Saiba o que é a biosfera e quais ecossistemas a compõem.
A biosfera é o lugar onde acontece a vida. Ela representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos. Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles.
Luz e calor do Sol e a água são imprescindíveis para que ocorra a vida na Terra
Em qualquer parte da biosfera há um ciclo de vida que comanda todos os seres vivos que dela fazem parte. Esse ciclo consiste no nascimento, desenvolvimento, multiplicação, morte e decomposição de todos os animais, plantas e microrganismos que estão na biosfera.
A biosfera é formada por vários ecossistemas, que são constituídos por fatores bióticos (plantas, animais, microrganismos) e abióticos (água, luz, solo, gelo, vento). Existem dois tipos de ecossistemas: o terrestre e o aquático.
Existem dois tipos de ecossistemas: o terrestre e o aquático
Os seres vivos estão distribuídos pelos ecossistemas de acordo com seu clima, pois este interfere muito na quantidade e variedade de alimentos e oferta de água.
Nas regiões polares, onde a água forma grossas camadas de gelo durante o ano todo, e o clima é muito frio, portanto poucas espécies de seres vivos conseguem sobreviver.
Nas regiões tropicais, onde o clima é mais quente e úmido, e a oferta de água e alimentos é bem maior, encontramos uma imensa variedade e abundância de plantas e animais. As maiores florestas do mundo, inclusive a floresta Amazônica, são encontradas nessas regiões.
Entre essas duas regiões, temos outra que chamamos de região temperada. Nessas regiões neva no inverno, e há florestas com vários tipos de animais e árvores.
Nas ilustrações podemos observar regiões polares, regiões tropicais e regiões temperadas
A quantidade de energia solar e de água interfere muito no tipo de clima de determinada região. Por causa da posição da Terra, e dos movimentos que ela faz, o Sol aquece as regiões de maneiras diferentes, proporcionando zonas climáticas distintas nas diversas regiões do planeta.
Em virtude da posição da Terra e dos seus movimentos, o calor do Sol aquece o globo terrestre de maneira diferente
Paula Louredo
Graduada em Biologia