Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Camadas da atmosfera

As camadas da atmosfera são regiões da cobertura gasosa da Terra que protegem o planeta e auxiliam na sua regulação térmica, sendo importantes para a manutenção da vida.

Ilustração mostrando as camadas da atmosfera terrestre. Compostas essencialmente por gases, as camadas da atmosfera protegem o planeta e auxiliam na regulação térmica que garante a existência de vida na Ter

As camadas da atmosfera são as diferentes regiões em que se divide a cobertura gasosa do planeta Terra. São cinco no total:

  • troposfera;

  • estratosfera;

  • mesosfera;

  • termosfera;

  • exosfera.

Essas camadas realizam a proteção do nosso planeta contra ameaças externas, como os meteoroides, além de filtrar a radiação danosa proveniente do Sol e auxiliar a manter as temperaturas terrestres em patamares que permitem a existência de diferentes formas de vida.

Leia também: Atmosfera — mais detalhes sobre a cobertura gasosa do planeta Terra

Resumo sobre camadas da atmosfera

  • As camadas da atmosfera são as diferentes regiões em que se divide a cobertura gasosa do planeta Terra.

  • A atmosfera do planeta Terra é dividida em cinco camadas:

    • Troposfera: camada mais próxima da superfície.

    • Estratosfera: camada que abriga a camada de ozônio.

    • Mesosfera: com baixas temperaturas, essa camada é onde se formam os meteoros.

    • Termosfera: com elevadas temperaturas, essa camada filtra os raios UV.

    • Exosfera: camada mais externa da atmosfera.

  • As camadas da atmosfera são formadas por gases como nitrogênio e oxigênio.

  • Sua função é proteger o planeta Terra e regular as temperaturas para a manutenção da vida.

Quais são as camadas da atmosfera?

A atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas, as quais se iniciam imediatamente sobre a superfície terrestre e se estendem até o espaço, com dimensão vertical de aproximadamente 10.000 quilômetros. A partir da superfície terrestre, são camadas da atmosfera:

  • troposfera;

  • estratosfera;

  • mesosfera;

  • termosfera;

  • exosfera.

Características das camadas da atmosfera

Camada

Características

Troposfera

Camada mais baixa da atmosfera, que tem início acima da superfície terrestre. Tem entre 18 e 20 quilômetros de extensão vertical, sendo menos espessa sobre os polos. Concentra quase todo o vapor d’água em suspensão na atmosfera, além de conter cerca de 80% de seu volume total. As temperaturas na troposfera variam entre 20º C e -70º C, diminuindo a uma taxa de 0,6º C a cada 100 metros de altitude. É na troposfera que acontecem os fenômenos meteorológicos.

Estratosfera

Camada imediatamente acima da troposfera e abaixo da mesosfera, com espessura aproximada de 35 quilômetros. A estratosfera pode chegar a uma altitude de 50 quilômetros. Composta por gases como oxigênio, nitrogênio e ozônio, é uma camada de proteção do planeta contra os raios ultravioleta do Sol. É na estratosfera que fica a chamada camada de ozônio, que exerce essa função protetora. Ademais, a maior parte dos satélites artificiais e os balões meteorológicos estão situados na estratosfera.

Mesosfera

Camada intermediária da atmosfera, localizada entre a estratosfera e a termosfera. Sua espessura é de aproximadamente 35 quilômetros, chegando a até 85 quilômetros de altitude. A mesosfera registra as temperaturas mais baixas da atmosfera terrestre, e tem como função principal a proteção da Terra contra corpos estranhos oriundos do espaço e que oferecem ameaça à integridade do planeta. É nessa camada que se formam os meteoros.

Termosfera

Camada da atmosfera localizada acima da mesosfera e abaixo da exosfera, sendo a quarta a partir da superfície terrestre. Sua altitude máxima é de 600 quilômetros. Essa é a camada que registra as maiores temperaturas da atmosfera, o que se deve à absorção de radiação solar para garantir a proteção do planeta Terra. Por essa razão, aliás, é que a espessura da termosfera pode se ampliar em períodos de maior atividade solar. É na termosfera em que se encontra a ionosfera.

Exosfera

Camada mais externa da atmosfera. Sua base é a que se encontra mais distante da superfície terrestre. Trata-se da camada de maior espessura da atmosfera, com mais de 10.000 quilômetros. É ela que representa o limiar entre o planeta Terra e o espaço, dispondo de ar bastante rarefeito e temperaturas que variam de 0 a 1.700º C. Pode-se dizer que a exosfera é a primeira camada de proteção do planeta, filtrando parte da radiação proveniente do Sol.

