Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Ecologia

A ecologia é uma área da biologia que estuda a relação dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente em que vivem. Estudando-a podemos compreender melhor, portanto, as interações existentes entre a litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.

Diante disso, podemos entender melhor, por exemplo, como uma espécie influencia no desenvolvimento de outras e por que algumas espécies são exclusivas de uma região. O estudo da ecologia também nos permite compreender o futuro do planeta, uma vez que conseguimos ter uma ideia de como as nossas ações impactam o meio em que vivemos e as espécies que aqui se desenvolvem.

Leia também: Consequências da destruição de habitat

O que é ecologia?

A ecologia é uma área da biologia preocupada com o estudo da interação dos seres vivos uns com os outros e com o meio em que vivem.

A ecologia nos permite compreender melhor a importância de cada organismo no planeta.
  • O que significa o termo ecologia?

A palavra ecologia é derivada da junção da palavra grega oikos, que significa “lugar onde se vive” ou “casa”, com a palavra logos, que significa “estudo”. Desse modo, a ecologia pode ser entendida, em sentido literal, como uma parte da biologia que estuda os organismos nos locais em que eles vivem.

Leia também: Níveis de organização em ecologia

Por que é importante estudar ecologia?

Como mencionado, estudar ecologia é compreender melhor como os seres vivos interagem entre si e com o meio em que vivem. Quando conhecemos como os seres vivos se relacionam e como o meio interfere em suas vidas, podemos trabalhar de modo a garantir, por exemplo, a conservação da biodiversidade. Somos capazes de entender melhor como uma espécie exerce influência sobre outras e por que algumas delas são capazes de viver apenas em um determinado ambiente.

Podemos entender também os impactos que o ser humano causa no meio ambiente e como isso pode afetar a nossa vida e de outras espécies. Para evitarmos problemas relacionados à crise ambiental, portanto, é fundamental entendermos e aprofundarmos nossos conhecimentos ecológicos básicos.

Alguns conceitos de ecologia

Estudando ecologia, percebemos que nossas atitudes causam impactos em todos os seres vivos e que é necessário um desenvolvimento sustentável.

Para compreendermos melhor a ecologia, devemos ter em mente o significado de alguns termos e expressões importantes. A seguir, separamos alguns conceitos dela que todos nós devemos conhecer:

  • Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas do planeta.

  • Cadeia alimentar: sequência linear de relações tróficas pela qual a energia é transferida de um organismo para outro.

  • Comunidade: conjunto de populações de diferentes espécies vivendo em uma mesma região em determinado período.

  • Consumidores: organismos que necessitam se alimentar de outros seres vivos e que são incapazes de produzir seu próprio alimento.

  • Decompositores: organismos que absorvem nutrientes da matéria orgânica morta.

  • Ecossistema: conjunto de todos os seres vivos que ocorrem em um determinado local e os fatores abióticos com os quais esses seres vivos interagem.

  • Espécie: organismos semelhantes capazes de se reproduzirem na natureza e produzirem descendentes viáveis e férteis.

  • Fatores abióticos: fatores físicos e químicos, ou seja, os fatores sem vida do ambiente, que exercem influência sobre os seres vivos. A temperatura, o vento, a luz e as chuvas são fatores abióticos.

  • Fatores bióticos: efeitos provocados pelos seres vivos de uma comunidade.

  • Habitat: local onde uma espécie vive e se desenvolve.

  • Nicho ecológico: papel de um ser vivo em determinado ecossistema.

  • Níveis tróficos: posição que cada ser vivo ocupa em uma cadeia alimentar. Em um mesmo nível trófico, estão todos os organismos que apresentam o mesmo tipo de nutrição. Todas as plantas, por exemplo, ocupam o nível trófico de produtoras, pois produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese.

  • População: organismos de uma mesma espécie que vivem em uma mesma área e em um determinado período.

  • Produtores: organismos que não precisam se alimentar de outros seres vivos, sendo capazes de produzir seu próprio alimento.

  • Relações ecológicas: interações estabelecidas entre os seres vivos. Essas interações podem ser benéficas ou causar prejuízos e podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie ou entre indivíduos de espécies diferentes.

  • Teia alimentar: várias cadeias alimentares interligadas.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Anelídeos

Ciências

Animais ameaçados de extinção

Ciências

Biosfera

Ciências

Brinquedos feitos com material reciclável

Últimos artigos

Cavalo

Cavalo é uma espécie de herbívoro não ruminante muito utilizada pelo homem. Sua domesticação foi muito importante para a nossa história.

Tucanos

Tucanos são animais que possuem bicos multicoloridos e bastante chamativos. Eles fazem parte da ordem Piciformes e família Ramphastidae.

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.