Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Eletricidade

As facilidades da vida moderna advindas da energia elétrica.

Percebemos a eletricidade através do funcionamento de uma lâmpada elétrica Percebemos a eletricidade através do funcionamento de uma lâmpada elétrica

A vida antes da descoberta da eletricidade não era tão cômoda, pois não havia as facilidades existentes hoje. Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia. Para passar roupa, por exemplo, usava-se ferros a brasa, que tinha uma tampa que era levantada para se colocar a brasa lá dentro. Era necessária muita atenção, pois a fuligem podia cair do ferro e sujar a roupa limpa ou mesmo esquentar muito, chegando a queimar a roupa.

A geladeira, instrumento fundamental para se conservar os alimentos, também não existia. Assim, quase todos os dias era necessário fazer compras de frutas e verduras nas pequenas quitandas. As carnes eram mantidas cozidas, já prontas para o consumo, imersas em banha de porco, em latões.

Os banhos eram frios, ou com água aquecida nos fogões, na maioria das vezes a lenha e não a gás. A iluminação dos lugares era feita com lampiões.

Podemos perceber a eletricidade através do funcionamento dos aparelhos elétricos e eletrônicos, no transporte coletivo como o metrô, em aparelhos como rádio e televisão, chuveiros, computadores, telefones, dentre vários outros.


Como é feita a energia elétrica

A eletricidade, no Brasil, é predominantemente produzida nas grandes usinas hidrelétricas, através do movimento das águas dos rios e dos lagos, onde a água corre por uma barreira e gira as turbinas da mesma, que movimentam o gerador. A energia produzida é conduzida por grandes cabos e fios até chegar às cidades, ir para uma subestação de energia elétrica e depois ser distribuída para a população.

Hoje em dia, o Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidroelétrica, segundo informações da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, com 158 usinas hidrelétricas em funcionamento, numa produção de aproximadamente 74.438.695 kW.  As principais usinas hidrelétricas do nosso país são: Itaipu, do rio Paraná; Tucuruí, do rio Tocantins; Belo Monte, do rio Xingu; Ilha Solteira, do rio Paraná e Jirau, do rio Madeira.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Energia eólica

Geografia

Fontes de Energia

Ciências

Magnetismo

História

Percepção do tempo e tecnologia

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.