Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Estados Físicos da Matéria

Principais características dos estados sólido, líquido e gasoso.

Estado Gasoso - Fumaça e Neblina Estado Gasoso - Fumaça e Neblina

Podemos chamar de matéria tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa. É o corpo das coisas, dos objetos, animais, plantas e pessoas.

Existem três estados físicos em que as matérias podem se apresentar: o sólido, o líquido e o gasoso. Esses estados variam de acordo com as condições em que se encontram, dependendo da temperatura e da pressão da atmosfera.

No estado sólido, as partículas se encontram aglomeradas, condensadas, fortemente unidas, dando a forma ao objeto ou ao corpo. Como exemplo de estado sólido temos a cadeira, a mesa, o lápis, o ferro, um toco de madeira, dentre vários outros. O gelo é a água em estado sólido. Os sólidos são medidos através de unidades de massa: miligramas, gramas, quilogramas, toneladas, dentre outros.


Matérias em estado sólido

No estado líquido, as partículas (aquilo que nomeamos como pedacinhos) encontram-se menos unidas, não tendo uma forma determinada. Podemos observar que os líquidos sempre se adaptam ao formato do recipiente em que são colocados. É só você se lembrar de um copo com água, um vaso de flores ou mesmo a água derramada sobre o chão. Os líquidos são medidos através de unidades de volume, em mililitros, litros, centímetros cúbicos, etc., sendo que a unidade fundamental para esse tipo de medida é o metro cúbico (m3). Um corpo líquido possui apenas volume definido.


Estado líquido da matéria

No estado gasoso os corpos também não possuem formas próprias, mas se espalham pelo espaço. Nesse estado, os pedacinhos estão ligados de forma bem fraca, deixando o corpo (gás) sem forma nem volume definidos. Podemos observar o estado gasoso quando tomamos banho bem quente e aparece uma fumaça esbranquiçada que sai da água. Essa fumaça é a água menos condensada, pouco unida, sendo espalhada pelo ar.  Outro exemplo é quando a mamãe abre uma panela de comida bem quente e sai uma fumacinha de dentro dela. Isso é vapor, ou seja, o corpo em estado gasoso.
As medidas dos gasosos são feitas através de aparelhagens especiais, não sendo possível que o homem a meça, como no caso dos sólidos e dos líquidos.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Coloides

Ciências

Como é feito o leite condensado?

Ciências

Estado físico do fogo

Ciências

Produção do óleo de soja

Últimos artigos

Sistema imunológico

Sistema imunológico nos ajuda a evitar uma série de doenças, sendo uma rede de proteção eficiente e fundamental para nossa sobrevivência.

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.