Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

Proclamação da República

Detalhes marcantes da história do Brasil que levaram à queda do império.

por Jussara de Barros
Deodoro da Fonseca Deodoro da Fonseca

No dia 15 de novembro comemoramos a Proclamação da República de nosso país. Esse fato é uma data importante, pois o Brasil era o único país independente do continente americano, governado por um monarca. Essa liberdade foi conquistada depois que D. Pedro I, em 07 de setembro de 1822, proclamou a independência do Brasil.

D. Pedro II vinha sendo duramente criticado pelos militares, oficiais do exército que tinham lutado na guerra contra o Paraguai, onde estes queriam que a forma de governo aqui estabelecida passasse de monarquia para república.

Um governo republicano é aquele em que o povo escolhe o seu governante, o presidente, através do voto livre, secreto, de tempos em tempos, variando de acordo com cada país.

Além disso, os fazendeiros estavam insatisfeitos com a libertação dos escravos, pois perderam muito dinheiro já que os mesmos eram vendidos por cabeça, além de serem a mão de obra mais barata da época.

A igreja (católica) também estava insatisfeita com o imperador, que tinha o poder de nomear os bispos. Ocorre que alguns destes foram punidos e presos, motivo pelo qual a igreja se afastou do governo, passando a discordar das tomadas de decisões do mesmo.

Os cafeicultores assim como a classe média também não apoiavam o imperador, buscavam ter maior participação na política e queriam tomar decisões que tivessem mais ligadas aos seus interesses.


Movimento da Proclamação da República – Praça da Aclamação

O militar, marechal Deodoro da Fonseca, resolveu comandar o movimento para a tomada do governo, tirando o imperador do poder.

O imperador, sabendo disso, mandou prender Deodoro, mas este apoiado pelo exército e unido com toda a classe popular, civis e jornalistas se dirigiu à Praça da Aclamação no Rio de Janeiro e proclamou a república, assumindo o poder como primeiro presidente do Brasil.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Carregando...

Você pode se interessar também

História

Tenentismo

História

Política do Café com Leite

História

DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado Novo

História

Abolição da escravatura no Brasil

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Acentuação gráfica

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.