Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

A cor do ovo das galinhas

Clique aqui e descubra o que determina a cor do ovo das galinhas.

por Vanessa Sardinha dos Santos
As diferentes colorações da casca do ovo estão relacionadas com a raça da galinha As diferentes colorações da casca do ovo estão relacionadas com a raça da galinha

Você já deve ter reparado que as galinhas apresentam ovos com cascas de cores diferentes, não é mesmo? Algumas pessoas acreditam que ovos com coloração marrom são mais nutritivos que os de casca branca. Será que essa informação é verdadeira?

A casca do ovo é rica em carbonato de cálcio e funciona como uma câmara para o desenvolvimento do embrião. Apesar de muitas pessoas acreditarem que a sua cor está relacionada com a alimentação do animal, isso não é bem verdade.

Os pigmentos que coram as cascas, hemoglobina ou bilirrubina, são liberados nas paredes do oviduto. A coloração da casca, que pode ser branca, marrom, vermelha, verde e até mesmo em tons de azul, está relacionada com a raça da galinha. As galinhas mediterrâneas, como a Leghorn, botam ovos brancos; já as galinhas americanas e asiáticas, como a New Hampshire, botam ovos em tons de marrom. Percebe-se, portanto, que essa característica é determinada geneticamente e não há como a alimentação ter efeito sobre ela.

Muitas pessoas dizem que a cor das penas está diretamente relacionada com a cor das cascas dos ovos. Entretanto, algumas vezes, há animais brancos com ovos de coloração escura e vice-versa. Vale destacar que algumas raças de galinha são capazes de botar ovos com diferentes tonalidades de casca.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cor das cascas dos ovos é uma característica determinada geneticamente
A cor das cascas dos ovos é uma característica determinada geneticamente

Algumas pessoas afirmam que, observando o disco auricular das galinhas, é possível ter uma ideia de qual será a cor do ovo. Galinhas que apresentam o disco branco botam ovos brancos, e aquelas que apresentam disco auricular avermelhado botam ovos de casca avermelhada. Entretanto, essa regra nem sempre é valida.

É importante frisar que, independentemente da cor da casca, os ovos apresentam basicamente o mesmo valor nutricional. Sendo assim, não há diferença na aquisição de um ou outro ovo, apenas no que diz respeito ao preço.

Diferentemente da cor da casca, a cor da gema está diretamente relacionada com a alimentação da galinha. Galinhas que se alimentam com maior quantidade de milho, por exemplo, apresentam ovos com gema mais avermelhada. Isso ocorre graças a deposições de carotenoides (pigmentos de coloração avermelhada) provenientes dos alimentos ingeridos.

É por essa razão que as gemas dos ovos de galinhas de granja são menos avermelhadas do que as de galinhas caipiras. As galinhas de granja normalmente são alimentadas com produtos que apresentam poucos nutrientes que fornecem pigmentos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Alimentação

Ciências

Classificação dos Alimentos

Últimos artigos

Escandinávia

A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.

Simón Bolívar

Simón Bolívar foi um dos nomes mais importantes da história sul-americana, tendo participação direta nas independências de países, como Venezuela e Colômbia.

Monarquia

Monarquia é a forma de governo mais antiga que existe no mundo, e atualmente mais de 40 países adotam-na sob dois modelos: constitucional e absoluto.

Marquês de Pombal

Marquês de Pombal ficou conhecido por ter sido o administrador de Portugal entre 1750 e 1777, promovendo reformas que fizeram parte do Reformismo Ilustrado.