Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Funcionamento de uma panela de pressão

Entenda o funcionamento de uma panela de pressão e como ela consegue cozinhar os alimentos de forma mais rápida!

Panela utilizada para cozinhar os alimentos de forma mais rápida Panela utilizada para cozinhar os alimentos de forma mais rápida

 Com certeza você já deve ter acompanhado na sua casa ou na casa de parentes alguém colocando algum alimento para cozinhar em uma panela de pressão. Mas você já se perguntou por que essa panela recebeu esse nome, por que ela é utilizada e como é o seu funcionamento?

A panela de pressão recebeu esse nome porque em seu interior temos o aumento da pressão do ar em relação a qualquer outro tipo de material ou ambiente, tendo como consequência o aumento da temperatura de ebulição (temperatura em que o líquido torna-se vapor) do líquido presente na panela.

Ela é utilizada quando um alimento tem difícil cozimento. Assim, para ganhar tempo e gastar uma menor quantidade de gás de cozinha, nós utilizamos esse equipamento. Como o líquido presente nela (água) apresenta uma temperatura maior (acima de 100 oC), o alimento fica em um ambiente com mais calor, o que torna o cozimento mais rápido.

O funcionamento da panela de pressão está relacionado com o fato de ela conseguir (dentro dela, é claro) elevar a pressão atmosférica. Esse aumento ocorre porque, quando a água está sendo aquecida no interior da panela, ela passa para o estado de vapor. Como a panela é fechada, o vapor de água não tem para onde sair e começa, então, a chocar-se com mais intensidade contra as paredes da panela, aumentando, consequentemente, a pressão. Com uma alta pressão, o líquido demora mais para entrar em ebulição e cozinha mais rapidamente os alimentos.

A panela de pressão apresenta uma borracha que fica presa na parte de dentro da tampa. Essa borracha serve para fechá-la hermeticamente (não deixar entrar nem sair ar). Para permitir que o excesso de vapor dentro da panela saia, evitando, assim, que ela exploda, existem duas válvulas. Uma delas apresenta um pino (chamada válvula controle) que sobe e desce, permitindo que o vapor saia e a pressão no interior não suba a níveis excessivos. Se a pressão for muito grande e essa válvula não for suficiente para diminuir a pressão, a outra válvula, que é a de segurança, será acionada e rompida para que a pressão seja aliviada.


Representação das válvulas presentes em uma panela de pressão

 

Por Me. Diogo Lopes Dias

Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Estados físicos da água e suas mudanças

Últimos artigos

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.

Roma Antiga

Roma Antiga foi uma das principais civilizações da Idade Antiga. Sua história é dividida pelos historiadores em três períodos: monarquia, república e império.