Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Chuva

Saiba o que é chuva, como ela se forma e quais são seus tipos

A atmosfera é carregada de vapores d’água, que são gotículas de água (em estado gasoso) mais leves que o ar. Esses vapores d’água são provenientes da evaporação das águas dos oceanos. Quando se juntam, eles formam nuvens no céu. As nuvens são resultado da condensação dos vapores d’água presentes na atmosfera.

Em determinado momento, as nuvens acumularão muito vapor d’água. Em decorrência, a gravidade não consegue suportar essa carga, havendo a precipitação da água no seu estado líquido. Ou seja, o ar agora é mais leve do que as gotas de água. Isso é o que conhecemos por chuva.

Em alguns casos, em função da elevada altitude das nuvens, as temperaturas são extremamente baixas, ficando abaixo de zero grau. Assim, formam-se pequenos cristais de gelo. Quando a gravidade não consegue suportar esse peso, há a precipitação da água em forma de gelo, ou a chamada neve.

As nuvens são os vapores d’água em união
As nuvens são os vapores d’água em união

Existem três tipos de chuvas: frontais, convectivas e orográficas.

Frontais: quando duas massas de ar, quente e fria, se chocam. A água se condensa e cai sob a forma líquida.

Convectivas: quando a massa de ar quente eleva-se até às camadas mais frias da atmosfera. Ou seja, a massa de ar quente, carregada de vapor d’água, sobe para camadas mais elevadas e frias. Assim, a água, no estado gasoso, sofre uma condensação, precipitando-se na forma líquida.

Orográficas: chamadas de chuvas de relevo, ocorrem quando há um encontro de ventos quentes e úmidos com áreas do relevo elevadas, como montanhas.

Para se medir a quantidade de chuvas em determinada localização, é utilizado o pluviômetro.

Pluviômetro: instrumento utilizado para medição da quantidade de águas de uma chuva
Pluviômetro: instrumento utilizado para medição da quantidade de águas de uma chuva


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

 

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Sem as chuvas, a população não sobreviveria Sem as chuvas, a população não sobreviveria
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Chuva ácida

Geografia

Massas de Ar

Geografia

Camadas da Atmosfera

Geografia

Granizo

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.