Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Granizo

Entenda o que é o granizo, a chuva de gelo, e como esse fenômeno ocorre na natureza!

O granizo consiste na chuva em forma de pedras de gelo O granizo consiste na chuva em forma de pedras de gelo

O granizo é um tipo de precipitação (ou seja, chuva) que cai do céu em forma de gelo sólido em pequenos pedaços. Normalmente, esses pedaços têm mais de cinco milímetros (meio centímetro), mas podem aparecer alguns de tamanhos bem maiores!

Como se forma o granizo?

O granizo forma-se a partir de uma nuvem muito específica que recebe o nome de cumulonimbus, que costuma aparecer nas áreas tropicais e quentes. Essa nuvem tem como característica o fato de ela ser muito “esticada” no sentido horizontal, com uma altura que possui, aproximadamente, 1600 metros da sua base até o seu ponto mais alto.

Quando essa nuvem forma-se na atmosfera em temperaturas extremamente baixas, a precipitação da chuva, ou de parte dela, acontece na forma de pequenos pedaços de gelo, que chamamos de granizo. Isso acontece pela rápida mudança de estado físico da água: de gasoso para sólido.

O granizo pode matar?

Já houve alguns registros de pessoas mortas por chuvas de granizo ou pelo impacto de grandes pedras de gelo formadas nessas chuvas. Mas não se preocupe, pois isso não é muito comum e ocorreu raríssimas vezes na história.

O maior problema refere-se aos danos causados, como prejuízos materiais em casas, carros e outros. Mas, por via das dúvidas, quando você perceber que está começando a chover granizo, é melhor procurar um local seguro para abrigar-se.

É importante não confundir granito e granizo, pois são termos diferentes! O granizo é uma pedra de gelo que cai durante algumas chuvas; o granito é uma rocha ígnea que, para nossa sorte, não cai do céu!

 

Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Chuva

Ciências

Ciclo da água

Ciências

Estados físicos da água

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.