Função das camadas da atmosfera

A principal função das camadas da atmosfera é proteger o planeta Terra.

As camadas da atmosfera têm algumas funções básicas, que são:

  • Proteger a Terra dos raios ultravioleta (UV) provenientes do Sol. Esse tipo de radiação é extremamente prejudicial para praticamente todas as formas de vida presentes no planeta, em especial para os seres humanos. Assim, a atmosfera funciona como um filtro.

  • Garantir a manutenção das temperaturas da Terra por meio do efeito estufa, que proporciona condições ideais para a existência de diferentes formas de vida no planeta.

Composição das camadas da atmosfera

A atmosfera é a cobertura gasosa que protege o planeta Terra e, portanto, suas camadas são formadas essencialmente por gases. Os gases presentes em maior quantidade nas camadas atmosféricas estão listados abaixo:

  • nitrogênio (N2);

  • oxigênio (O2);

  • dióxido de carbono (CO2);

  • metano (CH4);

  • neônio (Ne);

  • hélio (He);

  • argônio (Ar);

  • hidrogênio (H);

  • ozônio (O3).

Curiosidades sobre as camadas da atmosfera

  • A última camada da atmosfera, a exosfera, praticamente se funde com o espaço. Não existe um limite determinado para onde ela termina.

  • Os satélites artificiais orbitam na exosfera.

  • As auroras boreal e austral acontecem na ionosfera, uma camada que integra a termosfera.

  • Chega a 2.000º C a temperatura na termosfera, o que se deve à imensa absorção de radiação ultravioleta proveniente do Sol.

  • A mesosfera registra as temperaturas mais baixas da atmosfera, que chegam a -90º C.

  • Os balões meteorológicos, que registram as condições de tempo atmosférico, voam através da estratosfera.

  • A troposfera, camada mais próxima da superfície terrestre, é onde circulam os aviões de passageiros e os voos comerciais.

Acesse também: Efeito estufa — detalhes sobre esse processo natural que permite a existência de vida no planeta Terra

Exercícios resolvidos sobre as camadas da atmosfera

Questão 1

(UFRGS) Assinale a afirmação correta sobre a atmosfera terrestre.

A) A atmosfera é mais densa em altas altitudes, e os gases mais abundantes são nitrogênio, vapor d’água e oxigênio.

B) A camada da atmosfera chamada estratosfera suporta a biosfera e é a principal região da atividade do tempo atmosférico.

C) Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.

D) As temperaturas na troposfera aumentam em altitude, pois o ozônio absorve a radiação ultravioleta e reirradia em ondas longas.

E) A pressão do ar aumenta com a altitude, ao contrário da temperatura do ar, pois ela é produzida por movimento, tamanho e número de moléculas do ar.

Resolução:

Alternativa C.

A maior parte da massa da atmosfera terrestre se encontra na camada mais próxima da superfície, que é a troposfera. A espessura dessa camada tende a variar entre o equador e os polos, ou seja, conforme a latitude.

Questão 2

As camadas da atmosfera têm como principal função a proteção do planeta Terra. Uma delas recebe a alcunha de “escudo” justamente por impedir a chegada de corpos estranhos de grandes dimensões até a superfície, causando a sua fragmentação e combustão. Esse processo dá origem aos meteoros, que são observados na:

A) troposfera.

B) exosfera.

C) mesosfera.

D) ionosfera.

E) termosfera.

Resolução:

Alternativa C.

Os meteoros são fenômenos luminosos decorrentes do atrito causado pela entrada de rochas oriundas do espaço em alta velocidade, e se formam na mesosfera.

Fontes

BUIS, Alan. Earth's Atmosphere: A Multi-layered Cake. NASA Global Climate Change, 2 out. 2019. Disponível em: https://climate.nasa.gov/news/2919/earths-atmosphere-a-multi-layered-cake/.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

MOLINA, Elder Cassola. (Coord.) Investigando a Terra. São Paulo: IAG – USP, 1997. Online. Disponível em: https://www.iag.usp.br/siae97/default.htm.

OLIVEIRA, Sonia Maria Barros de; CORDANI, Umberto Giuseppe; FAIRCHILD, Thomas Rich. Atmosfera, clima e mudanças climáticas. In: TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 108-127.

SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018. 224p.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

Atmosfera terrestre

Geografia

Camadas da Terra

Geografia

Chuva

Ciências

Climas do Brasil

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.