O calor e a temperatura são conceitos muito confundidos pelas pessoas, mas que significam coisas distintas.
Calor e temperatura são conceitos estudados por uma área chamada termologia. O calor é a energia que passa de um lugar para outro quando os lugares estão em diferentes temperaturas. Já a temperatura está relacionada à agitação dos átomos e moléculas que compõem um corpo. A principal diferença entre os conceitos é que o calor só ocorre se tivermos diferença de temperatura, enquanto a temperatura não depende do calor, apenas da vibração dos átomos.
Leia também: O que é energia?
O calor é uma energia que passa de um lugar (ou algo) mais quente para outro mais frio até que tudo tenha a mesma temperatura. Por exemplo, quando tomamos banho quente, inicialmente a temperatura da água nos incomoda, mas, depois de um tempo, nos acostumamos.
A unidade que se mede o calor, pelo Sistema Internacional de Unidades, é o Joule, mas também pode ser a caloria.
Para convertermos de caloria para Joule, multiplicamos o valor dado em caloria por 4,184; por exemplo, 100 calorias são 418,4 Joules.
\(100\, \text{cal} \cdot 4,184 = 418,4\, \text{J} \)
Já para convertermos de Joule para calorias, dividimos o valor dado em Joule por 4,184; por exemplo, 100 Joules são aproximadamente 23,9 calorias.
\(\frac{100\, \text{J}}{4,184} \cong 23,9\, \text{cal} \)
Existem dois tipos de calor, o calor latente e o calor sensível.
Existem três formas de propagação do calor, a condução, a convecção e a irradiação.
A temperatura é o nível de vibração das moléculas, átomos e partículas de um corpo. Isso quer dizer que, quanto maior for à temperatura de algo, mais agitadas serão as moléculas, átomos e partículas que o constituem.
A unidade que se mede a temperatura, pelo Sistema Internacional de Unidades, é o Kelvin (usada nos laboratórios), mas também pode ser o Celsius (usada na maioria dos países) ou o Fahrenheit (usado em poucos países, como Estados Unidos, Bahamas e Belize).
Para convertermos de Kelvin para Celsius ou Fahrenheit (ou vice-versa), usamos as escalas termométricas — fórmulas para conversão de unidades de medida de temperatura.
→ Para convertermos de Kelvin para Celsius (ou vice-versa), usamos a fórmula:
\(T_C = T_K - 273 \)
TC → temperatura na escala Celsius, medida em [°C].
TK → temperatura na escala Kelvin, medida em [K].
Por exemplo, 10 ºC são aproximadamente 283 K.
\(T_C=T_K-273\)
\(10=T_K-273\)
\(T_K=10+273\)
\(T_K=283 K\)
→ Para convertermos de Kelvin para Fahrenheit (ou vice-versa), usamos a fórmula:
\(\frac{T_F - 32}{9} = \frac{T_K - 273}{5} \)
TF → temperatura na escala Fahrenheit, medida em [°F].
TK → temperatura na escala Kelvin, medida em [K].
Por exemplo, 10 ºF são aproximadamente 260,7 K.
\(\frac{T_F - 32}{9} = \frac{T_K - 273}{5} \)
\(\frac{10 - 32}{9} = \frac{T_K - 273}{5} \)
\(\frac{-22}{9} = \frac{T_K - 273}{5} \)
\(\frac{-22}{9} \cdot 5 = T_K - 273 \)
\(-12,22=T_K-273\)
\(T_K=-12,22+273\)
\(T_K \cong 260,7 K\)
→ Para convertermos de Celsius para Fahrenheit (ou vice-versa), usamos a fórmula:
\(\frac{T_C}{5} = \frac{T_F - 32}{9} \)
TC → temperatura na escala Celsius, medida em [°C].
TF → temperatura na escala Fahrenheit, medida em [°F].
Por exemplo, 10 ºC são 50 ºF.
\(\frac{T_C}{5} = \frac{T_F - 32}{9} \)
\(\frac{10}{5} = \frac{T_F - 32}{9} \)
\(2 = \frac{T_F - 32}{9} \)
\(T_F-32=2 \cdot 9\)
\(T_F-32=18\)
\(T_F=18+32\)
\(T_F=50 °F\)
Leia também: Qual é o estado físico do fogo?
A primeira diferença entre o calor e a temperatura está nas suas definições, em que o calor é o fluxo de energia entre locais ou corpos e a temperatura é o nível de vibração dos átomos de um corpo.
A segunda diferença entre o calor e a temperatura está na unidade de medida. A unidade de medida do calor é o Joule e a unidade de medida da temperatura é o Kelvin.
A terceira diferença entre o calor e a temperatura está no fato de que o calor varia com o calor específico, o calor latente ou a mudança de temperatura, enquanto a temperatura, por si só, não depende dessas grandezas.
1) (Uerj) Observe na tabela os valores das temperaturas dos pontos críticos de fusão e de ebulição, respectivamente, do gelo e da água, à pressão de 1 atm, nas escalas Celsius e Kelvin.
Considere que, no intervalo de temperatura entre os pontos críticos do gelo e da água, o mercúrio em um termômetro apresenta uma dilatação linear. Nesse termômetro, o valor na escala Celsius correspondente à temperatura de 313 K é igual a:
a) 20
b) 30
c) 40
d) 60
Resolução:
Alternativa C. Converteremos a temperatura na escala Kelvin para a escala Celsius empregando a fórmula de escalas termométricas:
\(T_C=T_K-273\)
\(T_C=313-273\)
\(T_C=40 ℃\)
2) (CFT-PR) Analise as situações a seguir descritas, considerando-se o processo de transferência de calor relacionado a cada uma delas:
I – Um legume se aquece ao ser colocado dentro de uma panela com água fervente.
II – O congelador, localizado na parte superior de uma geladeira, resfria todo o interior da mesma.
III – Os componentes eletrônicos de aparelhos, em funcionamento, de uma estação espacial, transmitem calor para o espaço.
As situações I, II e III correspondem, respectivamente, aos processos de
a) condução, convecção e condução.
b) convecção, radiação e convecção.
c) condução, convecção e radiação.
d) radiação, condução e radiação.
Resolução:
Alternativa C.
I – Um legume se aquece ao ser colocado dentro de uma panela com água fervente por meio da condução, já que ele está em contato com a água quente.
II – O congelador, localizado na parte superior de uma geladeira, resfria todo o interior dela por meio da convecção térmica, já que o ar quente sobe e o ar frio desce.
III – Os componentes eletrônicos de aparelhos, em funcionamento, de uma estação espacial transmitem calor para o espaço por meio da irradiação (ou radiação) térmica, já que no espaço não temos meio.
Fontes
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor (vol. 2). Editora Blucher, 2015.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica (vol. 2). 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016.