Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Aquecimento global

O aquecimento global é um grave problema ambiental caracterizado pelo aumento das temperaturas médias do planeta Terra ocasionado pelas atividades dos seres humanos.

Ilustração representativa do fenômeno do aquecimento global. A elevação das temperaturas médias do planeta Terra é chamada de aquecimento global.

O aquecimento global é o fenômeno de aumento das temperaturas médias do planeta Terra decorrente da ação dos seres humanos. Atividades antrópicas como a queima de combustíveis fósseis, que teve início com a Revolução Industrial, o desmatamento e as queimadas são algumas das principais causadoras das emissões de gases poluentes na atmosfera, como o CO2. Como consequência, têm-se as mudanças climáticas, o derretimento do gelo polar, o aumento do nível dos oceanos e a perda de biodiversidade, sem contar os prejuízos para a saúde humana.

Leia também: Mudanças climáticas — detalhes sobre uma das principais consequências do aquecimento global

Resumo sobre aquecimento global

  • Aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta Terra, processo esse que se intensificou nas últimas décadas.

  • Segundo a Nasa, a Terra ficou mais quente em 1,1º C desde 1880.

  • As ações antrópicas são as principais causadoras do aquecimento global. Dentre elas se destacam a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e as queimadas.

  • O aquecimento global resulta em efeitos como a elevação das temperaturas do planeta Terra e a alteração nos padrões atmosféricos, culminando em mudanças climáticas.

  • É decorrente da intensificação do efeito estufa. O efeito estufa, por sua vez, é um processo natural que auxilia na retenção de parte do calor proveniente do Sol.

  • A adoção de uma matriz energética limpa e renovável, novos hábitos de consumo e a fiscalização ambiental são algumas medidas para conter o aquecimento global.

  • Existem cientistas e pessoas de outros meios que criticam o aquecimento global, seja questionando a sua ocorrência, seja colocando em dúvida as causas que levaram a ele.

  • O aquecimento global tem como consequência as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a elevação do nível do mar, o degelo nos polos e prejuízos à saúde humana.

  • Algumas ações podem auxiliar a conter o avanço desse problema ambiental como a substituição gradual da matriz energética com fontes renováveis de energia, a adoção de práticas sustentáveis e maior fiscalização ambiental contra ações de desmate e queimadas.

O que é aquecimento global?

Aquecimento global é a expressão utilizada para designar o aumento da temperatura média do planeta Terra que tem acontecido nos últimos séculos. Segundo dados da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, na sigla em inglês), a temperatura média do nosso planeta subiu 1,1º C entre 1880 e 2020, com a maior parte dessa variação tendo acontecido após o ano de 1975.

O aquecimento global é tratado como um grave problema ambiental desde a sua constatação, haja vista as consequências danosas que ele produz para as diferentes formas de vida no planeta Terra e para o meio ambiente de modo geral.

Causas do aquecimento global

A emissão de gases poluentes da atmosfera é uma das principais causas do aquecimento global.

Os estudos que investigam o aquecimento global dão conta de que esse fenômeno foi ocasionado pelas atividades humanas que são realizadas de maneira intensiva, que são aquelas feitas desconsiderando seus efeitos práticos sobre o meio ambiente.

Um dos processos que desencadeou a aceleração do aquecimento global foi a Revolução Industrial do século XVIII, iniciada na Inglaterra mas que rapidamente avançou para outros países e regiões. Essa nova atividade econômica ampliou o uso e emissão de gases do efeito estufa, como o CO2, na atmosfera principalmente por conta da queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, em um primeiro momento, e petróleo.

Em linhas gerais, as atividades e as ações antrópicas que mais contribuem para o agravamento do aquecimento global são as seguintes:

  • queima de combustíveis fósseis, muito utilizados em veículos a combustão (carros, motos, ônibus, caminhões), na atividade industrial e na geração de eletricidade;

  • desmatamento de áreas florestadas ou recobertas por qualquer tipo de vegetação;

  • promoção de queimadas, que é o ateamento proposital de fogo na cobertura vegetal ou solo.

