Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

O que é biodiversidade?

A palavra biodiversidade aparece constantemente nos noticiários e normalmente está relacionada com notícias aparentemente ruins, tais como a sua diminuição ou problemas ambientais que a afetam em uma região.

Veja também: Cinco grandes desastres ambientais causados pelo homem

Afinal, o que é biodiversidade?

O termo biodiversidade foi criado em 1985 a partir da junção de duas palavras: diversidade e biológica. De uma maneira simplificada, podemos dizer que a biodiversidade é a variedade de espécies de uma área. Ela se refere, portanto, a todas as espécies de plantas, animais, micro-organismos e outros seres vivos de uma determinada região. Além disso, inclui também o papel dos organismos nos ecossistemas.

Biodiversidade diz respeito à a variedade de organismos observada em uma região.

O Brasil apresenta uma rica biodiversidade, pois abriga espécies exclusivas, isto é, que só existem aqui. Algumas das espécies aqui encontradas possuem grande importância econômica, sendo exportadas para várias regiões do mundo. Essas espécies também são muito usadas para o consumo da população e até mesmo para a fabricação de importantes medicamentos.

Todos os seres humanos necessitam da biodiversidade, pois é daí que tiramos nossos alimentos, remédios e outros produtos que são utilizados como forma de gerar renda, como é o caso da madeira e de alguns produtos naturais. Além disso, a biodiversidade garante o equilíbrio do planeta, permitindo, por exemplo, que pragas não se proliferem no ambiente e que não ocorra alteração no volume de chuvas.

Riscos à biodiversidade

Em virtude da grande importância econômica, os humanos fazem uso exacerbado dos recursos naturais, não se preocupando com o fim dessa riqueza e com os impactos negativos gerados por esses atos. Essa triste realidade causa um grande problema: a redução da biodiversidade e a extinção de várias espécies importantes de seres vivos.

Além do uso insustentável dos recursos naturais, a destruição do habitat de algumas espécies e a caça ilegal são exemplos de problemas que ocasionam a perda de biodiversidade. Atualmente as mudanças climáticas também têm tido um importante papel na redução das espécies, uma vez que vários seres vivos não são capazes de se adaptar ao novo ambiente.

A destruição de habitat compromete grandemente a biodiversidade.

A perda da biodiversidade acarreta diversos danos ao planeta, afetando diretamente a teia alimentar de uma região e provocando o desiquilíbrio dos ecossistemas. Além disso, a redução das espécies compromete de forma grandiosa a economia de um país.

Leia também: 10 maneiras de preservar o meio ambiente

Dia Internacional da biodiversidade

Diante da importância das espécies que vivem em nosso planeta, a Organização das Nações Unidas estabeleceu, em 1992, que no dia 22 de maio de todos os anos seria comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data tem por objetivo conscientizar as pessoas a respeito da importância de protegermos a diversidade biológica do nosso planeta. 

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

10 maneiras de preservar o meio ambiente

Ciências

O que é um ecossistema?

Ciências

Unidades de conservação

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.