Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Efeito estufa

Tire todas as suas dúvidas sobre o efeito estufa!

Efeito Estufa é um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida. Entretanto, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente.

Imagine um carro que esteja com as janelas fechadas e debaixo do sol. Depois de certo tempo, o interior desse carro vai ficar muito quente, não é mesmo? Isso acontece porque os vidros do carro deixam o calor do sol entrar, mas não deixa este sair. No efeito estufa acontece a mesma coisa.

Esse nome – “efeito estufa” – originou-se da ideia de uma estufa usada para cultivar plantas. Nessas estufas, compostas por paredes e tetos de vidro, o calor entra e não sai, ajudando o aproveitamento desse calor pelas plantas, que passam a se desenvolver melhor.

Como funciona o efeito estufa?

Observe a figura abaixo:

Observe o comportamento dos raios solares

Quando os raios solares atingem a Terra, parte deles é “rebatida”, já a outra parte penetra, encontra a superfície terrestre e volta para a atmosfera. Dentre esses raios solares que voltam, parte deles é novamente refletida para dentro da Terra e parte vai embora para o espaço.

Naturalmente, esse processo é importante para a manutenção do calor na Terra. Sem o efeito estufa, o nosso planeta seria muito frio e a vida humana provavelmente não existiria.

Mas por que o efeito estufa é considerado um problema ambiental?

Esse fenômeno é considerado um problema ambiental porque o efeito estufa está ficando muito mais forte e aumentando cada vez mais as temperaturas na Terra. Se a camada de ozônio continuar diminuindo e o efeito estufa continuar aumentando, no futuro a Terra ficará muito quente.

O aumento do efeito estufa provoca o aumento das temperaturas

O principal poluente que causa o efeito estufa é o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2). Porém, existem outros gases que também possuem uma grande influência, como o óxido nitroso (N2O), o metano (CH4), o clorofluorcarboneto (CFC), os Hidrofluorcarbonetos (HFCs) e o Hexafluoreto de enxofre (SF6).

Os gases do efeito estufa surgem, principalmente, das atividades humanas, como a produção industrial, a queima de árvores, fumaças de automóveis e outros equipamentos que utilizam a queima de combustíveis fósseis.

Segundo o IBGE, além de contribuir para o aquecimento da Terra, o efeito estufa pode contribuir para a ocorrência de outros problemas:

a) alterações dos ecossistemas e extinções de espécies;

b) aumento da escassez de água, graças à diminuição das chuvas;

c) aumento da fome, porque a agricultura seria prejudicada pelo clima e pela falta d’água;

d) elevação do nível do mar e inundações de cidades litorâneas por causa do derretimento das geleiras;

e) proliferação de doenças, graças ao aumento do calor;

f) desequilíbrios climáticos.

Para combater o efeito estufa, nossas indústrias precisam se modernizar e implantar técnicas de redução da emissão dos gases do efeito estufa. Além disso, precisamos adotar medidas mais conscientes, diminuindo a poluição das cidades, reduzir a produção de lixo, conter o desmatamento e aumentar o número de árvores e, sempre que possível, economizar energia.

Precisamos diminuir a poluição para combater o efeito estufa


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia



Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

O efeito estufa recebe esse nome porque sua ação é semelhante a uma estufa artificial O efeito estufa recebe esse nome porque sua ação é semelhante a uma estufa artificial
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

Ciências

Poluição da água causada pelo derramamento de petróleo

Geografia

Elementos do clima

Geografia

Ilhas de Calor

Geografia

Mudanças climáticas

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.