Saiba o que é chuva, como ela se forma e quais são seus tipos
A atmosfera é carregada de vapores d’água, que são gotículas de água (em estado gasoso) mais leves que o ar. Esses vapores d’água são provenientes da evaporação das águas dos oceanos. Quando se juntam, eles formam nuvens no céu. As nuvens são resultado da condensação dos vapores d’água presentes na atmosfera.
Em determinado momento, as nuvens acumularão muito vapor d’água. Em decorrência, a gravidade não consegue suportar essa carga, havendo a precipitação da água no seu estado líquido. Ou seja, o ar agora é mais leve do que as gotas de água. Isso é o que conhecemos por chuva.
Em alguns casos, em função da elevada altitude das nuvens, as temperaturas são extremamente baixas, ficando abaixo de zero grau. Assim, formam-se pequenos cristais de gelo. Quando a gravidade não consegue suportar esse peso, há a precipitação da água em forma de gelo, ou a chamada neve.
As nuvens são os vapores d’água em união
Existem três tipos de chuvas: frontais, convectivas e orográficas.
Frontais: quando duas massas de ar, quente e fria, se chocam. A água se condensa e cai sob a forma líquida.
Convectivas: quando a massa de ar quente eleva-se até às camadas mais frias da atmosfera. Ou seja, a massa de ar quente, carregada de vapor d’água, sobe para camadas mais elevadas e frias. Assim, a água, no estado gasoso, sofre uma condensação, precipitando-se na forma líquida.
Orográficas: chamadas de chuvas de relevo, ocorrem quando há um encontro de ventos quentes e úmidos com áreas do relevo elevadas, como montanhas.
Para se medir a quantidade de chuvas em determinada localização, é utilizado o pluviômetro.
Pluviômetro: instrumento utilizado para medição da quantidade de águas de uma chuva
Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: