Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Biocombustíveis

Entenda o que são os biocombustíveis e como são feitos.

Os biocombustíveis ajudam a diminuir a poluição do ar Os biocombustíveis ajudam a diminuir a poluição do ar

Com toda certeza você já ouviu falar sobre os biocombustíveis. Mas você sabe o que eles são e por que a cada dia são mais utilizados?

Os biocombustíveis são combustíveis fabricados a partir de matéria orgânica, principalmente de origem vegetal. Diferentemente dos combustíveis fósseis, para a sua fabricação, são utilizadas fontes renováveis de energia, ou seja, fontes que podem ser repostas. Os principais produtos usados na sua produção são a cana-de-açúcar, a soja, o milho e o girassol.

A utilização de fontes renováveis é importante, pois os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) são produtos que com o tempo irão acabar. O petróleo, por exemplo, é um material que é resultado da decomposição de organismos que morreram há milhões de anos. Por ser um material que demora muito tempo para ser produzido, seu uso exagerado poderá ocasionar o fim do produto. É por isso que são chamados de fontes não renováveis de energia.

Os principais biocombustíveis produzidos no Brasil são o etanol e o biodiesel. Esses combustíveis, quando utilizados, causam menos emissão de gases de efeito estufa, sendo assim, são importantes para a preservação do meio ambiente.

A preocupação com a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente dióxido de carbono, fez com que a produção de biocombustíveis aumentasse. Fortes evidências indicam que o aquecimento global é fruto do grande aumento desses gases, ocasionado principalmente pela queima de combustíveis fósseis. Sendo assim, é crescente a pressão para que os combustíveis fósseis sejam substituídos.

O biodiesel é produzido a partir de plantas denominadas oleaginosas como a soja, algodão, mamona, girassol, babaçu, amendoim, dendê e também a partir de gordura animal. Ele pode ser utilizado puro ou adicionado ao óleo diesel (um combustível de origem fóssil). Essa adição permite a diminuição da emissão de CO2.


Você sabia que o biodiesel pode ser produzido a partir do girassol?

Além do biodiesel, temos o etanol como um importante biocombustível. No Brasil, ele é fabricado a partir da cana-de-açúcar. Já nos Estados Unidos, eles utilizam principalmente o milho.  Assim como o biodiesel, ele ajuda a diminuir o uso do petróleo e a emissão de gases do efeito estufa. Vale destacar que a gasolina brasileira contém cerca de 20% de etanol.

 Os biocombustíveis, portanto, são muito importantes, pois reduzem a emissão de CO2 e geram menos poluentes, sendo essenciais principalmente nas grandes cidades. Além disso, diminuem a dependência das importações de petróleo, fator muito importante economicamente.  Vale destacar, também, que as usinas de cana-de-açúcar são fontes geradoras de emprego e, portanto, também são uns dos pontos positivos na produção de biocombustíveis.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Como determinar a quantidade de álcool na gasolina?

Ciências

Energia não renovável

Ciências

O aquecimento global

Geografia

Petróleo

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.