Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

22 de abril — Dia do Descobrimento do Brasil

O Dia do Descobrimento do Brasil é uma data comemorativa que é celebrada em 22 de abril, marcando o momento em que os portugueses chegaram aqui, em 1500.

Mapa da América Latina, com ênfase no Brasil, próximo ao escrito “22 de abril — Dia do Descobrimento do Brasil”. O Dia do Descobrimento do Brasil é celebrado anualmente no dia 22 de abril.

O Dia do Descobrimento do Brasil é celebrado anualmente no dia 22 de abril, sendo uma data muito simbólica no país. Os historiadores referem-se a esse acontecimento como a chegada dos portugueses ao Brasil porque marca a primeira vez que os portugueses estiveram presentes no território, em 1500.

Essa data comemorativa marca a chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral, que avistou terras no litoral baiano. Esse acontecimento esteve relacionado com as grandes navegações e a exploração do Oceano Atlântico por Portugal e foi o evento que deu início à colonização portuguesa do Brasil, que se estendeu por mais de três séculos.

Leia também: 15 de novembro — Dia da Proclamação da República

Resumo sobre o Dia do Descobrimento do Brasil

  • O Dia do Descobrimento do Brasil é celebrado anualmente no dia 22 de abril.

  • Apesar do nome, os historiadores não utilizam o termo “descobrimento”, mas se referem ao evento como a “chegada dos portugueses ao Brasil”.

  • A chegada dos portugueses ao Brasil se deu por meio da expedição liderada por Pedro Álvares Cabral.

  • Apesar da importância da data, o dia 22 de abril não é feriado no Brasil.

  • A chegada dos portugueses aqui, em 1500, marcou o início da colonização do Brasil.

Por que 22 de abril não é feriado?

O dia 22 de abril é uma data significativa na história brasileira, mas não é considerada um feriado nacional. Isso porque os feriados nacionais em nosso país foram estabelecidos por meio de três leis, que são a Lei nº 6.802/1980, a Lei nº 10.607/2002 e a Lei nº 14.759/2023. Essas três leis estabeleceram todos os feriados nacionais, e o 22 de abril não é um deles.

Apesar de haver a possibilidade de existir feriados municipais e estaduais, o dia 22 de abril não é feriado no Brasil. O dia do descobrimento já foi considerado um feriado nacional em nosso país, mas não é mais desde 1930, quando o governo de Getúlio Vargas reorganizou as celebrações que seriam feriados aqui.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a proclamação da República, o dia do descobrimento foi estabelecido como feriado por meio do Decreto nº 155-B/1890. Esse decreto determinava a celebração do dia do descobrimento no dia 3 de maio e não em 22 de abril, como seria o esperado. Isso porque, durante muito tempo, acreditou-se que os portugueses tinham chegado aqui no dia 3 de maio.

Foi somente com a descoberta da Carta de Pero Vaz de Caminha que se estabeleceu que a chegada dos portugueses acontecera, na verdade, em 22 de abril. Na época desse decreto, essa informação já era conhecida, mas acredita-se que o governo brasileiro não quis estabelecer feriados em dias seguintes, pois 21 de abril já era feriado de Tiradentes.

O que aconteceu no dia 22 de abril de 1500?

Pintura retratando o ?descobrimento do Brasil? ou a chegada dos portugueses ao Brasil.
A chegada dos portugueses ao Brasil aconteceu em 22 de abril de 1500.

O 22 de abril é marcado como o dia em que os portugueses chegaram ao Brasil, avistando terras brasileiras pela primeira vez. Esse acontecimento foi realizado pela expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral, navegante que comandava 13 embarcações (uma tinha desaparecido) no contexto das grandes navegações. Apesar de chegarem ao Brasil no dia 22 de abril, os portugueses somente pisaram no solo brasileiro no dia seguinte.