Efeitos do aquecimento global

Os efeitos do aquecimento global recaem sobremaneira no clima do planeta Terra. A temperatura média aumentou em 1,1º C desde o final do século XIX até o presente momento em que vivemos. As estimativas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que, nas próximas duas décadas, a manutenção do padrão atual de emissão de gases do efeito estufa (como o CO2) poderá fazer com que o aquecimento seja de 1,5º C comparativamente ao período pré-industrial.

Com o aumento da temperatura do planeta Terra, a dinâmica da atmosfera se transforma e provoca alterações nos climas das regiões e na intensidade dos fenômenos meteorológicos. Trata-se do que chamamos de mudanças climáticas.

Aquecimento global e efeito estufa

A imagem acima ilustra o efeito estufa, um fenômeno natural muito importante para a manutenção da vida no planeta Terra.

O aquecimento global é um fenômeno que está relacionado com o efeito estufa. Isso porque o aquecimento global é a intensificação do efeito estufa provocada pelas ações antrópicas, principalmente a emissão de gases poluentes da atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2). Entretanto, é muito importante saber diferenciar esses dois conceitos para não cometermos erros na hora de falarmos sobre esse tema tão relevante no mundo atual.

Na tabela a seguir, confira as principais diferenças entre aquecimento global e efeito estufa.

Efeito estufa

Aquecimento global

Fenômeno natural de retenção de parte do calor emanado pelo Sol na superfície terrestre. Esse processo é responsável pela regulação da temperatura do planeta em um patamar que possibilita o desenvolvimento e a manutenção de diferentes formas de vida.

Fenômeno provocado pela ação humana e caracterizado pela intensificação do efeito estufa. Provoca o aumento das temperaturas do planeta Terra, e suas consequências prejudicam a biodiversidade e os seres humanos.

São os gases do efeito estufa que bloqueiam parte do calor solar de ser emanado para o espaço. Entre esses gases se encontram: vapor d’água, CO2, clorofluorcarboneto (CFC), metano (CH4) e outros.

Provocado pela intensificação da emissão de gases do efeito estufa observada principalmente após a Revolução Industrial e acelerada a partir da década de 1970.

Saiba mais sobre o efeito estufa clicando aqui.

Medidas para combater o aquecimento global

O combate ao aquecimento global é um desafio que deve ser levado a sério e com urgência, já que os cientistas do IPCC estimam que, caso a temperatura do planeta Terra fique até 1,5º C maior do que no período pré-industrial, a situação se tornará irreversível. Algumas ações podem ser realizadas principalmente pelos agentes estatais e pelos agentes econômicos para conter o avanço desse grave problema ambiental. Entre elas podemos citar:

  • substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis;

  • implementação de uma matriz energética limpa e renovável, substituindo gradualmente as fontes poluentes de geração de eletricidade e energia;

  • adoção de modos de produção sustentáveis em todos os setores da economia;

  • fiscalização e aplicação de multas aos indivíduos ou empresas que realizarem desmatamento ilegal ou queimadas não controladas e não autorizadas;

  • desenvolvimento de projetos de reflorestamento e de recuperação de áreas desmatadas;

  • conscientização ambiental da população e dos agentes econômicos, principalmente;

  • mudança nos hábitos de consumo e na utilização de meios de transporte, optando por aqueles coletivos ou não poluentes;

Críticas ao aquecimento global

Apesar de aparentar ser uma realidade estabelecida, a existência do aquecimento global não é um consenso entre os cientistas que estudam o meio ambiente e o clima. Existem cientistas que, embora não contestem a sua ocorrência, lançam dúvida sobre as causas que levaram ao aumento das temperaturas além do esperado.

