Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Como é feito o leite condensado?

Clique para descobrir como é feito o leite condensado, produto que faz parte da composição de inúmeras sobremesas!

O leite condensado é produzido a partir do leite de vaca O leite condensado é produzido a partir do leite de vaca

Pudim, pavê, brigadeiro e tortas são alguns exemplos de sobremesas feitas com um famoso produto industrializado, o leite condensado. Mesmo sendo muito apreciado por um grande número de pessoas, nem todos sabem como ele é produzido! Vamos saber mais sobre o assunto?

O leite condensado é um produto industrial que foi desenvolvido pela primeira vez em 1853 por um norte-americano chamado de Gail Borden Jr. Ele é produzido a partir do aumento da concentração do leite, isto é, há uma diminuição da quantidade de líquido (a água) e o aumento da quantidade de componentes sólidos, como os açúcares.

O termo condensado não quer dizer que o leite obtido da vaca passa pelo processo físico denominado de condensação. A condensação refere-se à passagem de um material do estado gasoso para o estado líquido, e isso não é o que acontece com o leite condensado, pois um dos objetivos do seu processo de produção é retirar parte da água.

A produção do leite condensado envolve algumas etapas importantes. São elas:

  • Centrifugação


Modelo de centrífuga utilizada para girar uma mistura

O leite é colocado em uma centrífuga (equipamento que o faz girar em 360 graus), o que faz com que todas as suas impurezas sejam deslocadas para o fundo do recipiente em virtude da diferença de densidade dos materiais presentes na mistura.

  • Filtração

O leite é retirado da centrífuga e passa por um filtro para retirar toda e qualquer impureza sólida ainda presente.

  • Pasteurização

Nessa etapa, o leite é aquecido até a temperatura de 75 oC e, em seguida, resfriado bruscamente para 20 oC. Esse método é realizado para a eliminação de micro-organismos (fungos e bactérias) que possam estar presentes na mistura.

  • Adição de açúcar

Após a pasteurização, o leite recebe uma generosa quantidade de açúcar (sacarose). Além de ficar bem adocicado, a alta quantidade de açúcar impede o desenvolvimento de fungos e bactérias. São adicionados cerca de 180 gramas de açúcar por litro de leite.

  • Evaporação

A mistura de leite e açúcar é adicionada a um equipamento (que controla pressão e temperatura) onde será aquecida até uma temperatura máxima de 70 oC. O aquecimento segue até que cerca de 60% da água seja evaporada. Quando essa quantidade de água tiver sido eliminada, o aquecimento é interrompido e a mistura é submetida a um súbito resfriamento (até 18oC).

  • Adição de lactose em pó

Ao final, é adicionada uma quantidade de lactose para aumentar a viscosidade do líquido e evitar a cristalização (material sólido deixa de estar dissolvido e passa a ser visível a olho nu) do açúcar.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Estados Físicos da Matéria

Ciências

Leite

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.