Qual matéria está procurando ?

História

História

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Pintura retratando Pedro Álvares Cabral, português que liderou a expedição portuguesa que chegou ao Brasil em 1500. Pedro Álvares Cabral liderou a expedição portuguesa que chegou ao Brasil em 1500.

Pedro Álvares Cabral foi um fidalgo e navegante português do período das grandes navegações. Ele nasceu em uma família nobre, sendo parte da Corte portuguesa. Ficou marcado na história por ter sido o comandante da expedição portuguesa que chegou ao Brasil em caráter inédito no dia 22 de abril de 1500.

Os historiadores não sabem por que Pedro Álvares Cabral foi escolhido para liderar essa expedição, mas ela foi uma das mais bem-sucedidas no período, fazendo com que Cabral e seus homens retornassem a Portugal com os navios cheios de especiarias. Depois dessa viagem, Cabral nunca mais realizou nenhuma outra grande expedição a mando de Portugal.

Leia também: Como se deu o “descobrimento do Brasil”?

Resumo sobre Pedro Álvares Cabral

  • Pedro Álvares Cabral foi um navegante português do período das grandes navegações.
  • Ele nasceu em família nobre, tendo boa educação e chegando a residir na Corte portuguesa.
  • Ele foi escolhido pelo rei português Manuel I para liderar uma expedição com 13 embarcações e mais de 1200 homens, no ano de 1500.
  • Chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500, marcando o início da colonização.
  • Partiu para a Índia após alguns dias no Brasil, tendo acesso ao comércio de especiarias.
  • Não realizou mais nenhuma grande expedição a mando de Portugal, provavelmente por alguma desavença com o rei d. Manuel I.

Quem foi Pedro Álvares Cabral?

Pedro Álvares Cabral é uma figura muito conhecida na história brasileira. Ele foi um fidalgo e navegante português do período das navegações, ficando gravado na história brasileira como aquele que comandou a primeira expedição portuguesa que chegou ao Brasil, em 22 de abril de 1500. Esse evento é popularmente conhecido como “descobrimento do Brasil”, mas os historiadores entendem o acontecimento de maneira mais crítica.

Pedro Álvares Cabral nasceu no ano de 1467 ou 1468, sendo o dia e mês do seu nascimento desconhecidos e sendo ele originário da cidade de Belmonte. Cabral pertencia a uma família importante em Portugal e que frequentava a Corte; era, portanto, parte da nobreza lusa. A partir de 1479, inclusive, Pedro Álvares Cabral foi para Lisboa residir na corte de Afonso V.

Enquanto membro da nobreza, Pedro Álvares Cabral teve uma boa instrução, a qual lhe permitiu se tornar um navegante. Naquele contexto, Portugal vivia o auge das grandes navegações, havendo bons centros de ensino para formação de navegantes. É provável que Cabral tenha participado de expedições antes de 1500, mas elas não são conhecidas pelos historiadores.

Durante o reinado de Manuel I, Pedro Álvares Cabral recebeu o título de fidalgo, além de ter sido nomeado cavaleiro da Ordem de Cristo. Os historiadores acreditam que Cabral tinha um bom relacionamento com o rei português Manuel I porque sua escolha para liderar a expedição de 1500 é vista com grande surpresa.

Isso porque não existem registros de outras expedições de Cabral, e havia outros nomes mais experientes e consagrados para assumir o papel. De toda forma, Cabral foi o líder da expedição que saiu de Lisboa em 9 de março de 1500, liderando 13 embarcações e mais de 1200 homens. Os objetivos dessa expedição eram verificar as possíveis terras de Portugal na América e estabelecer comércio na Índia. Apesar de muitos percalços, a empreitada de Pedro Álvares Cabral foi um grande sucesso.

Expedição de Pedro Álvares Cabral

A expedição de Cabral chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500, permanecendo aqui por alguns dias.[1]

Em 1500, Pedro Álvares Cabral foi indicado para liderar uma grande expedição que sairia de Portugal com o objetivo de estabelecer relações comerciais na Índia para ter acesso às especiarias. Além disso, essa expedição sairia de Portugal com a intenção de verificar as possibilidades de Portugal na América. O interesse de Portugal era verificar se havia terras disponíveis, nos termos do Tratado de Tordesilhas.

A expedição de Cabral saiu de Lisboa em 9 de março de 1500 e seguiu caminho direto para Cabo Verde. Existe um grande debate entre os historiadores sobre a intencionalidade de Cabral de vir à América. De todo modo, sua rota sugere um caminho diferente do que era comum até a Índia.

