Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Eletricidade

As facilidades da vida moderna advindas da energia elétrica.

Percebemos a eletricidade através do funcionamento de uma lâmpada elétrica Percebemos a eletricidade através do funcionamento de uma lâmpada elétrica

A vida antes da descoberta da eletricidade não era tão cômoda, pois não havia as facilidades existentes hoje. Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia. Para passar roupa, por exemplo, usava-se ferros a brasa, que tinha uma tampa que era levantada para se colocar a brasa lá dentro. Era necessária muita atenção, pois a fuligem podia cair do ferro e sujar a roupa limpa ou mesmo esquentar muito, chegando a queimar a roupa.

A geladeira, instrumento fundamental para se conservar os alimentos, também não existia. Assim, quase todos os dias era necessário fazer compras de frutas e verduras nas pequenas quitandas. As carnes eram mantidas cozidas, já prontas para o consumo, imersas em banha de porco, em latões.

Os banhos eram frios, ou com água aquecida nos fogões, na maioria das vezes a lenha e não a gás. A iluminação dos lugares era feita com lampiões.

Podemos perceber a eletricidade através do funcionamento dos aparelhos elétricos e eletrônicos, no transporte coletivo como o metrô, em aparelhos como rádio e televisão, chuveiros, computadores, telefones, dentre vários outros.


Como é feita a energia elétrica

A eletricidade, no Brasil, é predominantemente produzida nas grandes usinas hidrelétricas, através do movimento das águas dos rios e dos lagos, onde a água corre por uma barreira e gira as turbinas da mesma, que movimentam o gerador. A energia produzida é conduzida por grandes cabos e fios até chegar às cidades, ir para uma subestação de energia elétrica e depois ser distribuída para a população.

Hoje em dia, o Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidroelétrica, segundo informações da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, com 158 usinas hidrelétricas em funcionamento, numa produção de aproximadamente 74.438.695 kW.  As principais usinas hidrelétricas do nosso país são: Itaipu, do rio Paraná; Tucuruí, do rio Tocantins; Belo Monte, do rio Xingu; Ilha Solteira, do rio Paraná e Jirau, do rio Madeira.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Energia eólica

Geografia

Fontes de Energia

Ciências

Magnetismo

História

Percepção do tempo e tecnologia

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.