Muitos dos críticos do aquecimento global argumentam que essa elevação de temperaturas é um processo normal pelo qual o planeta passa de tempos em tempos, como em ciclos. Há aqueles que não associam mudanças nos padrões de clima ou em outros elementos – como as calotas polares e o nível das águas dos oceanos – ao aquecimento global, da mesma forma como existem pessoas que defendem que, ao invés de aquecer, a Terra na verdade está perdendo calor e resfriando.

Importante: É fundamental reforçar que existem inúmeros estudos com respaldo científico que corroboram o aquecimento global, além de atestar a confiabilidade das informações apresentadas por instituições como o IPCC. Além disso, ainda que possa haver críticas acerca do aquecimento global, é fundamental a defesa da proteção ao meio ambiente para a manutenção dos ciclos naturais e da vida sobre o planeta Terra.

Consequências do aquecimento global

As consequências do aquecimento global já estão sendo sentidas em todo o planeta, e podem se agravar caso ele não seja contido a tempo. Aliás, o secretário-geral da ONU, António Guterres, cunhou recentemente a expressão “ebulição global” para se referir ao atual estágio avançado do aquecimento pelo qual o planeta Terra tem passado.

Fenômenos climáticos antes considerados raros, como secas extremas, são cada vez mais comuns com o aquecimento global.

Veja, a seguir, quais são as principais consequências do aquecimento global.

  • mudanças climáticas, com alterações nos padrões da atmosfera e ocorrência cada vez mais recorrente de eventos extremos (frio muito intenso, secas severas, chuvas torrenciais, etc.);

  • derretimento de geleiras e das calotas polares, com aumento no nível dos oceanos;

  • desequilíbrio dos ciclos biogeoquímicos e dos processos naturais que garantem a manutenção da vida no planeta Terra;

  • aquecimento e acidificação da água dos mares e oceanos, prejudicando a biodiversidade marinha;

  • morte de animais e de plantas, podendo até mesmo levar à extinção de algumas espécies que não conseguirem se adaptar às novas condições climáticas;

  • perda de lavouras e potencial escassez de alimentos por dificuldades de produção no campo;

  • aumento do deslocamento de pessoas em função das mudanças climáticas, movimento esse que é denominado “migrações climáticas”;

  • maior número de doenças e de problemas de saúde nos seres humanos provocados pelas alterações climáticas e pela poluição que contribui com o aquecimento global.

Exercícios resolvidos sobre aquecimento global

Questão 1

(Enem) Devido ao aquecimento global e à consequente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

A situação descrita acima:

A) enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas.

B) alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.

C) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.

D) mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra.

E) evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.

Resolução:

Alternativa B.

A situação mostra os efeitos prejudiciais que o aquecimento global e as mudanças climáticas acarretam para a biodiversidade do Ártico.

Questão 2

(Etec) Considere e reflita sobre a charge que ironiza um fenômeno climático que ocorre no meio ambiente.

Sobre esse fenômeno é correto afirmar que:

A) a água na região polar sofre sublimação por resfriamento.

B) um dos principais responsáveis por esse fenômeno é o gás carbônico.

C) a quantidade de gelo polar aumenta com o aumento da temperatura.

D) a solidificação excessiva destrói a camada de ozônio.

E) a ação nos polos será menos severa.

Resolução:

Alternativa B.

O gás carbônico é um dos gases do efeito estufa cujas emissões foram intensificadas após a Revolução Industrial, contribuindo, assim, para o aumento das temperaturas do planeta Terra.

Fontes

IPCC. Climate change widespread, rapid, and intensifying. IPCC, 09 ago. 2021. Disponível em: https://www.ipcc.ch/2021/08/09/ar6-wg1-20210809-pr/.

NASA. World of Change: Global Temperatures. NASA’s Earth Observatory, [s.d.]. Disponível em: https://earthobservatory.nasa.gov/world-of-change/global-temperatures.

NUNEZ, Christina. What is global warming, explained. National Geographic, 22 jan. 2019. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/environment/article/global-warming-overview.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

Acordo de Paris

Geografia

Ação antrópica

Ciências

Biocombustíveis

Ciências

Branqueamento de corais

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.