Ecologia

Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.

A Ecologia é a parte da ciência responsável pelo estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem (componentes não vivos).

Essas relações entre os seres vivos podem ser entre indivíduos da mesma espécie, como dois tamanduás-bandeiras; ou de espécies diferentes, como uma serpente e uma rã.

As relações ecológicas podem ser positivas, como por exemplo, quando uma mãe cuida de seu filhote.

Relação ecológica positiva

Podem também ser relações negativas, como quando um indivíduo se alimenta do outro. Neste último caso, é negativa porque ela fornece prejuízo a um dos envolvidos.

Relação ecológica negativa

Essa relação entre seres vivos, em que um se alimenta de outro, é chamada de cadeia alimentar.

Nas cadeias alimentares:

- Os vegetais são os produtores, já que eles são capazes de produzir seu próprio alimento;

- Os seres vivos que se alimentam de plantas inteiras ou de pedaços delas são os consumidores;

- Os seres vivos que se alimentam dos que ingerem vegetais, também são consumidores;

- Os seres vivos que se alimentam dos restos de plantas e animais, já mortos, são os decompositores.

A cadeia alimentar é um aspecto da Ecologia

O conjunto de cadeias alimentares é chamado de teia alimentar. Esse nome se dá porque, quando ela é representada em desenhos ou esquemas, as setas que indicam as relações alimentares cruzam entre si, tal como os fios de uma teia de aranha:

A teia alimentar é o conjunto de uma ou mais cadeias alimentares

Ecossistema é o local em que os seres vivos e os componentes não vivos interagem entre si. Esses locais podem ser bem pequenos, como um aquário com peixes e outros seres vivos; ou maiores, como uma floresta ou mesmo o oceano. O maior ecossistema de nosso planeta é a biosfera, que é a região da Terra onde encontramos vida.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Mariana Araguaia

Desenvolvimento sustentável

Sociedade das abelhas

Níveis de organização em Ecologia

Manguezal

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é qualquer objeto da cultura material e imaterial que é importante para a cultura de nossa sociedade e que, por isso, é preservado.

Embaixo ou em baixo: junto ou separado?

“Embaixo” é um advérbio de lugar e indica a localização de algo, enquanto “em baixo” é, na verdade, a junção de uma preposição com um adjetivo.

22 de abril – Dia da Terra

O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e é um momento para refletirmos sobre o modo como nos relacionamos com o nosso planeta e que atitudes devemos adotar.

Combustíveis fósseis

Combustíveis fósseis são fontes de energia originadas da decomposição de plantas e animais soterrados ao longo de milhares de anos. São úteis para a produção energética.