Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Estados físicos da água e suas mudanças

Os diferentes estados físicos da água podem ser observados, naturalmente, no nosso planeta. A água dos rios e mares, por exemplo, está no estado líquido. Já a água das geleiras está no estado sólido, e, na atmosfera, encontramos a água no estado gasoso. Frequentemente essa substância pode mudar de um estado físico para outro a depender de fatores como a temperatura e a pressão.

Leia mais: Terra: planeta água? Será que poderíamos apelidar nosso planeta de outra forma?

Os três estados físicos da água

A água é encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Ela é uma das poucas substâncias que podem ser encontradas naturalmente em seus três estados.

A água é encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.
  • Sólido: a água no estado sólido pode ser observada, por exemplo, nos polos, no pico das  montanhas e nos icebergs. Nesse caso, as moléculas de água estão bem próximas umas das outras, e a substância adquire forma e volume bem definidos.
  • Líquido: a água no estado líquido é encontrada nos rios, lagos, mares, oceanos e nos lençóis subterrâneos. Essa é a principal forma como a água é encontrada no planeta. A água no estado líquido apresenta moléculas mais afastadas do que no estado sólido, e ela adquire a forma do recipiente em que está contida. Você pode conferir essa propriedade ao observar a água em um copo. Quando no estado líquido, ela adquire a forma do copo, e quando no estado sólido, permanece com sua forma definida.
  • Gasoso: a água no estado gasoso pode ser observada na atmosfera. Nesse caso verificamos que suas moléculas ficam bem afastadas umas das outras, não possuindo nem forma nem volume definidos.

Mudanças de estado físico da água

Quando a água passa de um estado físico para outro, dizemos que ocorreu uma mudança de estado. Essa mudança ocorre devido a variações na temperatura ou na pressão em valores específicos. A água, por exemplo, passa do estado sólido para o líquido à 0 ºC a uma pressão de 1 atm.

Observe na figura as diferentes mudanças de estado físico da água.

Vejamos, a seguir, as mudanças de estado que ocorrem na água:

  • Fusão: passagem de uma substância do estado sólido para o líquido. Para que isso ocorra, é necessário que a substância ganhe calor. A fusão pode ser observada quando vemos o gelo derretendo.
  • Vaporização: passagem de uma substância do estado líquido para o gasoso. Para que isso ocorra, a substância deve ganhar calor. A vaporização pode ocorrer de três maneiras: evaporação, ebulição e calefação. A primeira é uma vaporização que ocorre de maneira mais lenta. Um exemplo é quando colocamos uma roupa no varal para secar. A segunda, por sua vez, é mais rápida que a anterior, sendo observada a formação de bolhas. Pode ser conferida quando colocamos uma água para ferver. A terceira ocorre de maneira muito mais rápida do que as outras formas. Quando uma gota de água cai sobre uma chapa quente, por exemplo, podemos observar a calefação.
  • Solidificação: passagem de uma substância do estado líquido para o sólido. Para que  ocorra, é necessário que a substância perca calor. Quando a água no estado líquido forma o gelo no freezer, por exemplo, estamos observando a solidificação.
  • Condensação: também chamada de liquefação, ocorre quando uma substância passa do estado gasoso para o líquido, perdendo calor. A condensação é responsável pela formação das nuvens.
  • Sublimação: acontece quando uma substância passa diretamente do estado sólido para o gasoso. O processo inverso recebe o nome de ressublimação ou também pode ser chamado de sublimação.

Para saber mais sobre esse importante processo para o meio ambiente e os seres humanos, leia: Ciclo da água.

Vamos revisar o que aprendemos?

A figura a seguir apresenta letras e números que indicam, respectivamente, os estados físicos da água e suas mudanças. Identifique o estado indicado por cada letra e as mudanças indicadas por cada número.

Identifique que estado físico da água está representado nas letras A, B e C e as mudanças de estado indicadas em 1, 2, 3 e 4.

Conseguiu identificar? Confira a seguir a resposta:

A- Sólido

B- Líquido

C- Gasoso

1- Fusão

2- Vaporização

3- Condensação

4-Solidificação

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Ciclo da água

Ciências

Consumo consciente de água

Ciências

Fazendo um vidro falso

Ciências

Funcionamento de uma panela de pressão

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.