Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

A Luz

A luz serve para iluminar, correto? Mas você sabia que existem diferentes fontes de luz? Clique e confira!

A luz natural que ilumina nosso planeta é produzida pelo astro chamado de sol, que está localizado a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra. A luz produzida pelo Sol viaja através do universo a uma velocidade de aproximadamente 300 000 km/s (quilômetros por segundo) chegando a Terra cerca de 8 minutos após ser liberada pelas explosões ocorridas.


Foto de explosões solares
registradas por satélites

A luz solar é responsável pela vida dos seres do planeta. As plantas utilizam a luz solar na produção de seu próprio alimento, liberando gás oxigênio, importante para os seres vivos. Nós não conseguiríamos sobreviver sem a presença do oxigênio no planeta.

Em razão do movimento de rotação da Terra (deslocamento da Terra em torno do Sol), o Sol não consegue iluminar a Terra por completo, dessa forma, todas as regiões ficam escuras quando não estão voltadas para ele.


O movimento de rotação do planeta Terra é
o responsável pela ocorrência dos dias e noites

Por essa razão, o homem, ao longo do tempo, construiu instrumentos capazes de produzir luz artificial. Entre os mais antigos temos a lamparina e a vela.

Atualmente, com a descoberta e implantação da energia elétrica, os objetos que produzem luz artificial fazem parte da maioria das casas. A lâmpada se destaca como o objeto mais utilizado na produção de luz artificial. Observe alguns modelos de lâmpadas utilizadas nos dias de hoje:

As lanternas também são utilizadas na produção de luz artificial. Elas utilizam pilhas ou baterias para a emissão de luz. Veja exemplos:

 

Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids

O sol é considerado uma fonte de luz natural O sol é considerado uma fonte de luz natural
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Biosfera

Ciências

Efeitos nocivos do Sol

Geografia

Energia Solar

Ciências

Estado físico do fogo

Últimos artigos

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.

Camelos

Camelos são animais mamíferos que se destacam por possuírem duas corcovas, que funcionam como reserva de gordura, ajudando-os em momentos de escassez de alimento.

Maomé

Maomé ou Muhammad é o profeta do islamismo. Segundo a tradição islâmica, foi por meio das pregações dele que o islamismo surgiu como religião no século VII.

Corujas

As corujas são aves conhecidas, principalmente, pelo hábito noturno de algumas espécies, seus grandes olhos e por serem excelentes predadoras.