Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Como é feito o leite condensado?

Clique para descobrir como é feito o leite condensado, produto que faz parte da composição de inúmeras sobremesas!

Pudim, pavê, brigadeiro e tortas são alguns exemplos de sobremesas feitas com um famoso produto industrializado, o leite condensado. Mesmo sendo muito apreciado por um grande número de pessoas, nem todos sabem como ele é produzido! Vamos saber mais sobre o assunto?

O leite condensado é um produto industrial que foi desenvolvido pela primeira vez em 1853 por um norte-americano chamado de Gail Borden Jr. Ele é produzido a partir do aumento da concentração do leite, isto é, há uma diminuição da quantidade de líquido (a água) e o aumento da quantidade de componentes sólidos, como os açúcares.

O termo condensado não quer dizer que o leite obtido da vaca passa pelo processo físico denominado de condensação. A condensação refere-se à passagem de um material do estado gasoso para o estado líquido, e isso não é o que acontece com o leite condensado, pois um dos objetivos do seu processo de produção é retirar parte da água.

A produção do leite condensado envolve algumas etapas importantes. São elas:

  • Centrifugação


Modelo de centrífuga utilizada para girar uma mistura

O leite é colocado em uma centrífuga (equipamento que o faz girar em 360 graus), o que faz com que todas as suas impurezas sejam deslocadas para o fundo do recipiente em virtude da diferença de densidade dos materiais presentes na mistura.

  • Filtração

O leite é retirado da centrífuga e passa por um filtro para retirar toda e qualquer impureza sólida ainda presente.

  • Pasteurização

Nessa etapa, o leite é aquecido até a temperatura de 75 oC e, em seguida, resfriado bruscamente para 20 oC. Esse método é realizado para a eliminação de micro-organismos (fungos e bactérias) que possam estar presentes na mistura.

  • Adição de açúcar

Após a pasteurização, o leite recebe uma generosa quantidade de açúcar (sacarose). Além de ficar bem adocicado, a alta quantidade de açúcar impede o desenvolvimento de fungos e bactérias. São adicionados cerca de 180 gramas de açúcar por litro de leite.

  • Evaporação

A mistura de leite e açúcar é adicionada a um equipamento (que controla pressão e temperatura) onde será aquecida até uma temperatura máxima de 70 oC. O aquecimento segue até que cerca de 60% da água seja evaporada. Quando essa quantidade de água tiver sido eliminada, o aquecimento é interrompido e a mistura é submetida a um súbito resfriamento (até 18oC).

  • Adição de lactose em pó

Ao final, é adicionada uma quantidade de lactose para aumentar a viscosidade do líquido e evitar a cristalização (material sólido deixa de estar dissolvido e passa a ser visível a olho nu) do açúcar.


Por Me. Diogo Lopes Dias

O leite condensado é produzido a partir do leite de vaca O leite condensado é produzido a partir do leite de vaca
Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Estados Físicos da Matéria

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.