Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

21 de abril – Dia de Tiradentes

O Dia de Tiradentes é celebrado em 21 de abril, sendo uma data em homenagem a Tiradentes, participante da Inconfidência Mineira.

Pintura representando a resposta de Tiradentes à comutação da pena de morte dos inconfidentes, em alusão ao Dia de Tiradentes Tiradentes foi participante da Inconfidência Mineira. O dia de sua morte, 21 de abril, é um feriado nacional atualmente.[1]

O Dia de Tiradentes é uma data comemorativa celebrada em 21 de abril. A data é considerada um feriado nacional e é celebrada em homenagem a Tiradentes, um dos envolvidos na Inconfidência Mineira, conspiração organizada pela elite de Minas Gerais contra o domínio e a política fiscal lusa no final do século XVIII.

Tiradentes atuou como propagandista dessa conspiração, sendo o único envolvido executado pelas autoridades portuguesas (foi enforcado e esquartejado). Sua morte foi resgatada por finalidade política no final do século XIX, e ele se transformou em um mártir da história brasileira, sendo visto por muitos como um símbolo da luta pela liberdade.

Leia mais: 15 de novembro — Dia da Proclamação da República

Resumo sobre o Dia da Tiradentes

  • O Dia de Tiradentes é um feriado nacional celebrado em 21 de abril.
  • Acontece em homenagem a Tiradentes, figura envolvida com a Inconfidência Mineira.
  • Tiradentes foi o único insurgente que recebeu pena de execução, sendo enforcado em 21 de abril de 1792.
  • Ele era propagandista da conspiração, e isso e outros fatores contribuíram para a sua morte.
  • Foi transformado em mártir no final do século XIX, durante o governo de Deodoro da Fonseca.

Videoaula sobre Dia de Tiradentes

O que se comemora no Dia de Tiradentes?

O Dia de Tiradentes é uma data comemorativa celebrada anualmente no dia 21 de abril em nosso país. Esse dia celebra a figura de Tiradentes, um dos participantes da Inconfidência Mineira, revolta separatista que estava sendo organizada para acontecer em Minas Gerais no final do século XVIII.

Os inconfidentes, como ficaram conhecidos, estavam insatisfeitos com o domínio português, em especial com a política fiscal de Portugal em relação ao ouro extraído da capitania de Minas Gerais. Tiradentes era uma das peças dessa conspiração, que procurava expulsar as autoridades portuguesas, perdoar as dívidas da elite mineira e transformar Minas Gerais em uma república.

A celebração da figura de Tiradentes se transformou em algo importante a partir do momento que o Brasil se transformou em república, no final do século XIX. Isso porque os governos republicanos precisavam de personalidades para estabelecer legitimidade histórica à República no Brasil.

Tiradentes então foi resgatado e tornou-se um símbolo na luta pela liberdade no Brasil. É importante pontuar que a data é vista de maneira crítica pelos historiadores, que entendem que, apesar de lutar por sua independência, a Inconfidência Mineira tinha problemas, como o fato de que os envolvidos com esse movimento eram escravocratas.

O Dia de Tiradentes é feriado?

O Dia de Tiradentes, como já vimos, é celebrado em 21 de abril, e essa data é feriado nacional, de acordo com a lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. Essa lei estabelece que as seguintes datas são feriados nacionais: 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

Quem é Tiradentes?

Tiradentes foi um dos personagens da Inconfidência Mineira e teve grande repercussão na nossa história porque foi o único dos envolvidos a ser punido com a pena capital. Tiradentes era um militar e um dentista amador que aderiu ao movimento por ser um defensor dos ideais iluministas e por ter sido prejudicado pelo visconde de Barbacena, autoridade colonial da capitania. Esse visconde teria destituído Tiradentes do comando da cavalaria que monitorava o Caminho Novo (que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais).

Tiradentes atuava como propagandista, divulgando o movimento e procurando conquistar novos apoiadores. Quando a conspiração foi denunciada, as autoridades coloniais agiram rapidamente para prender todos os envolvidos denunciados.

Tiradentes foi preso em maio de 1789, e passou por um longo julgamento, que se estendeu por mais de dois anos. Ele ficou marcado como um dos envolvidos mais radicais da Inconfidência Mineira, e não negou o seu envolvimento nem demonstrou ter se arrependido. Ter sido propagandista também contribuiu negativamente para sua situação.

Além de tudo, Tiradentes não pertencia à elite econômica de Minas Gerais. A soma de todos esses fatores fez com que ele fosse o único a ser condenado à morte. Outros inconfidentes receberam a pena mas também o perdão da rainha de Portugal antes da execução. Tiradentes não recebeu esse perdão e foi enforcado no Rio de Janeiro. Caso queira saber mais sobre quem foi Tiradentes, leia nosso texto.

Importância do Dia de Tiradentes para o Brasil

O Dia de Tiradentes é uma das datas cívicas brasileiras e é entendido por muitos como um símbolo da luta pela liberdade em nosso país. Muitos entendem que a atuação dos mineiros contra Portugal foi um símbolo da mobilização dos brasileiros pela liberdade. Os historiadores, por sua vez, contestam isso, uma vez que a Inconfidência Mineira foi um movimento que lutava pela independência de Minas Gerais e não pela independência do Brasil.

Como citado, a figura de Tiradentes também conquistou importância política, uma vez que ele foi resgatado pelos defensores da república, que queriam dar validade histórica para a luta pelo sistema republicano no Brasil. Por isso sua morte foi transformada em feriado nacional já durante o governo de Deodoro da Fonseca.

Leia mais: 7 de setembro — Dia da Independência do Brasil

Por que o Dia de Tiradentes é no dia 21 de abril?

O Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril porque foi nesse dia, em 1792, que Tiradentes foi executado pelas autoridades coloniais. Sua execução foi transformada em um grande espetáculo pelas autoridades portugueses e somente a leitura da sentença durou 18 horas.

Tiradentes foi enforcado, depois o seu corpo foi esquartejado e suas partes foram espalhadas pelo Caminho Novo. A cabeça de Tiradentes foi colocada em uma estaca e em exposição na cidade de Vila Rica.

Fontes

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

15 de novembro – Dia da Proclamação da República

Datas Comemorativas

19 de novembro – Dia da Bandeira

Datas Comemorativas

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Datas Comemorativas

7 de setembro - Independência do Brasil

Últimos artigos

Nomadismo

O nomadismo é um estilo de vida em que os seres humanos não possuem residência em um local fixo, mudando-se de tempos em tempos de acordo com sua necessidade.

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.