Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Estado físico do fogo

Clique para conhecer a verdade sobre o estado físico do fogo e o que é esse importante recurso descoberto pelo homem há tantos anos.

O fogo é resultante das energias luminosa e térmica O fogo é resultante das energias luminosa e térmica

O fogo faz parte da história da humanidade há muitos e muitos anos. Com ele, foi possível preparar melhor os alimentos, manufaturar os materiais de uma forma geral, além de obter aquecimento nos períodos de frio. Isso mudou ao longo dos séculos? Com certeza, não.

O fogo está relacionado com as mais diversas atividades do nosso cotidiano. Quantos materiais do nosso uso diário foram produzidos com o auxílio dele? Não há como negar! Sem ele, nossos dias seriam muito mais difíceis. Mas... você já parou para pensar a respeito do seu estado físico?

Para responder a essa pergunta, é necessário primeiro entender alguns conceitos extremamente importantes dentro do estudo da Ciência Química. Esses conceitos são matéria, os estados físicos da matéria e energia.

→ Matéria, estados físicos da matéria e energia

Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que apresenta massa. Quando colocamos água em uma garrafa, por exemplo, ela passa a ocupar o espaço da garrafa e, por isso, percebemos facilmente que a massa da garrafa é aumentada, ou seja, a água é um exemplo de matéria. Veja outros exemplos de matéria:

  • Ar

  • Terra

  • Árvores

  • Líquidos

  • Sólidos

  • Gases

  • Vidro

  • Metais

Os estados em que podemos encontrar a matéria basicamente são:

  • Sólido (as partículas que formam a matéria estão bastante próximas);

  • Líquido (quando as partículas que formam a matéria estão menos próximas);

  • Gasoso (quando as partículas que formam a matéria não possuem agregação);

  • Plasma (quando os átomos que formam a matéria estão livres, em altas temperaturas).


Representação dos estados sólido, líquido e gasoso

A energia, por sua vez, é definida como uma força capaz de realizar trabalho, ação ou movimento, não ocupando espaço e nem apresentando massa. Um exemplo clássico de energia é a luz. Nós não podemos determinar sua massa em uma balança e sabemos que ela não ocupa espaço nos ambientes em que estamos. Outros exemplos de energia são:

  • Eletricidade

  • Som

  • Calor

  • Frio

→ Qual é, então, o ESTADO FÍSICO DO FOGO?

Na verdade, o fogo não apresenta estado físico, já que ele não é matéria. O fogo não ocupa espaço e não apresenta massa, logo, ele não pode ser sólido, líquido, gasoso nem plasma. Sendo assim, sobrou apenas a opção energia. É isso mesmo, o fogo é energia. Aliás, o fogo é uma mistura de duas energias:

Comprovar isso é muito fácil, basta observar uma vela acesa. Quando acendemos a vela em um ambiente escuro, a luz ilumina o local e, se nos aproximarmos, sentiremos o calor que emana dela. E uma coisa é fato: não será possível tirar nem a luz nem o calor do ambiente, já que eles são formas de energia.


Acender uma vela prova que o fogo é uma mistura de energias

ATENÇÃO: Uma coisa também tem que ficar bastante clara: Para produzir o fogo, são necessárias algumas matérias (oxigênio e combustível), o que nos mostra que toda matéria possui energia, mas a energia não é matéria.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

A Luz

Ciências

Estados Físicos da Matéria

Geografia

Fontes de Energia

Ciências

Matéria e energia

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.