Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Biosfera

Saiba o que é a biosfera e quais ecossistemas a compõem.

Biosfera é a camada da Terra habitada pelos seres vivos Biosfera é a camada da Terra habitada pelos seres vivos

A biosfera é o lugar onde acontece a vida. Ela representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos. Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles.


Luz e calor do Sol e a água são imprescindíveis para que ocorra a vida na Terra

 

Em qualquer parte da biosfera há um ciclo de vida que comanda todos os seres vivos que dela fazem parte. Esse ciclo consiste no nascimento, desenvolvimento, multiplicação, morte e decomposição de todos os animais, plantas e microrganismos que estão na biosfera.

A biosfera é formada por vários ecossistemas, que são constituídos por fatores bióticos (plantas, animais, microrganismos) e abióticos (água, luz, solo, gelo, vento). Existem dois tipos de ecossistemas: o terrestre e o aquático.


Existem dois tipos de ecossistemas: o terrestre e o aquático

Os seres vivos estão distribuídos pelos ecossistemas de acordo com seu clima, pois este interfere muito na quantidade e variedade de alimentos e oferta de água.

Nas regiões polares, onde a água forma grossas camadas de gelo durante o ano todo, e o clima é muito frio, portanto poucas espécies de seres vivos conseguem sobreviver.

Nas regiões tropicais, onde o clima é mais quente e úmido, e a oferta de água e alimentos é bem maior, encontramos uma imensa variedade e abundância de plantas e animais. As maiores florestas do mundo, inclusive a floresta Amazônica, são encontradas nessas regiões.

Entre essas duas regiões, temos outra que chamamos de região temperada. Nessas regiões neva no inverno, e há florestas com vários tipos de animais e árvores.


Nas ilustrações podemos observar regiões polares, regiões tropicais e regiões temperadas

A quantidade de energia solar e de água interfere muito no tipo de clima de determinada região. Por causa da posição da Terra, e dos movimentos que ela faz, o Sol aquece as regiões de maneiras diferentes, proporcionando zonas climáticas distintas nas diversas regiões do planeta.


Em virtude da posição da Terra e dos seus movimentos, o calor do Sol aquece o globo terrestre de maneira diferente


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Ciências

A Luz

Ciências

Cadeia alimentar

Geografia

Camadas da Terra

Ciências

Desenvolvimento sustentável

Últimos artigos

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.