Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

O que é ecossistema?

Você sabe o que é ecossistema? É o nome dado ao conjunto de seres vivos e de componentes não vivos de uma região, que interagem entre si, formando um sistema estável.

Recifes de coral, ecossistemas que abrigam diferentes formas de vida. Recifes de coral são ecossistemas que abrigam diferentes formas de vida.

Você sabe o que é ecossistema? É o nome dado ao conjunto de seres vivos e de componentes não vivos de uma região, os quais interagem entre si, formando um sistema estável. O ecossistema é formado pelos componentes bióticos, que incluem os organismos vivos, e os componentes abióticos, que incluem elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e a luminosidade.

Ecossistemas podem ter tamanhos variados, desde um pequeno aquário até grandes florestas. Costuma-se dividir os ecossistemas em três grandes grupos: de água doce, oceânicos e terrestres.

Leia também: Habitat — o local em que determinada espécie vive e se desenvolve

Resumo sobre ecossistema

  • Ecossistema é o nome dado ao conjunto formado por todos os seres vivos de determinado local, os quais interagem entre si e com o meio ambiente, formando um sistema estável.

  • É formado por componentes bióticos e abióticos.

  • Os componentes bióticos são todos os seres vivos de uma área.

  • Os componentes abióticos são os componentes sem vida e incluem elementos químicos e físicos.

  • Um ecossistema pode variar de um pequeno aquário até grandes florestas.

  • Temos três grandes grupos de ecossistemas: de água doce, oceânicos e terrestres.

  • Denominamos biosfera todos os ecossistemas existentes no planeta.

O que é ecossistema?

Ecossistema é o nome dado ao conjunto formado por todos os seres vivos de determinado local, os quais interagem entre si e com o meio ambiente, formando um sistema estável. Um ecossistema, portanto, envolve todos os seres vivos de uma região e também os elementos abióticos desse local, tais como água, solo, luz do Sol e temperatura.

Cada componente de um ecossistema, sendo ele vivo ou não, é fundamental para manter o sistema em equilíbrio. Quando um predador entra em extinção, por exemplo, todas as suas presas podem aumentar consideravelmente em tamanho populacional. Esse aumento pode causar a redução de alguns recursos, como a água, prejudicando, desse modo, outras espécies.

Componentes de um ecossistema

Nos ecossistemas, os seres vivos interagem com componentes abióticos, como ar, luz e água.

Um ecossistema é formado por componentes bióticos e abióticos, os quais interagem entre si.

  • Componentes bióticos: são todos os componentes vivos de um ecossistema, ou seja, as bactérias, os fungos, os protozoários, as algas, os animais e as plantas de uma região. Desempenham diferentes papéis em um ecossistema. Bactérias e fungos, por exemplo, podem atuar como decompositores. Já algas e plantas, organismos capazes de produzir seu próprio alimento (autotróficos), atuam como produtores. Animais e protozoários, por sua vez, atuam como consumidores, alimentando-se de matéria orgânica proveniente de outros seres vivos.

  • Componentes abióticos: são os componentes não vivos de um ecossistema, tais como a luz do Sol, o ar, o solo, a temperatura e a água. Os seres vivos interagem constantemente com esses componentes. Ao respirarmos, por exemplo, realizamos a captação do oxigênio presente na atmosfera e liberamos o gás carbônico produzido em nosso corpo. Outro exemplo diz respeito à água, um componente sem vida, mas essencial para a sobrevivência dos organismos presentes no planeta.

Acesse também: Cadeia alimentar — a sequência de organismos vivos em que um serve de alimento para outro

Exemplos de ecossistemas

Como vimos, os ecossistemas são formados por todos os seres vivos de um local, os quais interagem entre si e com o meio ambiente. De acordo com esse conceito, podemos considerar como ecossistemas desde uma grande Floresta Tropical a um pequeno aquário, uma vez que, em ambos os locais, há a presença de seres vivos interagido entre si e com os componentes sem vida. Portanto, não há um tamanho a ser considerado quando se fala em ecossistemas.

Costuma-se classificar os ecossistemas em três grandes categorias: de água doce, oceânicos e terrestres. Como a maior parte do planeta é recoberta de água, os ecossistemas oceânicos destacam-se como os mais abundantes, pois incluem os oceanos. Os ecossistemas de água doce, por sua vez, incluem lagos e rios, por exemplo.

Dentre os ecossistemas terrestres, podemos citar Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropica, Savanas, Pradaria e Desertos. A biosfera é formada por todos os ecossistemas existentes no planeta.

Fontes

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. O que é um ecossistema? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/08/o-que-e-um-ecossistema.

ODUM, Eugene P. Fundamentos de ecologia. 10ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, [2001].

REECE, et al. Biologia de Campbell. 10ª edição. Artmed.

RICKLEFS, R.E. A economia da natureza. 3ª edição. Editora Guanabara Koogan.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cadeia alimentar

Ciências

Cadeia e teia alimentar

Ciências

Ecologia

Geografia

Florestas

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.