguns dos problemas ambientais brasileiros.

Para garantir nosso direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, o nosso país conta com leis que tentam garantir a preservação do meio ambiente, reduzindo o impacto negativo do ser humano. Uma dessas leis é a Lei Federal 6938/81, conhecida como Política Nacional do Meio Ambiente, que apresenta por objetivo “a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana”. Outras leis ambientais brasileiras são:

  • Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/12);

  • Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605 /98);

  • Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97);

  • Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10);

  • Área de Proteção Ambiental (Lei 6.902/81);

Cinco maneiras de preservar o meio ambiente

Apesar de existirem várias leis com o objetivo de proteger o meio ambiente, essa proteção não é papel apenas do poder público. Nós, cidadãos, também podemos, por meio de atitudes simples, garantir a proteção do nosso meio ambiente. Veja a seguir cinco maneiras simples de preservar o meio ambiente:

Mulher lavando o cabelo no chuveiro.
Reduzir o tempo de banho é uma forma de preservar o meio ambiente.
  • Não desperdice água. Para conseguir esse objetivo, você pode diminuir o tempo de banho, evitar lavar calçadas com água, utilizar baldes com água para lavar os carros no lugar de mangueiras, reutilizar a água da máquina de lavar e aproveitar a água da chuva.

  • Economize energia. A economia de energia pode ser conseguida evitando-se deixar aparelhos ligados quando não estão sendo usados e apagando-se as luzes em ambientes que não precisam de iluminação no momento.

  • Compre apenas o necessário. Quando evitamos o consumismo, ajudamos na redução da exploração dos nossos recursos naturais.

  • Separe o lixo e nunca o descarte incorretamente. Separar o lixo permite que o lixo reciclável possa passar pelo processo de reciclagem, o que garante, entre outros benefícios, a redução da quantidade de lixo nas grandes cidades. Outro ponto importante é não descartar o lixo incorretamente, pois o descarte incorreto relaciona-se com a contaminação dos solos e da água e o favorecimento do desenvolvimento de vetores de doenças.

  • Ensine mais pessoas sobre a necessidade da preservação ambiental. Para garantir um meio ambiente seguro no futuro, é fundamental que todos tenham conhecimento a respeito da necessidade de preservação.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente

Ciências

10 maneiras de preservar o meio ambiente

Ciências

Biosfera

Ciências

Brinquedos feitos com material reciclável

Últimos artigos

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.

Roma Antiga

Roma Antiga foi uma das principais civilizações da Idade Antiga. Sua história é dividida pelos historiadores em três períodos: monarquia, república e império.