Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Alimentação

Uma alimentação variada é importante para ter boa saúde.

Para crescer com saúde, é necessário, dentre diversas coisas, que a criança se alimente bem.

Vale lembrar que comer muito somente uma coisa não significa que se está comendo de forma correta. Uma boa alimentação é aquela em que as pessoas comem de tudo um pouco.

Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes que nosso corpo precisa e, assim, é necessário variar os alimentos que comemos.

Devemos acrescentar na nossa dieta, todos os dias, alimentos como frutas, verduras, folhas, grãos (como o feijão, milho, arroz soja e lentilha), leite e carne. Além disso, é bom sempre bebermos líquidos, como água, sucos e chás.
 


Os alimentos podem ser:

- De origem animal, que é o caso das carnes, dos ovos, do leite e dos produtos que são feitos a partir do leite, como a manteiga e o queijo.

- De origem vegetal, que é o caso das frutas (goiaba, manga e banana), verduras (agrião, alface e brócolis), legumes (chuchu, cenoura e beterraba) e cereais (feijão, arroz e milho).

- De origem mineral, que é o caso da água e dos sais minerais. Estes últimos são encontrados na água e nos alimentos em geral.

É importante que a carne, o ovo e o leite sejam fervidos antes de serem consumidos, assim como os cereais. Já as frutas, verduras e legumes devem ser bem lavados. Além disso, a água de beber deve ser tratada.
 


Alguns alimentos passam por processo industrial, e muitos têm em sua composição substâncias que, em grandes quantidades, não fazem bem à nossa saúde. Assim, é importante evitar ou comer somente de vez em quando alimentos como bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos e balinhas. Frituras e alimentos com muito sal, farinha branca e açúcar também devem ser evitados, já que, em excesso, podem fazer mal à saúde.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Comer alimentos variados é um hábito bastante saudável. Comer alimentos variados é um hábito bastante saudável.
Por Mariana Araguaia

Você pode se interessar também

Ciências

A cor do ovo das galinhas

Ciências

A importância dos sais minerais

Ciências

Anabolizantes

Ciências

Arroto

Últimos artigos

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.

Camelos

Camelos são animais mamíferos que se destacam por possuírem duas corcovas, que funcionam como reserva de gordura, ajudando-os em momentos de escassez de alimento.

Maomé

Maomé ou Muhammad é o profeta do islamismo. Segundo a tradição islâmica, foi por meio das pregações dele que o islamismo surgiu como religião no século VII.

Corujas

As corujas são aves conhecidas, principalmente, pelo hábito noturno de algumas espécies, seus grandes olhos e por serem excelentes predadoras.