Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Energia Solar

Conheça a energia solar e as diferentes formas de aproveitamento dos raios solares para a produção de eletricidade.

Os seres humanos e as sociedades necessitam de energia elétrica para quase tudo atualmente. Utilizamos eletricidade para tomar banho, iluminar nossas casas e nossas ruas, assistir à TV, acessar à internet, carregar a bateria dos celulares, entre inúmeras outras coisas. No entanto, para a produção de energia, os seres humanos causam muitas agressões ao meio ambiente, a exemplo do que ocorre nas termoelétricas e nas hidroelétricas.

Por isso, alguns cientistas pensaram: por que não fazer uso da fonte de energia mais abundante da Terra, o calor do Sol? Afinal, ela é limpa e renovável. Desde então, várias pesquisas vêm desenvolvendo algumas formas de produção de eletricidade e calor a partir da energia solar. Só no ano de 2013, cerca de um bilhão e meio de dólares foi investido nessa importante fonte de energia.

Mas como funciona a energia solar?

Existem duas formas de aproveitamento da energia solar: a fotovoltaica e a termossolar.

A energia fotovoltaica é produzida através de placas, geralmente feitas de silício. Essas placas, também chamadas de células fotovoltaicas, atuam no recebimento dos fótons (presentes nos raios solares) e na produção de elétrons a partir deles, o que é responsável pela geração de eletricidade em um processo chamado de “efeito fotoelétrico”, descoberto pelo famoso cientista Albert Einstein.

Exemplo de uma célula fotovoltaica, uma placa de energia solar
Exemplo de uma célula fotovoltaica, uma placa de energia solar

Já a energia termossolar é produzida a partir do aquecimento gerado pelo sol, em que o calor é transformado em eletricidade através da produção de vapor, que é responsável por girar turbinas ligadas a geradores de energia.

A energia solar é utilizada em residências localizadas em regiões com elevada insolação, utilizando o calor tanto para a produção de energia quanto para o aquecimento da água, e também nas chamadas usinas solares, que ainda são poucas no mundo. Os países que mais geram energia a partir de usinas solares e placas residenciais são, respectivamente, Alemanha, China, Itália, Estados Unidos e Japão.

Imagem de uma usina solar produtora de energia
Imagem de uma usina solar produtora de energia

A energia solar possui a vantagem de ser renovável, abundante, ocupar pouco espaço e, principalmente, não emitir gases poluentes na atmosfera. Por outro lado, os sistemas de produção de energia através dos raios solares são muito caros e dependentes de condições climáticas, além de possuírem baixo rendimento e pouca capacidade de armazenamento.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

A energia solar ajuda a preservar o meio ambiente A energia solar ajuda a preservar o meio ambiente
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Energia eólica

Geografia

Fontes de Energia

Geografia

Sol

Ciências

A importância do Sol para os seres vivos

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.