Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

15 de Novembro - Proclamação da República

Detalhes marcantes da história do Brasil que levaram à queda do império.

por Jussara de Barros
Deodoro da Fonseca Deodoro da Fonseca

No dia 15 de novembro comemoramos a Proclamação da República de nosso país. Esse fato é uma data importante, pois o Brasil era o único país independente do continente americano, governado por um monarca. Essa liberdade foi conquistada depois que D. Pedro I, em 07 de setembro de 1822, proclamou a independência do Brasil.

D. Pedro II vinha sendo duramente criticado pelos militares, oficiais do exército que tinham lutado na guerra contra o Paraguai, onde estes queriam que a forma de governo aqui estabelecida passasse de monarquia para república.

Um governo republicano é aquele em que o povo escolhe o seu governante, o presidente, através do voto livre, secreto, de tempos em tempos, variando de acordo com cada país.

Além disso, os fazendeiros estavam insatisfeitos com a libertação dos escravos, pois perderam muito dinheiro já que os mesmos eram vendidos por cabeça, além de serem a mão de obra mais barata da época.

A igreja (católica) também estava insatisfeita com o imperador, que tinha o poder de nomear os bispos. Ocorre que alguns destes foram punidos e presos, motivo pelo qual a igreja se afastou do governo, passando a discordar das tomadas de decisões do mesmo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os cafeicultores assim como a classe média também não apoiavam o imperador, buscavam ter maior participação na política e queriam tomar decisões que tivessem mais ligadas aos seus interesses.


Movimento da Proclamação da República – Praça da Aclamação

O militar, marechal Deodoro da Fonseca, resolveu comandar o movimento para a tomada do governo, tirando o imperador do poder.

O imperador, sabendo disso, mandou prender Deodoro, mas este apoiado pelo exército e unido com toda a classe popular, civis e jornalistas se dirigiu à Praça da Aclamação no Rio de Janeiro e proclamou a república, assumindo o poder como primeiro presidente do Brasil.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Você pode se interessar também

História

Política do Café com Leite

Datas Comemorativas

Descobrimento do Brasil ou conquista portuguesa?

História

Tenentismo

História

Primeiro tanque de guerra da História

Últimos artigos

Escandinávia

A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.

Simón Bolívar

Simón Bolívar foi um dos nomes mais importantes da história sul-americana, tendo participação direta nas independências de países, como Venezuela e Colômbia.

Monarquia

Monarquia é a forma de governo mais antiga que existe no mundo, e atualmente mais de 40 países adotam-na sob dois modelos: constitucional e absoluto.

Marquês de Pombal

Marquês de Pombal ficou conhecido por ter sido o administrador de Portugal entre 1750 e 1777, promovendo reformas que fizeram parte do Reformismo Ilustrado.