Essa expedição portuguesa foi parte das grandes navegações, o processo de exploração oceânica a que os portugueses deram início no começo do século XV. Esse processo foi motivado pelo desejo de expansão econômica e pelo interesse em alcançar o comércio de especiarias da Índia. Explorar o Oceano Atlântico era o meio encontrado para chegar lá.

Para saber mais detalhes sobre a chegada dos portugueses ou o descobrimento do Brasil, clique aqui.

O que aconteceu após o descobrimento do Brasil?

Os portugueses permaneceram no Brasil alguns dias, chegando aqui em 22 de abril de 1500 e partindo em 3 de maio. Nesse período, fizeram uma curta exploração do território, mantiveram contatos pacíficos com os povos indígenas, realizaram a primeira missa, em 26 de abril, e seguiram seu caminho, deixando quatro portugueses.

Esse acontecimento marcou o início da presença portuguesa no Brasil e, consequentemente, o início da colonização. A colonização, cronologicamente, se estendeu de 1500 a 1822, sendo um período da história brasileira no qual os portugueses estabeleceram um sistema de exploração do Brasil.

A colonização foi marcada pela exploração dos recursos e dos habitantes do Brasil por Portugal com o objetivo único de garantir o enriquecimento dos portugueses. Diversas atividades econômicas foram exploradas pelos portugueses no Brasil durante esse período.

Veja também: 7 de setembro — Dia da Independência do Brasil

Pedro Álvares Cabral e o descobrimento do Brasil

Pedro Álvares Cabral foi o nome marcado na história brasileira por ser o comandante da expedição portuguesa que chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500. Ele liderava a expedição que saiu de Portugal em 9 de março de 1500, estando à frente de 13 embarcações, com mais de 1200 homens.

Essa expedição grandiosa possibilitou a presença portuguesa no Brasil pela primeira vez na história, e ela saiu de Portugal com uma dupla missão: verificar as possibilidades de Portugal no oeste, isto é, verificar se haviam terras disponíveis para Portugal nos termos do Tratado de Tordesilhas. Além disso, a expedição tinha o objetivo de ir à Índia a fim de ter acesso ao comércio de especiarias.

Por muitos anos, foi debatido se a expedição de Cabral chegou ao Brasil propositalmente ou se a chegada dos portugueses aqui foi obra do acaso. Atualmente, os historiadores apostam na ideia de intencionalidade.

Certamente, os portugueses esperavam encontrar terras no oeste, e por isso negociaram para que a linha divisória do Tratado de Tordesilhas ficasse mais ao oeste possível. Também é certo que eles não sabiam como seriam essas terras e onde estariam, e a expedição de Cabral visava sanar essas dúvidas.

A rota incomum que a expedição de Cabral tomou desde o início reforça a ideia da intencionalidade dos portugueses de explorar o oceano ao oeste. Essa intencionalidade os trouxe ao Brasil. Em 9 de março de 1500, a expedição de Cabral zarpou de Lisboa; em 22 de março, ela chegou a Cabo Verde; no dia 21 de abril, os portugueses avistaram sinais que indicavam a aproximação de terra e, no dia seguinte, avistaram o Brasil.

Os portugueses permaneceram aqui durante pouco mais de 10 dias. Nesse período eles trataram de explorar rapidamente a terra, de estabelecer laços com os indígenas (inicialmente pacíficos), realizaram cerimônias religiosas no Brasil e partiram na direção da Índia. Antes de irem embora, deixaram quatro portugueses como suporte para o retorno da expedição.

A passagem portuguesa nesse primeiro momento foi breve, mas marcou o início de uma relação de exploração que se estendeu por mais de três séculos.

Fontes

CASTRO Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013.

COUTO, Jorge. A gênese do Brasil. In.: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Viagem incompleta: A experiência brasileira. São Paulo: Editora Senac, 1999.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SKIDMORE, Thomas E. Uma História do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

15 de novembro – Dia da Proclamação da República

História

Capitanias Hereditárias

História

Carta de Pero Vaz de Caminha

Datas Comemorativas

Como ficou a vida dos escravos após a Lei Áurea?

Últimos artigos

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.