Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Energia renovável

Conheça mais um pouco sobre o que é energia renovável e sobre os tipos dessa energia (hidráulica, solar, eólica, etc.).

Chamamos de energia renovável todo e qualquer tipo de energia que se origina de alguma fonte natural como a água (energia hidráulica), o Sol (energia solar), o vento (energia eólica), o movimento das ondas (energia maremotriz), a energia geotérmica e a energia da biomassa. Todos esses tipos de energia são renováveis, ou seja, não se esgotam e não liberam poluentes para a atmosfera. Abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de energia renovável.

Energia Hidráulica


A energia hidráulica é produzida a partir da água de rios

 

Muito usada em todo o mundo, e principalmente no Brasil, em razão da quantidade de rios, a energia hidráulica é produzida a partir de usinas hidroelétricas construídas em rios. Quando se constrói uma barragem em um rio, é preciso que se interrompa o curso normal do rio, e que, posteriormente, crie-se um reservatório. Esse reservatório se encherá de água e, à medida que a água vai saindo do reservatório, ela passará por turbinas, fazendo funcionar um gerador elétrico que produzirá energia.

Toda a energia produzida passa por linhas e centrais de transmissão até chegar às nossas casas, onde será utilizada nos eletroeletrônicos, como geladeira, computador, televisão, lâmpadas, chuveiro, etc.


As linhas e centrais de transmissão são utilizadas para transmitir energia às nossas casas, empresas, indústrias, etc

 

É muito importante lembrar que mesmo sendo uma energia renovável, e que não polui, devemos economizá-la sempre, usando-a com consciência, evitando deixar aparelhos e lâmpadas ligados sem motivo.

Energia Solar


A energia solar é obtida através da luz do Sol

 

Por ser uma energia que tem um custo muito alto em sua implantação, a energia solar é ainda pouco empregada para gerar energia em grande escala. É considerada renovável por ser uma energia obtida pela luz do Sol, que pode ser absorvida através do coletor solar, concentrador solar ou painel solar. Através dessas tecnologias, a luz do Sol é transformada em energia. Muitas pessoas utilizam a energia solar em casa, como uma forma de economizar e aproveitar a energia proveniente do Sol.

Casa com placas solares para captar a luz do Sol
Casa com placas solares para captar a luz do Sol

 

Energia Eólica


Imagem mostrando um aerogerador, responsável por captar a energia do vento

 

Ainda pouco utilizada no mundo, a energia eólica é a energia gerada a partir do vento. Há muitos anos o homem já utiliza essa energia para movimentar as suas embarcações; e também nos moinhos de vento, utilizados para moer grãos.

Para que a energia eólica seja produzida, é necessário que os aerogeradores (grandes turbinas em forma de cata-vento) sejam instalados em locais abertos e com grande quantidade de vento. À medida que as hélices se movimentam, produzem energia captada por um gerador, gerando a eletricidade.

Moinho de vento
Moinho de vento

 

Energia Maremotriz


A energia maremotriz é obtida através dos movimentos das ondas do mar

 

A energia maremotriz é conseguida através dos movimentos das ondas do mar e das marés, em razão da força da gravidade que existe entre a Lua, a Terra e o Sol, o que provoca as marés. Para que se consiga captar essa energia, é necessário que se faça uma barragem formando um reservatório perto do mar. Quando a maré se enche, tornando-se alta, a água do mar enche as turbinas gerando a energia, de forma semelhante à energia hidráulica. O custo da implantação de uma usina assim é muito caro, mas acredita-se que esse tipo de energia será muito utilizado no futuro.

Energia geotérmica


Usina geotérmica utiliza a energia que vem de dentro da terra

 

Também chamada de energia geotermal, a energia geotérmica é gerada a partir da energia que vem do interior da terra, pois lá o calor pode chegar a até 50000C, produzindo água muito quente e muito vapor. Na usina geotérmica, a água e os vapores são utilizados para acionar as turbinas, sendo assim transformado em eletricidade.

Energia da biomassa


A energia de biomassa é gerada por materiais orgânicos como restos de comida, madeira, esterco, etc

Para entender como funciona essa energia, primeiro é preciso saber o que é biomassa. Chamamos de biomassa todo material de origem orgânica. Quando esses materiais (como esterco, madeira, restos de comida, etc.) entram em decomposição, produzem um gás chamado de metano e é esse gás o responsável pela produção da energia da biomassa. Esse tipo de produção de energia, além de ser renovável e não poluente, ainda pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global. Algumas usinas que produzem o combustível álcool produzem esse tipo de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

As energias renováveis não poluem o ambiente e são inesgotáveis As energias renováveis não poluem o ambiente e são inesgotáveis
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Desenvolvimento sustentável

Geografia

Energia Solar

Geografia

Energia eólica

Ciências

Energia não renovável

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.