Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Energia não renovável

Clique aqui e saiba o que é energia não renovável e conheça mais sobre os seus tipos (petróleo, gás natural, carvão mineral, etc.).

A energia não renovável é um tipo de energia esgotável, que pode se originar de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e urânio, utilizado na energia nuclear.

A energia não renovável também é considerada um tipo de energia suja, pois causa prejuízos ao meio ambiente e também ao homem, como a destruição de ecossistemas, aquecimento global, chuva ácida, efeito estufa, dentre vários outros problemas. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre as energias consideradas não renováveis.

Petróleo


A gasolina utilizada em automóveis se origina do petróleo

 

O petróleo é um óleo mineral de cor escura que foi formado há milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos, como plantas e animais decompostos no subsolo. Esse combustível é muito utilizado na forma de gasolina, diesel, querosene, dentre outros, que produzem muita poluição, aumentando o efeito estufa. Como sabemos, o petróleo não é uma fonte renovável e se seu uso continuar acelerado, ele acabará nos próximos 30 ou 40 anos.

Gás natural


O gás natural é um combustível fóssil que polui menos o meio ambiente

 

O gás natural, assim como o petróleo, também se encontra no subsolo, e foi formado há milhões de anos a partir do acúmulo de material orgânico. É um gás que polui menos do que o petróleo e o carvão mineral, mas a sua queima também contribui para o efeito estufa. O gás natural pode ser utilizado em indústrias, residências, automóveis e comércio; e caso se mantenha esse ritmo de consumo, as reservas de gás natural poderão se esgotar em 100 anos.

Carvão mineral


O carvão mineral começou a ser usado como fonte de energia na Revolução Industrial

 

O carvão mineral é uma rocha orgânica encontrada no subsolo terrestre e retirada de lá através da mineração. Esse combustível começou a ser utilizado na Revolução Industrial para movimentar máquinas e locomotivas, sendo que nos dias atuais ele é utilizado na geração de eletricidade nas usinas termelétricas. É uma forma de energia que também polui o meio ambiente, contribuindo para o efeito estufa e o aquecimento global.

Energia nuclear


O símbolo em amarelo na figura representa radioatividade

Na energia nuclear, também chamada de energia atômica, ocorre a desintegração do núcleo do elemento químico urânio (que possui bastante energia) para gerar a eletricidade. O grande problema desse tipo de energia é que há a produção de um lixo altamente radioativo, que deve ser tratado, transportado e isolado seguindo à risca várias normas de segurança. O contato desse material radioativo com o meio ambiente pode ter consequências desastrosas, podendo causar inúmeras doenças ao ser humano, como o câncer. Além disso, esse lixo radioativo leva de 50 a 250 anos para perder toda a sua radiação. No Brasil, existem duas usinas nucleares que se localizam no estado do Rio de Janeiro (Angra I e Angra II).


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

A energia não renovável é um tipo de energia esgotável e que polui o meio ambiente A energia não renovável é um tipo de energia esgotável e que polui o meio ambiente
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Biocombustíveis

Geografia

Poluição do Solo

Ciências

Desenvolvimento sustentável

Geografia

Pré-sal no Brasil

Últimos artigos

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.

Cretenses

Cretenses, também conhecidos como minoicos, formaram uma civilização que se desenvolveu na ilha de Creta, vivendo seu auge entre 2000 a.C. e 1500 a.C.