Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Fontes de Energia

Os principais tipos de fontes de energia renováveis e não renováveis.

As Fontes de Energia são instrumentos e recursos que podem transformar ou serem transformados em energia, como o trabalho muscular (de homens ou animais), o sol, as águas, o vento, a eletricidade, o calor, entre outros.

Desde tempos remotos o homem já utilizava o calor do sol como fonte de energia para se aquecer e praticar suas atividades. Com o tempo, aprendeu a usar também o fogo, principalmente para se aquecer em tempos de frio e para preparar alimentos. Assim, na medida em que os tempos foram se sucedendo, o ser humano foi descobrindo novas e mais modernas formas de se produzir e utilizar energia, em um processo que ainda se encontra em curso.

Para um melhor entendimento sobre o assunto, classificam-se as fontes de energia em renováveis e não renováveis. As fontes renováveis são aquelas que não se esgotam ou que podem ser reaproveitadas, já as fontes não renováveis são aquelas que, cedo ou tarde, irão se esgotar.

1. Fontes não renováveis

Entre as principais e mais importantes fontes não renováveis, podemos citar o petróleo, o carvão mineral, a energia nuclear e o gás natural.

Petróleo: é considerado o principal recurso natural utilizado pelo homem. Como fonte de energia, ele é transformado em combustível para veículos e geradores. Ele é retirado do subsolo (geralmente regiões de oceanos) e, posteriormente, refinado, sendo transformado em gasolina, óleo diesel e alguns produtos, como o plástico e a borracha sintética.

Carvão Mineral: também é extraído do fundo do solo, pois se formou depois que restos de plantas e árvores foram soterrados, passando milhares de anos debaixo da Terra. Ele é utilizado para a produção de energia elétrica (nas chamadas termoelétricas) e também como fonte de calor.


Funcionário trabalhando em uma mina de carvão mineral

Energia nuclear: Energia produzida em um reator nuclear através da quebra de átomos de Urânio. Essa quebra libera energia que é convertida em eletricidade. Apesar de ser uma fonte de energia cara e considerada perigosa, em função do risco de vazamento da radioatividade, ela possui a vantagem de não emitir poluentes na atmosfera.

Gás natural: geralmente encontrado em jazidas subterrâneas ou produzido a partir de produtos agrícolas (chamado, assim, de biogás), ele é utilizado tanto como combustível para automóveis quanto para geração de energia elétrica.

2. Fontes renováveis

Dentre as fontes renováveis, merecem destaque a hidroeletricidade, a energia eólica, a energia solar e a biomassa.

Hidroeletricidade: Utiliza a força das águas de um rio – que deve ter parte do seu curso represado, inundando uma grande área – para mover as turbinas que, ao girarem, produzem energia.


Usina de Três Gargantas, na China: a maior hidroelétrica do mundo

Energia eólica: A força dos ventos move as hélices gigantes, movimentando, assim, um gerador de energia elétrica. É considerada uma das energias mais limpas, apesar de gerar poluição sonora, abater pássaros e interferir em ondas de rádio e de TV. Não emite poluentes e não ocupa grandes áreas.

Solar: A energia solar é formada por placas bem finas, geralmente compostas por silício. Quando elas são aquecidas pelo sol, seus átomos produzem corrente elétrica que é conduzida como forma de energia. A única desvantagem da energia solar é o elevado custo para a produção e instalação dos equipamentos necessários.

Biomassa: é um fonte de energia que existe graças à utilização de materiais orgânicos, como restos de animais e plantas. Às vezes ocorre a queima dessa biomassa, gerando calor, que é convertido em eletricidade. Outro procedimento é estimular a sua decomposição – através de biodigestores –, o que produz gás metano, que também pode ser utilizado para produzir eletricidade. Confira:


Esquema de produção de energia através da biomassa *

O conhecimento sobre as fontes de energia existentes ajuda-nos a compreender melhor como funciona a nossa sociedade. E você, sabe qual dos tipos de fontes de energia é utilizado por você e sua família todos os dias?

__________________

Fonte da imagem: Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

As várias fontes de energia que existem no mundo As várias fontes de energia que existem no mundo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

A importância do Sol para os seres vivos | Ensino Fundamental 1

Ciências

Eletricidade

Matemática

Energia Elétrica e Potência dos Aparelhos Domésticos

Geografia

Energia Solar

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.