Ecologia

A ecologia é uma área da biologia que estuda a relação dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente em que vivem. Estudando-a podemos compreender melhor, portanto, as interações existentes entre a litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.

Diante disso, podemos entender melhor, por exemplo, como uma espécie influencia no desenvolvimento de outras e por que algumas espécies são exclusivas de uma região. O estudo da ecologia também nos permite compreender o futuro do planeta, uma vez que conseguimos ter uma ideia de como as nossas ações impactam o meio em que vivemos e as espécies que aqui se desenvolvem.

Leia também: Consequências da destruição de habitat

O que é ecologia?

A ecologia é uma área da biologia preocupada com o estudo da interação dos seres vivos uns com os outros e com o meio em que vivem.

A ecologia nos permite compreender melhor a importância de cada organismo no planeta.
  • O que significa o termo ecologia?

A palavra ecologia é derivada da junção da palavra grega oikos, que significa “lugar onde se vive” ou “casa”, com a palavra logos, que significa “estudo”. Desse modo, a ecologia pode ser entendida, em sentido literal, como uma parte da biologia que estuda os organismos nos locais em que eles vivem.

Leia também: Níveis de organização em ecologia

Por que é importante estudar ecologia?

Como mencionado, estudar ecologia é compreender melhor como os seres vivos interagem entre si e com o meio em que vivem. Quando conhecemos como os seres vivos se relacionam e como o meio interfere em suas vidas, podemos trabalhar de modo a garantir, por exemplo, a conservação da biodiversidade. Somos capazes de entender melhor como uma espécie exerce influência sobre outras e por que algumas delas são capazes de viver apenas em um determinado ambiente.

Podemos entender também os impactos que o ser humano causa no meio ambiente e como isso pode afetar a nossa vida e de outras espécies. Para evitarmos problemas relacionados à crise ambiental, portanto, é fundamental entendermos e aprofundarmos nossos conhecimentos ecológicos básicos.

Alguns conceitos de ecologia

Estudando ecologia, percebemos que nossas atitudes causam impactos em todos os seres vivos e que é necessário um desenvolvimento sustentável.

Para compreendermos melhor a ecologia, devemos ter em mente o significado de alguns termos e expressões importantes. A seguir, separamos alguns conceitos dela que todos nós devemos conhecer:

• Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas do planeta.

• Cadeia alimentar: sequência linear de relações tróficas pela qual a energia é transferida de um organismo para outro.

• Comunidade: conjunto de populações de diferentes espécies vivendo em uma mesma região em determinado período.

• Consumidores: organismos que necessitam se alimentar de outros seres vivos e que são incapazes de produzir seu próprio alimento.

• Decompositores: organismos que absorvem nutrientes da matéria orgânica morta.

• Ecossistema: conjunto de todos os seres vivos que ocorrem em um determinado local e os fatores abióticos com os quais esses seres vivos interagem.

• Espécie: organismos semelhantes capazes de se reproduzirem na natureza e produzirem descendentes viáveis e férteis.

• Fatores abióticos: fatores físicos e químicos, ou seja, os fatores sem vida do ambiente, que exercem influência sobre os seres vivos. A temperatura, o vento, a luz e as chuvas são fatores abióticos.

• Fatores bióticos: efeitos provocados pelos seres vivos de uma comunidade.

• Habitat: local onde uma espécie vive e se desenvolve.

• Nicho ecológico: papel de um ser vivo em determinado ecossistema.

• Níveis tróficos: posição que cada ser vivo ocupa em uma cadeia alimentar. Em um mesmo nível trófico, estão todos os organismos que apresentam o mesmo tipo de nutrição. Todas as plantas, por exemplo, ocupam o nível trófico de produtoras, pois produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese.

• População: organismos de uma mesma espécie que vivem em uma mesma área e em um determinado período.

• Produtores: organismos que não precisam se alimentar de outros seres vivos, sendo capazes de produzir seu próprio alimento.

• Relações ecológicas: interações estabelecidas entre os seres vivos. Essas interações podem ser benéficas ou causar prejuízos e podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie ou entre indivíduos de espécies diferentes.

• Teia alimentar: várias cadeias alimentares interligadas.

Anelídeos

Animais ameaçados de extinção

Biosfera

Brinquedos feitos com material reciclável

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.