A expedição de Cabral era formada por milhares de homens, e, durante o trajeto, um dos navios se perdeu e nunca mais foi encontrado. No dia 21 de abril, a expedição avistou sinais de aproximação de terra, e, no dia 22 de abril, avistou o Monte Pascoal, no litoral baiano, desembarcando aqui apenas no dia seguinte.

Cabral enviou alguns homens para terra, e os primeiros contatos entre portugueses e indígenas aconteceram nesse momento. Pedro Álvares Cabral só pisou em solo brasileiro em 24 de abril de 1500, permanecendo no Brasil até 3 de maio. Nesse período, os portugueses exploraram a costa brasileira e mantiveram contatos pacíficos com os indígenas.

Antes de partir, Pedro Álvares Cabral anunciou que a terra pertencia ao rei de Portugal d. Manuel I. Dia 3 de maio, ele e seus homens partiram para a Índia, chegando a Calicute em 13 de setembro de 1500. Depois de algum tempo na Índia, a expedição de Cabral voltou para Portugal com os navios abarrotados de especiarias.

A expedição chegou a Lisboa no dia 23 de junho de 1501, obtendo grande lucro por conta das especiarias trazidas da Índia.

O que aconteceu quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil?

A chegada de Cabral e sua expedição ao Brasil foi marcada apenas pela exploração do território de maneira superficial pelos portugueses, que analisaram as possibilidades econômicas da terra e mantiveram contatos com os povos indígenas, visando conhecê-los e estabelecer relações pacíficas. Uma missa foi realizada no Brasil, e, depois de alguns dias, os portugueses foram para a Índia.

Entretanto, no longo prazo, a expedição de Pedro Álvares Cabral marcou o início da presença portuguesa no Brasil e o início da colonização portuguesa na América. A colonização portuguesa se estendeu por mais de três séculos, sendo marcada pela exploração dos recursos e das populações que habitavam no território brasileiro.

Os indígenas tiveram suas terras invadidas pelos portugueses, vendo o seu modo de vida ser destruído pela colonização. O genocídio indígena, ainda hoje, é algo que gera consequências no Brasil. Os portugueses escravizaram os indígenas e também africanos, colocando-os em situações desumanas.

Acesse também: Como foi a colonização do Brasil?

Importância de Pedro Álvares Cabral

A figura de Pedro Álvares Cabral ficou, durante séculos, esquecida em Portugal, mas foi resgatada a partir do século XX. Ainda assim, Pedro Álvares Cabral é uma figura secundária diante de outros navegantes do período, como Vasco da Gama e Bartolomeu Dias. De toda forma, ele tem sua importância em Portugal, pois foi um dos navegantes do período das grandes navegações.

No caso do Brasil, a figura de Cabral já é mais controversa, uma vez que ele representa todo o legado da colonização, da exploração, da escravização, e do genocídio dos indígenas no Brasil.

Morte de Pedro Álvares Cabral

Acredita-se que Pedro Álvares Cabral tenha morrido em 1520 ou em 1521 por razões desconhecidas. Em 1509, ele se mudou para Santarém, tempos depois de ter um desentendimento com o rei Manuel I, vivendo lá os últimos anos de sua vida. Sua saúde era bastante delicada.

Qual o legado de Pedro Álvares Cabral?

A ideia de legado de Pedro Álvares Cabral é vista no Brasil de maneira polêmica. Isso porque a chegada de Cabral ao Brasil marcou o início da invasão do território, resultando no roubo do território ocupado pelos indígenas. A colonização, além disso, foi marcada pela exploração dos recursos do território brasileiro e pela utilização extensa da escravidão, deixando um legado de pobreza e desigualdade no Brasil.

Crédito de imagem

[1] Acervo Museu Paulista (USP) / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CASTRO Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013.

COUTO, Jorge. A gênese do Brasil. In.: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Viagem incompleta: A experiência brasileira. São Paulo: Editora Senac, 1999.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SKIDMORE, Thomas E. Uma História do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

MAMEDE FILHO. Por que Pedro Álvares Cabral é pouco lembrado em Portugal? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160421_pedro_alvares_cabral_mf_rm

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

22 de abril — Dia do Descobrimento do Brasil

História

Alimentação nas Grandes Navegações Marítimas europeias

História

Descobrimento da América

História

Descobrimento do Brasil

Últimos artigos

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.