Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Níveis de organização em Ecologia

Saiba mais sobre os níveis de organização em Ecologia e descubra a diferença entre alguns termos importantes.

A biosfera representa toda a parte do planeta que possui vida A biosfera representa toda a parte do planeta que possui vida

A Ecologia é a parte da Biologia responsável pelo estudo dos seres vivos e suas interações entre si e com o ambiente em que vivem. Essa ciência pode ser estudada em diferentes níveis, portanto, é fundamental conhecer a hierarquia da organização ecológica.

Os níveis de organização podem ser definidos como um conjunto de elementos agrupados em uma ordem crescente de complexidade. Em Ecologia, os estudos começam acima do nível de organismo e estendem-se até a chamada biosfera. Veja abaixo os níveis de organização estudados em Ecologia:

POPULAÇÃO → COMUNIDADE → ECOSSISTEMA → BIOSFERA

População

A população pode ser definida como um conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada área e em um determinado período de tempo. Na figura abaixo, temos uma população de leões.


Observe vários indivíduos de uma mesma espécie juntos

Comunidade

Uma comunidade pode ser definida como o conjunto de espécies diferentes que vivem em um determinado local, ou seja, o conjunto de populações que se desenvolvem em uma região. Na figura abaixo, é possível observar populações de girafas e zebras formando uma comunidade.


Uma comunidade apresenta várias populações

Ecossistemas

Ecossistema é o nome dado às comunidades, à parte não viva do ambiente e às suas inter-relações. Nele são encontradas todas as variantes necessárias para se ter vida, sendo, portanto, autossuficiente.

O ecossistema pode variar bastante em dimensões. Um aquário com plantas, por exemplo, apesar de pequeno, pode ser considerado um ecossistema, pois nele há seres vivos e fatores não vivos, além da troca de matéria e energia. O oceano, com toda a sua extensão, também pode ser considerado um ecossistema.


O oceano é um grande ecossistema

Biosfera

A biosfera é o nível mais complexo estudado em Ecologia e pode ser definido como o conjunto de ecossistemas encontrados no planeta. Podemos definir biosfera ainda como a parte do planeta que possui vida.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Ecologia

Ciências

População

Ciências

População e comunidade

Últimos artigos

Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Castela (Espanha) e determinava a divisão das terras que poderiam ser encontradas durante as Grandes Navegações.

Fruta

Fruta é um termo sem valor científico usado para se referir a frutos e frutos acessórios que possuem suco, apresentam sabor adocicado e aroma característico.

Coelho

O coelho é um animal pertencente à família Leporidae, a mesma das lebres. Coelhos destacam-se por possuírem orelhas e pernas grandes, além do corpo recoberto por pelos.

Medusa

Medusa era uma górgona, isto é, um monstro que possuía serpentes no lugar dos cabelos, e era conhecida por transformar em pedra todos que olhavam para o seu rosto.